Podemos mandar mensagens pelo WhatsApp sem AUTORIZAÇÃO para conquistar novos clientes?

Duyuru

Descubra agora se a sua empresa pode enviar mensagens para clientes. A LGPD é muito clara sobre isso!

Atualmente, estabelecer e manter um negócio sempre em alta demanda estratégias de comunicação cuidadosamente planejadas com os clientes. Uma das ferramentas que tem mostrado alto potencial de retorno nesse meio é o WhatsApp Business, que é a versão corporativa do aplicativo de mensagens, que é bastante popular no mundo inteiro.

Com a funcionalidade de “perfil comercial”, o WhatsApp Business oferece diversos recursos, incluindo estatísticas detalhadas sobre engajamento e leitura de mensagens, além da capacidade de automatizar conversas com respostas pré-definidas e o uso de etiquetas para categorização de grupos e relacionamentos comerciais.

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Apesar das diversas vantagens, é importante que as empresas estejam sempre atentas para não cair em armadinhas que podem ser prejudiciais e resultar em multas, que podem chegar a até R$50 milhões.

Saiba mais sobre esse assunto e proteja a sua empresa de problemas e multas altíssimas.

FOTO: PIXABAY

WhatsApp Business

Fica muito claro que o WhatsApp Business é ideal para empresas, graças às suas diferentes funcionalidades, que podem agilizar o processo de atendimento e fazer o negócio entender melhor como tem sido o seu engajamento. No entanto, muitos podem não saber sobre as armadilhas dentro do app, que podem resultar em multas e problemas para os empresários

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A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), visa salvaguardar informações sensíveis dos indivíduos e estabelecer limites estritos para as comunicações corporativas, com o objetivo de prevenir abusos, vazamento de dados e o compartilhamento indevido.

No cenário atual, cerca de 5 milhões de pequenas e médias empresas adotaram o WhatsApp Business, de acordo com informações repassadas pelo diretor da plataforma no Brasil, Guilherme Horn.

Desde a entrada em vigor da LGPD no Brasil, em setembro de 2020, as empresas só podem se comunicar com seus clientes mediante a obtenção de consentimento e a devida disponibilização de informações pessoais. Nos casos em que o consentimento não for concedido, as mensagens não podem ser enviadas, independentemente da finalidade delas.

A LGPD também estabelece a obrigatoriedade de que todas as trocas de mensagens sejam criptografadas pelo WhatsApp Business, uma medida de segurança que impede a leitura por parte de terceiros ou até mesmo pelo próprio app.

Além das consequências financeiras, o descumprimento das regulamentações pode levar à perda de parcerias estratégicas e até mesmo a exclusão de dados essenciais. Com isso, é ideal que as empresas aproveitem as vantagens do WhatsApp, mas também operem de acordo com a LGPD, garantindo uma comunicação transparente e segura.

Lei

A LGPD traz diversas garantias ao cidadão, como poder solicitar que os seus dados pessoais sejam excluídos; revogar o consentimento; transferir dados para outro fornecedor de serviços, além de outras ações. O tratamento dos dados deve ser feito levando em consideração alguns requisitos, como finalidade e necessidade, sendo previamente acertados e informados ao titular.

Para fiscalizar e aplicar penalidades pelo descumprimento da LGPD, o país conta com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). A instituição tem as tarefas de regular e orientar sobre como aplicar a lei.

As falhas de segurança podem gerar multas de até 2% do faturamento anual da organização no país, limitado a R$50 milhões por infração. A autoridade tem níveis de penalidade segundo a gravidade da falha e envia alertas e orientações antes de aplicar às sanções às organizações.

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