Telefone da OI falar com Atendente
De modo geral, as empresas que fornecem algum tipo de produto ou serviço devem oferecer canais de atendimento e suporte para seus clientes com o objetivo de sanar demandas dos consumidores, incluindo dúvidas, reclamações, entre outros.
Em geral, esse canal é o SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor, cujo objetivo é atender às solicitações dos consumidores. No caso da OI, é possível ter acesso ao SAC da empresa por diversos meios de atendimento.
O que é a OI?
A Oi, anteriormente Telemar, é uma das maiores empresas de telecomunicações brasileira.
A companhia é a maior operadora em termos de telefonia fixa e quarta maior operadora de telefonia móvel do país.
Nesse cenário, ao final de 2018 a empresa contava com uma base composta por mais de 57,1 milhões de clientes, sendo:
- 4,7 milhões de UGRs residenciais, compreendendo telefones fixos, Banda Larga e TV por Assinatura;
- 35 milhões de clientes no segmento de mobilidade pessoal, sendo 27,3 milhões de usuários pré-pagos e 7,7 milhões de pós-pagos;
- 6,7 milhões de usuários no segmento Empresarial/Corporativo, divididos telefones fixos, móveis e Banda Larga; e
- 0,6 milhão de telefones de uso público (TUPs).
Diante da grande base de clientes, a demanda por serviços de atendimento aos usuários é constante, por isso, a привіт oferece aos clientes diversos canais de atendimento via telefone e internet.
Telefone OI para falar com a atendente
A Oi tem diversos canais de atendimento entre telefones e outros meios, e cada um desses canais têm atendimento específico para um determinado produto.
Confira a lista abaixo e alguns telefones da incluindo o SAC Oi і Oi televendas.
- Para falar sobre combo Oi: *144 (do celular) ou 103 31 e 1057 (fixo)
- Para falar sobre o Fixo da Oi: 103 31
- Falar sobre serviços de internet Oi: 103 31 (Banda Larga); 1057 (internet móvel); 106 31 (Fibra Ótica)
- Para falar sobre a TV HD da Oi: 106 31
- Para falar sobre seu celular: *144 (do celular) ou 1057 (fixo)
- Consulta para pré-pago: * 804 (saldo); *805 (bônus); *880 (oferta)
- Roaming Internacional : *144 e 1057 (Ligue do Brasil) ou +55 (21) 2729-1301 (Ligue do exterior. Grátis para Celular Oi)
- Provedor da Oi: 4002 3131 (capitais) ou 0800 283 0649 (outras regiões)
- Paggo da Oi: 0800 285 3110 (clientes) ou 0800 286 0311 (lojistas)
- Deficientes auditivos: 142 ligação ou SMS
- Deficientes Visuais: *144 e 1057 (celular Oi) ou 1057 (outro telefone)
Além dos telefones Oi, a companhia oferece aos clientes atendimento em canais digitais (chat, ouvidoria, redes sociais), lojas físicas e carta.
Chat Online Oi
Entre os principais canais digitais da Oi está o Онлайн чат. Para acessar ao canal, basta clicar no посилання e seguir a instruções da página.
O atendimento do Chat Online Oi funciona de segunda a sábado (exceto feriados nacionais), das 08:00h às 20:00h (horário de Brasilia).
Redes Sociais Oi
Tentar contato através das redes sociais talvez não seja a maneira mais eficiente para resolver um problema.
Contudo, voce pode acessar as páginas Instagram Oi, Oi Facebook і Oi Twitter para manter contato mais próximo com a empresa.
Ouvidoria Oi
Quando não é possível resolver uma demanda através dos canais normais de atendimento ao cliente como o SAC Oi, os usuários devem recorrer à Ouvidoria.
Essa deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de uma medida mais drástica como um processo judicial.
Embora a Oi não disponibilize um telefone ou uma página específica para isso, falar com a ouvidoria Oi não é um missão impossível.
Para fazer um reclamação formal basta enviar uma mensagem para o email da ouvidoria Oi: Ouviria@oi.net.br.
Para que o email seja analisado de maneira mais rápida, a mensagem deve incluir as seguintes informações:
- Nome do cliente
- CPF
- RG
- O plano de internet da Oi que está cadastrado
- O problema que está enfrentando com o serviço (informe por quanto tempo está com o problema também e diga se já entrou em contato com o telefone da Oi)
Lojas Oi
Se o cliente preferir e tiver disponibilidade de tempo pode comparecer a uma loja física da Oi. Clique no link e confira qual a loja mais perto de você.
