Hacker INVADE celular e dá golpe de R$ 11 mil: ENTENDA E PREVINA-SE
Veja e entenda melhor o caso. Aprenda a proteger o seu celular de golpes.
Um morador de Goioerê, no Paraná, foi vítima de um golpista na noite desta última segunda-feira (25). O homem sofreu com a fraude a perdeu uma grande quantia em dinheiro após seu celular ser hackeado. Segundo a PM local, a vítima recebeu uma ligação de uma mulher que se identificou como Letícia, pelo número (61) 4004-0001, que se disse funcionária do Banco do Brasil e informou que seus clientes estariam em perigo.
A mulher informou que um celular de São Paulo está tentando hackear seu aparelho. A informação chocou a vítima, pois ela havia sido vítima recentemente de um suposto hacker. Continue lendo e saiba o desfecho do caso.
Golpe pelo celular
A persuasão do golpista foi suficiente, então a vítima perdeu o controle do aparelho após seguir as instruções da mulher e baixar o aplicativo do site (módulo de segurança) bb.weecly.com. O fraudador usou o Pix para fazer transações financeiras de uma conta real no valor de cerca de R$ 11 mil para uma conta em nome de Letícia da Silva Barros, depois redefiniu todos os dados do aparelho.
A vítima recebeu uma ligação do número real da central do Banco do Brasil, relatou a situação, cancelou todos os cartões e concordou com os protocolos de atendimento. Ele então contatou a Polícia Militar e registrou boletim de ocorrência.
Essa situação mostra o quanto os celulares estão vulneráveis a golpistas, por isso, é importante ficar atento e seguir passos para deixar seu aparelho mais seguro.
Dicas úteis
Defina uma senha no chip da sua linha
Isso impedirá que ele se conecte a outro telefone para receber SMS ou chamadas. Além disso, mantenha os códigos de recuperação do chip (PUK e PIN) em um local seguro caso seu chip seja bloqueado.
Atualizações de dispositivos e aplicativos
Dispositivos e aplicativos geralmente fornecem atualizações que incluem novos recursos e correções para vulnerabilidades de segurança. É importante sempre adicionar mais à medida que estiver disponível.
Não clique em links, nem abra arquivos de estranhos
Mensagens de fontes desconhecidas podem conter links ou arquivos maliciosos. Mesmo que o tema pareça importante e sua curiosidade seja grande, opte por excluí-lo em vez de abri-lo.
Verifique as permissões do aplicativo
Muitos aplicativos exigem uma senha para acessar seus contatos, e-mails, fotos e outras informações pessoais que não são essenciais para o funcionamento do serviço. Tenha cuidado ao habilitar algumas permissões. Pode resultar em golpe.
Não salve seu e-mail de recuperação de senha no seu dispositivo
Se o seu dispositivo for perdido, roubado ou furtado, esse código poderá ser facilmente acessado por criminosos. Isso permite que ele substitua senhas de contas, aplicativos e outros.
Ativar verificação em duas etapas
Configure a verificação em duas etapas para todas as suas contas bancárias, aplicativos, contas de e-mail e muito mais. Isso torna mais difícil o acesso dos golpistas.
Use a biometria só no celular
Para usar a autenticação biométrica, você deve desbloquear seu dispositivo. Não ative o recurso para acessar seus aplicativos bancários, pois isso permitirá que criminosos registrem novas biometrias e façam login automaticamente em sua conta. O acesso a essas ferramentas é mais seguro usando os detalhes e a senha da sua agência/conta.