ONU quer que a Inteligência Artificial obedeça algumas REGRAS: saiba mais!
Organização mundial que garantir que IA seja benéfica, entenda os motivos.
A Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) sempre demonstra preocupação com as principais questões que a humanidade enfrenta. Sejam humanitárias, de violência ou de mudanças climáticas, o fato é que a ONU está a todo momento debatendo a maneira certa de fazer as coisas.
Com a inteligência artificial não foi diferente. Esta tecnologia que está cada vez mais presente no nosso cotidiano não poderia deixar de ser abordada pela organização. Atualmente, a ONU deseja garantir que esse caminho seja benéfico para todo o planeta. Continue lendo e descubra como.
Cúpula Global
Neste último dia 6, quinta-feira, houve um encontro diferente. Tanto homens quanto robôs se reuniram com o intuito de encontrar soluções para as questões do mundo. E não é cena de filme, e sim a Cúpula Global “Inteligência Artificial para o Bem”, que ocorreu em Genebra, na Suíça.
A reunião juntou nomes relevantes na indústria, nos governos e do setor humanitário. Também estavam presentes vários acadêmicos de tecnologia. Além disso, a principal surpresa foi a presença de mais de 50 robôs especializados, dos quais 9 eram os chamados “humanoides”, feitos para parecer com humanos e projetar suas ações.
Na ocasião, as máquinas vão mostrar suas habilidades, incluindo combater incêndios, prestar ajuda, cuidar da saúde e apoiar à agricultura sustentável. Esta vai ser a primeira vez que uma reunião contará com uma quantidade tão grande de robôs.
A União Internacional da Telecomunicação das Nações Unidas, UIT, realizou o evento com o intuito de debater salvaguardas que garantam o uso seguro e confiável da inteligência artificial.
Além disso, a UIT pensa que toda essa nova acredita tecnologia tem potencial para ser um catalizador poderoso no resgate do progresso dos famosos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ou seja, ODS.
Aplicações da ONU
Especialistas grandes na área que se reuniram nesta Cúpula irão discutir aplicações práticas da inteligência artificial em várias áreas as quais se relacionam, como saúde, clima, gênero e inclusão.
Esta iniciativa ocorre em um contexto que é marcado pelo aparecimento de inúmeras inovações, que estão modificando cada vez mais as nossas percepções sobre criatividade e produtividade em todos os aspectos.
Por conta disso, a UIT quer estimular a utilização dos elementos de inteligência artificial para reforçar as respostas mais humanas. Além disso, que deixar melhorado o combate às mudanças climáticas e conseguir promover vários avanços em áreas de prioridades de desenvolvimento.
A Cúpula sediará a roda final da Fábrica de Inovações, em que as empresas “startups”, ou novas, de todas as partes do globo irão apresentar as suas ideias de IA para avançar nos ODS.
Reunião aberta
Para que todos possam participar dessa discussão tão relevante, a Cúpula, que enfatizará articulações para criar novos projetos, ações e parcerias será aberta ao público.
A participação na Cúpula Global “Inteligência Artificial para o Bem” é grátis, basta se inscrever previamente. As inscrições podem ser feitas no site : https://aiforgood.itu.int/
Os participantes confirmados serão muitos, dentre eles estão o historiador e filósofo Yuval Noah Harari, autor dos best-sellers “Sapiens” e “Homo Deus” e Ray Kurzweil, autor do best-seller “A Singularidade está Próxima”.