O uso do CELULAR pode causar PRESSÃO ALTA?
Será que o coração pode ser afetado pelo uso do celular? Veja se isso é verdade ou mito no texto abaixo.
Uma pesquisa realizada por especialistas da Southern Medical University, na China, descobriu que deixar o celular de lado um pouco faz bem à saúde. Na verdade, de acordo com pesquisas, falar ao telefone apenas meia hora por semana pode aumentar o risco de hipertensão. Para alcançar estes resultados, a experiência publicada no European Heart Journal – Digital Health analisou 200.000 adultos do Reino Unido ao longo de 12 anos.
As informações foram fornecidas em forma de formulário perguntando, por exemplo, há quantos anos eles usavam o celular e quantas horas por semana gastavam nele. Confira os resultados do estudo abaixo.
O que diz a pesquisa?
De acordo com os resultados, as pessoas que falam ao smartphone durante 30 minutos ou mais por semana têm um risco 12% maior de hipertensão do que aquelas que passam menos tempo usando este dispositivo. Isso equivale a usar seu telefone apenas 4 minutos e 17 segundos por dia. Além disso, quando os cientistas avaliaram os dados mais detalhadamente, descobriram que as pessoas que passavam mais de 6 horas utilizando os seus telefones por semana tinham um risco 25% maior de desenvolver tensão arterial elevada.
Xianhui Qin, um dos autores do estudo, afirmou que os resultados mostram que falar ao celular não afeta o risco de desenvolver pressão alta, desde que a duração da ligação semanal seja inferior a meia hora.
Por que os telefones celulares podem causar hipertensão?
O campo eletromagnético emitido pelo telefone pode estar relacionado a esse fenômeno. Os pesquisadores explicam que os celulares emitem energia de radiofrequência de baixo nível. Estudos demonstraram que esta energia esta associada ao aumento da pressão arterial após exposição de curto prazo. Os autores do estudo disseram que as descobertas levantam questões importantes sobre a segurança dos telefones ao fazer ou receber chamadas, especialmente para usuários que o fazem com frequência. “Mais pesquisas são necessárias para replicar os resultados, mas até lá, parece prudente minimizar as chamadas telefônicas para proteger a saúde do coração”, concluiu Qin.
Outras doenças
Verificar as redes sociais ou jogar um game rápido no celular enquanto você está no banheiro pode parecer inofensivo. Porém, segundo especialistas, esse hábito pode aumentar o risco de hemorroidas. A razão é que ficar sentado por muito tempo no vaso sanitário pode pressionar o tecido das hemorróidas, causando inchaço das veias ao redor do reto e do ânus.
Além disso, em casos mais graves, ficar sentado por longos períodos no banheiro com um telefone celular pode aumentar o risco de prolapso retal, uma condição na qual partes do intestino se projetam para fora do ânus.
Como usar o celular no banheiro aumenta o risco de hemorróidas?
As hemorróidas podem ser externas ou internas. Quando externos, parecem varizes ou coágulos sanguíneos e podem ser vistos na borda do ânus. Quando internos, ficam acima do esfíncter anal e podem causar sintomas mais agudos. Isso ocorre pois com o celular em mãos, as pessoas tendem a passar mais tempo no banheiro. E ficar sentado por muito tempo no banheiro, especialmente sentado em uma superfície dura, pode pressionar os tecidos das hemorróidas. Isso acaba contribuindo para a inflamação e inchaço das veias ao redor do reto e do ânus.
Uma pesquisa conduzida pela Universidade Yuzuncu Yl, na Turquia, também estudou o mesmo tema e concluiu que usar um telefone celular no banheiro causa esforço durante a defecação. O estudo turco analisou cerca de 100 pacientes com e sem hemorróidas, com idades entre 16 e 65 anos, durante sete meses. Segundo os pesquisadores, as pessoas que levam regularmente os seus smartphones para o banheiro continuarão os seus esforços de evacuação mesmo quando já não for necessário. Isso leva ao aumento da pressão nas veias retais, causando hemorróidas.