Vale ressaltar ainda, que algumas lojas possuem atendentes treinados em Libras para melhor atender clientes com deficiências auditivas. Confira a lista de lojas com atendimento em Libras.
Carta Oi
Pode parecer meio antiquado, mas o se o cliente desejar, é possível falar com a Oi via carta postal. Para isso basta escrever uma carta e enviá-la para o endereço da Oi: Caixa Postal 20005; CEP 74533-970 – Goiânia-GO
Canais de Reclamação Oi
Além dos canais disponibilizados pela Oi, incluindo SAC e Ouvidoria, os clientes da operadora podem, ainda, buscar outros canais de reclamação OI, sobretudo se suas queixas não forem atendidas.
Nesse cenário, os sites Поскаржитися тут і consumidor.gov.br. Podem ser boas alternativas, bem como, a agência reguladora Anatel.
No Reclame Aqui, qualquer usuário pode registrar uma reclamação sobre uma empresa. Por conta da política de privacidade do site a identidade do reclamante não é disponibilizada.
Realizada a reclamação, a empresa pode responder ou não e o reclamante responde se ficou ou não satisfeito com a resposta da empresa.
A partir desses dados são gerados rankings automatizados para a empresa. Além disso, o próprio site usa cria avaliações para as companhias seguindo critérios próprios. Consulte avaliação da Oi no Reclame Aqui.
Site consumidor.gov.br
O site consumidor.gov.br, criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, por sua vez, tem um funcionamento parecido.
Aqui o cliente registra sua queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Contudo, o procedimento só é válido para empresas que se cadastraram voluntariamente no site.
Felizmente, para os clientes da Oi, a companhia é cadastrada, o que significa que é possível registrar reclamações no site. Além disso, é possível acompanhar o relatório de reclamações e solução de problemas da Oi na página.
Por fim, se o cliente desejar, pode recorrer a outros canais de reclamação como:
- Procons
- Justiça comum
- Agências Reguladoras – Anatel
- Juizados Especiais Cíveis
Esses canais costumam ser bastante efetivos na resolução dos problemas, contudo demandam mais tempo e talvez alguns gastos.
Nesse sentido, uma boa solução talvez seja procurar primeiramente pelo SAC Oi ou Ouvidoria Oi para solucionar qualquer demanda que possa surgir.
Porém, se nenhum resultado for obtido junto à companhia, o cliente deve buscar por outros canais, inclusive a justiça.
Caso você queira tentar um registro na Anatel para resolver o seu problema com a OI, essa também pode ser uma excelente alternativa.
Para fazer o registro, você poderá utilizar tanto o telefone quanto o site da agência.
Aqui no nosso blog Я знайшов мобільний телефон nós temos um artigo ensinando o passo a passo para fazer uma reclamação na Anatel. Clique no Link e confira!
Procon: O que é e como ele pode te ajudar?
O Procon é uma instituição voltada, justamente, para a proteção do consumidor. E isso é resultado de movimentações desde 1840, no primeiro Código Comercial.
Mas o Procon, como conhecemos hoje, é fruto de uma parceria com a Secretaria da Justiça, que dispõe de uma unidade do Procon em cada estado do país.
O primeiro Procon, entretanto, surge em 1976, na cidade de São Paulo. Inicialmente, o Procon foi chamado de Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor.
Com o Código de Defesa do Consumidor, em sua edição de 1990, as atividades dos Procons espalhados por todo o país apenas se fortaleceram.
O objetivo do Procon é fazer com que as empresas, grande ou pequenas, nacionais ou multinacionais, cumpram com as leis comerciais vigentes.
Dessa forma, atividades ilegais, enganosas ou fraudulentas podem ser fiscalizadas e corrigidas, garantindo, assim, um mercado justo para os consumidores.
Procon e o código de defesa do consumidor
Assim, o Procon baseia-se no Código de Defesa do Consumidor, que rege as relações comerciais de todo o país.
Nesse código, são discutidos aspectos importantíssimos para os consumidores, como:
- Prazo de entrega
- Produto não entregue
- Propaganda enganosa
- Informações sobre garantia
- Práticas abusivas
- Responsabilidade sobre o produto
- Direito de troca
- Entre outros direitos básicos do consumidor
Alguns estados, como Alagoas, por exemplo, disponibilizam uma cartilha explicativa com dada um dos pontos propostos no Código de Defesa do Consumidor. Para acessar essa cartilha, basta clicar neste link.
