Pela primeira vez um celular COMUM faz uma chamada 5G VIA SATÉLITE: saiba como
Empresa conseguiu realiza a primeira chamada 5G via satélite neste mês. Saiba mais!
A startup americana AST SpaceMobile, especializada na fabricação de satélites, realizou a primeira chamada 5G via satélite com um celular comum. De acordo com um comunicado da empresa, o telefone usado na ligação histórica foi um Galaxy S22, da Samsung, sem nenhuma modificação.
Uma engenheira no Havaí conseguiu se comunicar com sucesso com um colega baseado a Espanha, no dia 8 de setembro, usando a infraestrutura da AT&T e o satélite de testes BlueWalker 3, de propriedade da AST SpaceMobile.
O CEO e presidente da startup afirmou que fazer as primeiras conexões de banda larga celular 5G bem-sucedidas do espaço diretamente para telefones celulares é mais um avanço significativo nas telecomunicações onde a empresa foi pioneira.
Continue a leitura e saiba mais sobre essa novidade tecnológica!
Chamada 5G via satélite
Em um vídeo divulgado pela AST SpaceMobile, é possível observar que a chamada aconteceu via WhatsApp, que é um aplicativo popular no mundo inteiro, mas principalmente entre os brasileiros. A ligação foi originada em um local remoto em Maui, que é a segunda maior ilha do arquipélago havaiano.
A primeira chamada 5G via satélite com um celular comum foi feita por um celular Galaxy S22, da Samsung, sem nenhuma modificação. A startup já fez testes parecidos desde abril deste ano, quando conseguiu realizar a primeira chamada via satélite, mas na ocasião foi utilizada a tecnologia de conectividade 4G.
Os experimentos do início do ano serviram para provar que era possível realizar chamadas por satélite com aparelhos convencionais. Para o CEO da empresa, Abel Avellan, fazer as primeiras conexões bem-sucedidas do espaço diretamente para celulares é mais um avanço significativo nas telecomunicações em que a AST foi a pioneira.
Um dos principais objetivos da organização é construir a sua própria constelação de satélites de baixa órbita, de forma semelhante à Starlink, do empresário e bilionário Elon Musk. O desenvolvimento da tecnologia visa corrigir as lacunas dos sistemas de telecomunicações do planeta, oferecendo uma conexão estável até mesmo em locais mais remotos.
A empresa ainda afirmou que está mais confiante do que nunca de que a banda larga celular baseada no espaço pode ajudar a transformar a conectividade da internet em todo o mundo, preenchendo lacunas e conectando os desconectados.
AST SpaceMobile
A AST SpaceMobile é uma designer e fabricante de satélites com sede no Texas, Estados Unidos. A empresa foi fundada em meio de 2017 por Abel Avellan, sendo um cidadão dos Estados Unidos, que trabalhou anteriormente para um conglomerado sueco de telecomunicações.
No primeiro semestre do próximo ano, a AST pretende lançar cinco satélites comerciais Bluebird. Os modelos estão em processo de construção e testes nas instalações da companhia em Midland, no Texas.
Comunicações por satélite
As comunicações por satélite chegaram aos smartphones convencionais no ano passado, no iPhone 14, que permite o envio e recebimento de mensagens de texto. O Android 14 também deverá ter conectividade via satélite, que é bastante útil em situações de emergência, em regiões nas quais o celular não encontrará sinal.
Para isso acontecer, o Google deve recorrer à Garnin, que já possui know how nesse tipo de atividade. Além do Google, outras empresas também estão de olho no recurso, como a Qualcomm, que relatou que a conexão via satélite traz um claro benefício para o consumidor.