Conheça o lançamento da marca coreana e entenda seus prós e contras.
Após o enorme sucesso do Galaxy S20 FE, os intermediários da linha S da marca são muito aguardados por todos os usuários mundialmente. No momento, o mercado espera não só o lançamento do Galaxy S23 FE, mas também uma outra versão de um aparelho com muito potencial, o S21 FE.
O “quase novo” modelo foi lançado pela Samsung silenciosamente na Índia, na segunda-feira, dia 10, com novas especificações. Mesmo após dois anos de sua chegada oficial, havia muitos rumores sobre como seria a versão atualizada do dispositivo, e algumas se confirmaram. Leia mais e descubra as características do novo S21 FE.
Principais mudanças
O modelo mantém o mesmo visual e a mesma gama de cores. A mudança mais significativa é chipset, ou seja, de processador. Nesse quesito vem a primeira decepção para os usuários. A decisão de trocar chipset Exynos 2100, que foi bem criticado na época, pelo Snapdragon 888 não agradou. Este processador já está há 2 anos no mercado, portanto já existem versões superiores. Assim, o Snapdragon 8 Plus Gen 1 ou 8 Gen 2, seriam melhores para aumentar a potência do aparelho.
Após realizar testes, especialistas descobriram que ambos os processadores trabalhavam de forma semelhante na GPU do celular Samsung. Outra descoberta controversa, é que o modelo com Exynos oferece duração maior da bateria.
Além disso, o novo S21 FE não recebeu uma boa promessa atualização de software. A Samsung informou que o celular será atualizado somente até o Android 14. Essa informação é preocupante, já que o aparelho aparenta estar rodando com o Android 12, mas os usuários esperavam que o dispositivo atualizado poderia receber o Android 15 ou 16.
Uma modificação que foi bem encarada foi o aumento de memória. A nova versão vem 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. Uma variável com essas especificações já havia sido lançada no Brasil, mas com o processador antigo.
Segue igual a tela AMOLED de 6,4 polegadas, de resolução Full HD. Além disso, possui uma taxa de atualização de 120 Hz. O jogo de câmeras triplo, com traseira principal de 12 MP e estabilização óptica de imagem (OIS), ultrawide de 12 MP e telefoto de 8 MP.
Ademais, a bateria de 4.500 mAh também não muda, entregando a mesma potência, com carregamento rápido de 25 W por fio, 15 W de modo sem fio e 10 W quando por carregamento reverso.
Vale a pena?
No modelo com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, o preço nas lojas que já disponibilizam o aparelho na Índia é de 49.999 rupias. No Brasil, por conversão direta, sem contar taxas e impostos, sairia por, aproximadamente, R$ 2.950. Porém, ainda não há previsão de quando o Galaxy S21 FE de 2023 com Snapdragon 888 será lançado em terras brasileiras.
Se este preço for praticado, vale pesquisar se não há outras opções melhores ou até mesmo top de linha pelo mesmo valor. Alguns modelos opcionais, por exemplo, podem ser o Galaxy S20 e S20 FE, que estão na mesma média.