Quanto custa deixar o carregador na tomada SEM O CELULAR ESTAR CARREGANDO A BATERIA?

 

 

 

 

 

Saiba quanto você vai gastar deixando o carregador na tomada sem usá-lo. É importante desconectá-lo ao retirar o celular.

Uma prática bastante comum entre muitos usuários é tirar o celular do carregador e deixá-lo conectado à tomada. Mas, você sabia que deixar o carregador do celular na tomada, mesmo quando ele não está em uso, pode resultar em consumo de energia? O fenômeno, que é conhecido como “consumo fantasma”, pode parecer insignificante, mas ao longo do tempo pode acumular gastos extras na conta de energia elétrica.

E o fenômeno não ocorre apenas como os carregadores de celular, mas também de outros dispositivos eletrônicos, como tablets, smartwatches e notebooks. Se você considerar outros aparelhos eletrônicos que também ficam ligados sem uso dentro da sua casa, como televisões, computadores, consoles e outros, o gasto pode aumentar ainda mais.

Anúncio

Saiba mais sobre o consumo de energia e confira algumas dicas para economizar!

FOTO: PIXABAY

Consumo fantasma

Carregadores de dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets, relógios inteligentes e notebooks consomem energia mesmo quando não estão carregando. O consumo é chamado de “consumo fantasma” porque ocorre em modo de espera. Embora seja um consumo baixo, quando consideramos o acúmulo de dispositivos presentes em uma casa, os custos podem aumentar de forma significativa.

O consumo em modo de espera varia entre os dispositivos. Um carregador de celular pode consumir entre 0,1 e 0,5 watts em standby, enquanto um carregador de iPhone consome cera de 0,26 watts em espera. Embora pareça pouco, isso pode trazer um impacto para a conta de energia.

Anúncio

Custo anual

Um exemplo prático é: caso você tenha um carregador de iPhone que fique plugado na tomada 24 horas por dia, 7 dias na semana, durante o ano todo, ele consume em média 2,28 kWh anualmente. Considerando um custo médio de 0,70 por kWh, isso resultaria em cerca de R$1,60 de gasto por ano, menos de R$0,15 por mês.

É um valor baixo à primeira vista. No entanto, é importante lembrar que esse é o custo de apenas um carregador. Se for levado em consideração outros aparelhos eletrônicos que também permanecem ligados sem uso em casa, com consoles, televisões, computadores e outros, o gasto pode aumentar muito.

Consumo em Standby

É muito comum pensar que um carregador só consome energia quando ele está conectado a algum dispositivo, já que a sua função justamente é aumentar a carga da bateria. Os carregadores possuem transformadores e circuitos internos que continuam funcionando mesmo quando não estão conectados a nenhum dispositivo. Esses circuitos permanecem conectados à fonte de energia, o que resulta em um consumo de energia. Os carregadores mais recentes são produzidos de forma a reduzir esse consumo, economizando energia e beneficiando os consumidores.

Dicas

Agora que você já entendeu como o consumo fantasma dos carregadores pode afetar a sua conta de energia, confira algumas dicas que podem te fazer economizar muito:

1 – Desconecte os carregadores das tomadas quando não estiverem em uso. Essa é a forma mais simples e eficaz de evitar o consumo desnecessário de energia elétrica.

2 – Adote hábitos de consumo consciente. Além de tirar os carregadores da tomada quando não estiverem em uso, desligue completamente os dispositivos quando eles não estiverem sendo usados.

3 – Opte por carregadores inteligentes que desligam automaticamente quando o dispositivo estiver totalmente carregado.

4- Considere investir em equipamentos com certificação de eficiência energética, como o selo Procel, que garantem um consumo mais econômico.

Você está aqui: