Threads imita Twitter em medida POLÊMICA: Elon Musk REAGE
Guerra de bilionários. Saiba as novidades da briga entre Threads e Twitter.
Para quem não se lembra, no dia 1 de julho, o presidente executivo do Twitter, Elon Musk, anunciou, por meio da própria plataforma, a imposição de limites imporá temporários na quantidade de Twittes que cada usuário teria acesso. Com a justificativa de “lidar com níveis extremos de extração de dados” e manipulações no sistema do Twitter, a medida foi bastante criticada.
Este movimento foi muito impopular na plataforma, com muitos usuários voltando-se para concorrentes como Mastodon e BlueSky, os quais tiveram aumentos significativos em novos usuários na época. Agora, menos de um mês depois, o Threads, rival direto do Twitter, também teve que implementar a limitação de taxa para combater ataques de spam na plataforma.
Mudança parecida
Adam Mosseri, diretor do Instagram, disse sobre a mudança do Threads que “Como os ataques de spam aumentaram, coisas como limitação de taxa precisam ser reforçadas”, e completou dizendo que se um usuário fosse pego nesta “defesa”, deveria avisar a plataforma.
Ao contrário de Musk, Mosseri não entrou em detalhes sobre os limites de taxa, como o número máximo de postagens que podem ser visualizadas, se as redefinições ocorrem diariamente, a cada hora ou mesmo semanalmente. Nem mesmo se os usuários do Meta Verified têm limites de experiência de visualização mais altos do que aqueles que não possuem o recurso premium.
No entanto, felizmente, como no Twitter, pode-se argumentar que a limitação da taxa de Threads deve ser uma medida temporária.
Musk reage à taxa do Thread
O proprietário do Twitter não perdeu tempo e reagiu ao anúncio de limitação de taxa do Threads. E de maneira bem descontraída. Uma captura de tela de sua postagem mostra que Musk twittou “Lmaoooo Copy (emoji de gato)”. Claramente, chamando o aplicativo da Meta de imitador da estratégia do Twitter.
Para quem não conhece toda a competição Threads contra Twitter, Musk critica regularmente o aplicativo Threads por alegar copiar o Twitter em quase todos os sentidos. De fato, o Threads adicionou muitos recursos do Twitter à sua plataforma.
Quando o Twitter foi forçado a impor um limite de taxa, Musk foi duramente criticado por sua abordagem implacável à destruição de dados. Se Mosseri ou o CEO do Meta, Mark Zuckerberg, podem obter a mesma reação, ainda não se sabe.
Limitação no Threads
O novo aplicativo vem sofrendo um ataque maciço de bot spam, em que os bots postam respostas irritantes e promocionais para postagens não relacionadas com o tema. Recentemente, muitos usuários reclamaram que a plataforma tem muitas mensagens de spam.
Até mesmo no post de Mosseri anunciando o limite, um usuário escreveu: “Obrigado. Parece que passo metade do meu tempo bloqueando bots que empurram sites de jogos de azar e cripto moeda”.
Outro usuário reclamou que quase metade de suas postagens eram respondias por bots de apostas ou de golpes.
Algumas horas atrás, Zuckerberg também postou no Threads. O dono anunciou que planeja trabalhar no básico pelo resto do ano. O intuito é garantir ao público do Meta a mesma segurança que, por vezes, foi vista no Facebook e Instagram. A empresa afirma se sentir confiante na criação e reparos da nova plataforma.