Toda empresa deve fornecer aos seus usuários canais de atendimento práticos e especializados para resolver qualquer demanda.
Por isso a TIM disponibiliza aos seus clientes diversos canais de atendimento, incluindo aplicativos, telefones e chats.
Para falar com a TIM, os clientes da companhia podem entrar em contato com o SAC da empresa que funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, para isso basta discar *144 do seu celular.
No canal é possível acessar informações, solucionar problemas, fazer reclamações, entre outras coisas.
Além disso, caso sua demanda seja para outro serviço, no SAC você pode encontrar informações mais completas sobre como proceder.
Telefone TIM: Como entrar em contato?
Entre os principais canais de comunicação da TIM estão:
- Central TIM: 103 41
- Canal para assinar planos TIM Controle: Clique aqui
- Canal para assinar planos TIM Pós ou TIM Black: Clique aqui
- TIM SAC para planos Pré, Controle e Pós para clientes: *144
- Central de atendimento para não-clientes: 1056 (telefone fixo ou móvel)
- Atendimento TIM internet e Fixo: 103 41
- Número da TIM para acessar 2° via :103 41
- Atendimento TIM Empresarial: *144
- Número Ouvidoria TIM: *144#
- Atendimento para deficientes auditivos: 0800 741 2580
Vale destacar que os números *144 (SAC), 1056 (SAC atendimento para não-clientes) e o número de atendimento para deficientes auditivos funcionam 24 horas por dia todos os dias da semana.
Além desses canais, o usuário ainda pode contatar a empresa através do aplicativo Meu TIM, pelo Chat Online ou pela redes sociais.
O que é a TIM?
A TIM Brasil, subsidiária da Telecom Italia, é uma empresa brasileira de telefonia que opera nas redes GSM, EdGE, WCDMA, 3G, 4G, entre outras. Embora tenha sido fundada em 1995, suas operações só foram iniciadas em 1998.
Em mais de 20 anos atuando no Brasil a empresa trouxe diversos novos produtos para o mercado nacional.
A TIM foi a primeira a implementar a tecnologia EDGE e serviços multimídia (MMS) no país. Além disso, a TIM foi pioneira em disponibilizar a internet 3G na categoria pré-paga.
Atualmente a empresa, é a terceira maior operadora de telefonia do Brasil, ficando atrás da Vivo e da Claro no que tange aos serviços de telecomunicações.
Como falar com a TIM?
Toda empresa fornecedora de produtos ou serviços deve oferecer aos seus clientes canais gratuitos para resolução de problemas, dúvidas, reclamações, entre outros assuntos.
Em geral, o contato do Cliente é realizado pelo SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor ou pela Ouvidoria.
SAC e Ouvidoria
É totalmente normal que os consumidores não tenham muito claras quais são as diferenças entre SAC e Ouvidoria. Por isso, vamos explicar um pouco sobre os dois canais adiante.
O SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor é o canal mais rápido e direto de contato entre o consumidor e a empresa. Em geral, o SAC deve acionado para resolução de problemas e dúvidas.
O SAC deve ser totalmente gratuito e a qualidade do atendimento deve cumprir normas que incluem: boa-fé, transparência, eficiência, cordialidade, celeridade, entre outras.
Além disso, os atendentes do canal devem ser totalmente capacitados para atender a demanda do consumidor da melhor maneira possível.
Caso não seja possível que o atendente resolva o problema, o consumidor tem direito de ter seu contato transferido para um setor capacitado para resolver qualquer que seja seu questionamento.
Já a Ouvidoria é um canal de serviço mais abrangente de atendimento ao consumidor. Em geral, ele é o destino de quem teve problemas com a empresa e deseja tomar medidas mais sérias, incluindo abrir processo judicial.
A ouvidoria funciona, portanto, como um coletivo de possibilidades que o usuário pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de abrir um processo na justiça contra a empresa.
Nesse sentido, o contato com esse canal deve ser a tentativa final de resolução do problema do cliente com as empresas antes de partir para um processo legal.
Portanto, o cliente deve primeiramente entrar em contato, antes de tudo, com o SAC. Caso o canal não dê um retorno positivo, o próximo passo deve ser o contato com a ouvidoria.
Para quem deseja falar com a TIM sobre novos produtos, contas, problemas, dúvidas, sugestões e elogios, a empresa disponibiliza diversos canais de atendimento que podem ser realizados via telefone ou internet.
Meu TIM
O Aplicativo Meu TIM para celular oferece aos usuários serviços de consulta de fatura online, saldo e consumo.
Além disso, através do app é possível realizar recargas, mudar o plano, entre outras ações.
O Aplicativo está disponível na App Store e na Google Play. Para baixá-lo basta clicar no link e seguir as instruções da página. Ao baixar o aplicativo o serviço é gratuito e não consome internet.
TIM chat online
Esse é um dos canais mais rápidos e fáceis de serem usados. É possível acessar o TIM Chat clicando no link ou diretamente na página da TIM na internet.
No canal, o usuário fala diretamente com um assistente sobre planos contratados, benefícios, ou ainda pode mudar de plano ou contratar um plano novo.
Redes Sociais
Por fim, você pode ainda tentar entrar em contato com a empresa por meio das redes sociais como Instagram, Twitter ou Facebook.
Este não é a maneira mais indicada para resolver problemas ou assuntos relacionados à produtos.
