O vício em smartphone pode trazer problemas de saúde e prejudicar o desenvolvimento da criança. Saiba mais!
O uso do celular é bastante comum hoje em dia, inclusive entre crianças, que utilizam o aparelho para jogar e assistir vídeos. Muitos pais acabam autorizando esse uso, mas muitas vezes nem se atentam às consequências que isso pode causar à saúde e ao desenvolvimento dos pequenos. O uso constante do celular pode desencadear ansiedade nas crianças, que apresentam sinais de irritabilidade, agitação, falta de sono e outros.
Assim como outras atividades, o uso de telas pode causar no cérebro um “prazer imediato”, que pode causar dependência em quem usa. Por isso, ao ficar sem utilizar o celular, as crianças podem ficar irritadas e agitadas, apresentando um comportamento diferente.
Saiba mais sobre o assunto e descubra como proteger o seu filho do vício em celular.
Ansiedade infantil
A ansiedade infantil pelo uso do celular pode causar isolamento, desmotivação, insônia, irritabilidade, apatia, agitação e outros sintomas. A tela do aparelho pode modificar o desenvolvimento cerebral das crianças, por se tratar dos mesmos mecanismos de recompensa que uma substância psicoativa produz.
Assim como glicose, álcool e outras substâncias químicas, as telas podem causar no cérebro um prazer imediato ou recompensa a curto prazo, que acontece quando a dopamina, conhecida como “hormônio da felicidade” é liberado, trazendo a sensação de prazer e bem estar no corpo. A produção excessiva de dopamina, porém, pode gerar vício e dependência nas pessoas, o que não é diferente nas crianças.
Por isso, é preciso estar atento aos sinais que a criança dá, pois existe tratamento para esses casos, que pode evitar maior sofrimento e agravamento do quadro.
Além disso, os pais podem dar um suporte às crianças, criando bons hábitos, estabelecendo uma rotina para dormir e acordar cedo, incentivar a praticar esportes, incentivar a ter bons hábitos alimentares e evitar o uso do celular, principalmente na parte da noite, para que a criança possa viver e crescer de uma maneira mais saudável.
Em casos mais extremos, os pais devem procurar ajuda profissional, em consultórios psicológicos e clínicas psiquiátricas, para que eles possam avaliar a situação e oferecer um tratamento específico, ajudando a criança a melhorar desse quadro de ansiedade.
Como ajudar as crianças a esquecerem do celular
Crie hábitos saudáveis
Como já foi citado, é ideal criar hábitos que façam as crianças esquecerem de usar o celular. Por isso, passe mais tempo com ela, fazendo atividades e brincadeiras offline, que estimule a criatividade e o desenvolvimento dela. Crie uma rotina para dormir e acordar, além de estimular a criança a comer melhor. Para isso, seja um modelo e incentive isso na criança.
Ensine a lidar com o tédio
Muitos adultos usam o celular para passar o tempo, seja conferindo as redes sociais, assistindo ou vendo notícias. Ao ver os pais mexendo no celular sempre, as crianças podem entender que essa é a melhor forma de afastar o tédio, e por isso, vão querer usar o celular para isso. Os pais precisam oferecer outras atividades que façam a criança esquecer a necessidade de usar o celular, seja com jogos de tabuleiro, de memória, jogando futebol, fazendo aula de dança, algo que seja bom para a criança.
Faça passeios
Estimule a criança a passear, encontrar amiguinhos e familiares, para ocupar a cabeça e esquecer o smartphone. Isso pode proporcionar mais saúde física e mental, garantindo melhor desenvolvimento. Crianças gostam de explorar ambientes, por isso, um passeio no parque, no zoológico ou em museus podem ser ótimas opções.
Estimule a leitura
Ler é um ato importante para o desenvolvimento do cérebro e pode ser uma boa opção para que a criança deixe o celular de lado. Além disso, ter esse momento com os pais pode garantir boas lembranças, que podem ser levadas para a vida adulta.
Exercícios físicos
Exercícios físicos também são uma ótima forma de lidar com o tédio e diminuir a ansiedade. Andar de bicicleta, praticar algum esporte, caminhar no parque e outras atividades podem ser uma boa maneira da criança esquecer o celular e ainda cuidar da saúde física.