Aprenda a escolher um bom celular com o melhor custo beneficio possível. Entenda melhor o que vem em um smartphone.
A confusão entre letras e números nas descrições dos celulares confunde muita gente. São muitas marcas e modelos diferentes e os lançamentos acontecem quase todos os meses. Portanto, para fazer uma boa compra é importante conhecer alguns parâmetros do aparelho.
Isso irá ajudá-lo a avaliar se o preço é justo e qual smartphone atenderá às suas necessidades. Por isso, confira abaixo seis dicas para escolher o melhor celular para você. Assim, você saberá exatamente o que está levando para a casa, sem gastar mais por coisas que não precisa.
Processador
É basicamente o cérebro do celular. Quanto mais eficiente for o processador, mais rápido será o dispositivo. Normalmente, a velocidade de processamento é medida em GHz, assim como o número de núcleos de processamento de dados. Os modelos básicos normalmente possuem um processador de 2 GHz com até oito núcleos (octa-core).
Memória RAM
THE memória RAM ajuda muito no trabalho do processador, evitando danos. Quanto mais memória você tiver, mais aplicativos poderá abrir ao mesmo tempo sem “travamentos”. Os dispositivos básicos geralmente vêm com 4 GB.
Armazenamento interno
Esse é outro tipo de memória usada no celular. Por exemplo, determine quantas fotos, vídeos e aplicativos você pode ter instalados no dispositivo durante um longo período de tempo sem precisar excluir um aplicativo para instalar outro. O padrão atual começa com 128 GB de armazenamento – o que geralmente funciona bem para WhatsApp, mídias sociais e fotos e vídeos. Porém, para quem também utiliza o celular para outras atividades, como jogos e trabalho, um conselho é investir – se possível – em um celular de 256 GB.
Câmera
Se a ideia é tirar ótimas fotos, procure online comentários de pessoas que possuem a câmera para avaliar a qualidade das fotos. Celulares de baixo custo, apesar de possuírem câmeras mais simples, podem fornecer imagens muito interessantes. Na faixa de preço de R$ 2 mil, há opções com duas ou três câmeras na traseira. Geralmente, um sensor é o principal, o segundo pode ser usado para um efeito de desfoque de fundo ou para ampliar o campo de visão. A terceira lente geralmente é uma lente macro, para tirar fotos de objetos mais próximos.
A resolução média (MP) – que ajuda a formar imagens e fornecer detalhes – é de 50 MP. Porém, não será difícil encontrar smartphones que tirem fotos com resolução de 108 MP.
Bateria
O tamanho da bateria é medido em miliamperes (mAh) e determina quanto tempo o dispositivo ficará longe da tomada. Alguns aparelhos possuem sistemas otimizados para aproveitar ao máximo a potência do celular. Se você está pensando em comprar um celular intermediário neste momento, comece pelos modelos de 5000 mAh. Se tiver mais, melhor ainda. Entre os celulares lançados este ano, o Galaxy M34 da Samsung se destaca nesta categoria.
Tela
Nesse sentido, você deve avaliar a tecnologia da tela, a quantidade de pixels e a frequência das atualizações. Celulares mais simples funcionam melhor com a tecnologia LCD porque é mais barata e oferece bons resultados de cores. As telas de telefones mais caras vêm com OLED, AMOLED e Retina.
O número de pixels determinará a resolução. Dentro dessa faixa, dê preferência a aparelhos com tecnologia AMOLED e taxa de atualização de tela de pelo menos 60 Hz (representando a velocidade de exibição de cenas e animações).