Por outro lado, pela visualização abrangente, do se você deseja fazer elogios ou reclamações, pode ser um canal interessante.
Canais de reclamação do consumidor
Os canais de atendimento e ouvidoria das empresas são, ou pelo menos deveriam ser, os melhores espaços para os clientes terem suas demandas atendidas. No entanto, como sabemos, nem sempre os canais de atendimento ao cliente são eficazes.
Por isso, além da lista de canais de atendimento, nós fizemos uma lista dos canais de reclamação que todo cidadão pode usar para falar suas demandas. Em geral, esses canais, costumam ter boa visibilidade o que pressiona as empresas na hora de buscarem solução para o problema.
Além disso, alguns desses canais usam ranking de avaliação para as empresa e por isso podem ser usados como parâmetros na hora de escolher a melhor empresa para contratar um serviço ou produto.
Entre os principais canais de reclamação estão:
- Procon
- gov.br
- Agência Reguladoras
- Juizados especiais cíveis
- Justiça comum
- Reclame Aqui
Procons
Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Cada Procon pode ter características diferentes dependendo do estado no qual está inserido.
No entanto, independente do estado onde reside todo pessoa física ou jurídica pode realizar uma reclamação junto ao Procon. As reclamações devem ser oficializadas através do site consumidor.gov.br ou pessoalmente em alguns posto de atendimento do Procon.
O serviço de auxílio do Procon é totalmente gratuito em qualquer lugar do Brasil, mas em alguns lugares podem haver diferenças na atuação.
O Procon atual em qualquer relação de consumo, mas no Distrito Federal, por exemplo, não oferece assistência para casos de venda entre particulares, relação entre locador e locatário, multa de trânsito, entre outros.
Para registrar uma reclamação, o usuário deve apresentar um documento de identificação com foto, comprovante de residência, comprovante da relação de consumo (notas fiscais, recibo). Além disso, alguns documentos como boletos e comprovante de garantia de também podem ser solicitados.
Consumidor.gov.br
O Site consumidor.gov.br foi criado pelo Ministério da Justiça como parte integrante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
No portal, qualquer pessoa pode registrar uma reclamação contra uma empresa, que tem até dez dias para responder a queixa. No entanto, o serviço só é possível fazer reclamação de empresas cadastradas voluntariamente no site.
Agências Reguladoras
As agências reguladoras são um ótimo canal para clientes que não conseguiram resolver seus problemas diretamente com o fornecedor do serviço ou produto.
Nesse sentido, antes de entrar em contato com o órgão regulador, o cliente deve formalizar a queixa junto à empresa e anotar o protocolo de atendimento.
Uma vez feita a denúncia a agência reguladora aciona a operadora que tem até cinco dias para dar um retorno em relação à queixa. Caso o problema não seja solucionado, o cliente pode reabrir a demanda.
Em geral, os contatos com as agências reguladoras para resolver problemas relacionados ao fornecimento de produtos e serviços costumam ser bastante eficazes.
No entanto, apenas alguns serviços são regulados, como telecomunicações ( que é o caso da TIM que é regulada pela ANATEL), transportes aéreos, planos de saúde, entre outros.
Portanto, se você pretende fazer uma reclamação sobre algum dos serviços prestados pela TIM, o canal correto é a ANATEL.
Aqui no nosso site Achei Celular preparamos um artigo ensinando passo a passo como fazer uma reclamação na Anatel. Para maiores informações, clique no link.
Juizados Especiais Cíveis
Para quem deseja recorrer à justiça um dos melhores canais de reclamação é o Juizado Especial Cível, que é uma instância específica dos tribunais de Justiça de cada estado.
Qualquer pessoa maior de 18 ano, micro ou pequena empresa, além de organizações da sociedade civil pode recorrer à este recurso.
As reclamações no Juizado Especial Cível tem limite de 40 salários mínimos, mesmo que valor da causa seja maior, o consumidor só pode receber o limite. Além disso, caso o valor seja seja maior do que 20 salário mínimo é exigido a contratação de um advogado.
Em geral, a proposta dos juizados é resolver os problemas com acordos firmados em audiências de conciliação. No entanto, caso as partes envolvidas não cheguem a um consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor tem razão em sua reclamação.
Justiça Comum
Outra opção disponível para o consumidor é apelar para a justiça comum. Nesse caso também se aplicam regras relacionadas ao valor do causa.
Vale lembrar que nem sempre recorrer à justiça é vai solucionar o problema de maneira rápida, pois a agilidade do processo depende da fila de processos.
Site Reclame Aqui
Por fim, uma bom canal para reclamações de produtos e serviços pode ser o site brasileiro Reclame Aqui. O serviço é totalmente gratuito, tanto para consumidores quanto para as empresas.
Trata-se, portanto, de um site no qual os consumidores enviam reclamações de maneira anônima para as empresas, que podem ou não responder suas queixas.
O usuário pode enviar queixas para qualquer empresa, seja cadastrada ou não, mas as empresas com registro no site recebem um e-mail com detalhes do caso em que está envolvida.
Com os dados gerados pelos processos de reclamação, dão gerados rankings automatizados no site. Além disso, o Reclame Aqui, ainda faz avaliações das empresas de acordo com diversos critérios próprios.
Veja também:
Localizar endereço pelo número