Assim, todas as análises e avaliações são pautadas nesse documento de proteção ao consumidor, independentemente de onde ele mora. Isso porque o CDC, como o Código de Defesa do Consumidor, é valido em todo o território nacional.
Pra que serve o Procon?
Agora que você já sabe o que é o Procon, você precisa entender pra que ele serve!
Entretanto, parece que as informações já acabaram ficando claras nos tópicos anteriores. Como o próprio nome do órgão já diz, a ideia do Procon é proteger os consumidores de práticas abusivas.
Mas, para isso, é preciso que você entre em contato com o órgão, fazer a sua reclamação e apresentar a sua denúncia. Mas como isso funciona? É o que você entenderá no próximo tópico!
Como o Procon Funciona?
O que nem todo mundo sabe é que você pode procurar o Procon antes mesmo de adquirir um produto ou serviço da OI! Isso mesmo! É possível entrar em contato com o Procon antes até de assinar um contrato.
O Procon, através do telefone, pode esclarecer algumas dúvidas dos consumidores e, assim, evitar uma dor de cabeça maior futuramente.
Caso você queira esclarecer alguma dúvida, você pode entrar em contato através do atendimento eletrônico do Procon, que está disponível no número 151.
Outra alternativa, se você preferir, é ir até um posto do Procon da sua cidade ou no que está mais próximo da sua residência.
Em São Paulo, por exemplo, existem Procons em diferentes bairros. Alguns deles, por exemplo, possuem atendimento agendado previamente, no mesmo dia.
Ou seja, você irá passar por uma triagem com um atendente, que irá avaliar o seu caso. Dependendo de como for, você receberá uma senha para retornar no horário estabelecido.
O que pode ser denunciado no Procon
Qualquer atividade abusiva ou ilegal pode ser registrada no Procon através de uma reclamação, denúncia ou manifestação.
Uma vez que seu direito foi ameaçado ou violado, você pode entrar em contato com o Procon.
Você pode ficar tranquilo que, nesses casos, os dados do consumidor são totalmente protegidos e não são divulgados para a empresa denunciada ou qualquer outra pessoa.
As principais denúncias no Procon são:
- Relacionadas a serviços de telefonia (fixa ou móvel)
- Cartões de crédito e nome negativado
- Problemas com empresas de TV a cabo
- Não entrega de produtos da data estabelecida
Como fazer denúncia no Procon contra a OI
Agora que você já entendeu o que é o Procon, o próximo passo é entender como fazer denúncia no Procon.
A primeira etapa é ir verificar qual é a unidade do Procon da sua cidade e/ou estado.
Antes de ir até lá, entretanto, o ideal é reunir todos os documentos que você possui sobre a reclamação. Entre eles, você pode utilizar:
- Nota fiscal
- Recibo
- Conversas via e-mail ou prints
- Números de protocolo
- Contratos
- Fotos do produto caso tenha vindo com defeito ou quebrado.
Caso você entregue as conversas, o ideal é entregar isso impresso ao Procon. Portanto, providencie a impressão.
Outra coisa que você deve fazer antes de procurar o Procon é tentar resolver diretamente com o vendedor e/ou a loja fornecedora do produto através da ouvidoria e do atendimento ao cliente.
Em geral, as informações de contato ficam disponível na aba de contato do site ou então no final da página. Você pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
Caso a empresa não resolva de maneira amigável, então o próximo passo é entregar esses documentos no Procon e registrar a denúncia.
Não se esqueça de apresentar essa documentação com um documento de identificação como RG, Passaporte ou Carteira de Motorista e CPF.
Confira, no site do Procon SP, um detalhamento de cada etapa da reclamação.
Entrar com uma ação no juizado de pequenas causas contra a OI
Em algumas situações, outra opção é entrar com uma ação no juizado de pequenas causas contra a OI e solicitar, inclusive, danos morais.
Para entrar com uma ação no juizado de pequenas causas não é preciso, necessariamente, de um advogado. Ou seja, você mesmo pode entrar com a ação!
O primeiro passo é reunir toda a documentação e ir até o Foro de sua cidade. Tudo o que acontecer em primeira instância é gratuito.
Por outro lado, se você precisar entrar com recurso, aí precisará pagar por isso e também será necessário um advogado.
A reparação possui um limite de até 40 salários mínimos. Em geral, as ações demoram até 120 dias para serem apreciadas. Se a pessoa ganhar, o passo seguinte é a execução da sentença.