O uso do CELULAR ao VOLANTE é muito mais PERIGOSO do que você IMAGINA!

Acidentes causados pelo uso de celular ao dirigir deixa milhares de mortos por ano no Brasil. Número é maior que acidentes causados por cansaço ao volante.

Muito presente no dia a dia da população para diferentes fins, os celulares são bastante úteis e podem ajudar nas tarefas diárias de trabalho, ou apenas na questão de lazer, para o acesso a redes sociais, filmes, séries, notícias e outros. Apesar da sua funcionalidade e importância atualmente, os celulares já são considerados pela Organização Mundial da Saúde como um dos principais fatores de risco à segurança viária, ultrapassando questões como sono e cansaço no volante.

O Brasil conta com mais de 240 milhões de celulares espalhados em todo o país e o seu uso na direção tem influenciado no crescente número de acidentes de trânsito, e a questão tem preocupado os especialistas em segurança nas estradas.

Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto sério, que pode colocar a sua vida e a de outras pessoas em risco.

FOTO: FREEPIK

Uso do celular ao dirigir

Através do celular, conseguimos resolver diversos assuntos pessoais e profissionais, além de ficar por dentro das principais notícias diárias e também pagar contas e realizar compras com apenas um toque, de maneira fácil e prática.

Mas, apesar de trazer muitos benefícios para a nossa rotina, os celulares também pode trazer muitos malefícios. Um deles é o vício no aparelho, conhecido como Nomofobia, que tem crescido muito nos últimos tempos e deixa os usuários de smartphone totalmente presos ao uso, checando as mensagens e as redes sociais o tempo inteiro.

Esse tipo de uso desenfreado pode causar danos à saúde da pessoa, que não consegue desgrudar um minuto sequer do aparelho, e pode levar o usuário a utilizar o celular, inclusive, nos momentos em que ele está realizando tarefas, como por exemplo, dirigir, trazendo riscos à sua própria vida ou a de outras pessoas, caso haja um acidente.

Números de acidentes causados pelo uso de smartphone

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o uso do celular no volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito. O número chega a 154 mortes por dia, cerca de 54 mil por ano em todo o país. O consumo de álcool e o excesso de velocidade ainda são as principais causas de acidente com mortes nas estradas, mas o número de mortes causadas pelo uso de aparelho celular vem crescendo ano após ano.

Segundo dados da associação, mandar mensagens de texto enquanto dirige a uma velocidade de 80 Km/h equivale a dirigir com os olhos vendados por uma distância de 100 metros, também colocando a vida de pedestres, motoqueiros e outros motoristas em risco. Outro dado apontado é que, em casos de ligações, mesmo após finalizar a chamada, a atividade do cérebro continua volta a isso, permanecendo o risco de causar um acidente segundos depois do término da ligação.

O uso do aparelho no volante é mais comum entre jovens com idades inferiores a 30 anos. As mulheres, em comparação com os homens são as mais propensas a se envolver em acidentes ao dirigir distraídas, utilizando o celular.

Infração

Mesmo que não cause acidentes, o uso do celular, seja falando ao telefone ou manuseando para enviar mesagens, ao dirigir, é considerado uma infração de natureza gravíssima, de acordo com o artigo 252, do Código de Trânsito Brasileiro. Nesse caso, o motorista deverá pagar multa de R$293,47, com a adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

você pode gostar também