Entrando para a concorrência, Google apresenta novo celular. Conheça o lançamento.
Se você se interessa por smartphones dobráveis, saiba que o Google lançou, nesta quarta-feira (10), um forte concorrente na categoria. O Pixel Fold foi apresentado no Google I/O 2023 e o telefone está pronto para competir com o Galaxy Z Fold 4. Ele só foi revelado oficialmente no dia 10, mas o Pixel Fold já estava em andamento. Além dos vazamentos, a empresa também confirmou um smartphone dobrável para maio de 2023, mas não divulgou detalhes sobre suas especificações.
Com o próximo Android 14 incluído, o Pixel Fold se vende como um smartphone que pode ser aberto e utilizado como tablet. Assim como a linha Z Fold da Samsung, o produto dobrado tem o tamanho de um telefone comum. Continue lendo e conheça as especificações e funções do novo celular.
Especificações avançadas
O design do novo celular é semelhante ao encontrado em outros smartphones da linha Pixel, inclusive na barra da câmera. A tela fechada do smartphone é de 5,8 polegadas e o modo tablet é um display de 7,6 polegadas. Ambos usam a tecnologia OLED e têm uma taxa de atualização de 120Hz.
Por fora, o Pixel Fold vem com acabamento Gorilla Glass Victus para protegê-lo de arranhões. Este smartphone tem certificação IPX8 para resistência à água. Já o sensor de impressão digital está no botão liga/desliga.
De acordo com o Google, o Pixel Fold é o smartphone dobrável mais fino do mercado. É equipado com o chip Tensor G2 do próprio Google, com 12 GB de RAM e 256 GB ou 512 GB de armazenamento. Além disso, há um jogo de três lentes no aparelho. A câmera principal tem resolução de 48 megapixels, a ultrawide e a teleobjetiva tem ambas 10,8 MP. O dispositivo oferece ainda zoom óptico de 5x, superzoom de até 20x e ângulo de visão de 21,9º.
Assim como outros celulares da linha Pixel, o aparelho dobrável conta com recursos de edição de imagem e yapay zeka, que incluem o Magic Eraser, apagador de pessoas ou objetos das fotos. Em termos de conectividade, o Pixel Fold suporta Wi-Fi 6E e 5G. O dobrável aguenta dois chips, um slot para um cartão SIM físico e um chip eSIM virtual. Além disso, a capacidade da bateria é de 4821mAh. Apenas o adaptador USB-C para USB-A e o cabo estão incluídos na caixa, nenhum carregador de parede está incluído. Ademais, uma das vantagens de comprar um smartphone do Google é a garantia de atualização de 5 anos. O Pixel Fold possui duas cores: porcelana e obsidiana.
Google peca no preço
Em apenas quatro anos, o Google resolveu a maioria dos problemas inerentes aos telefones dobráveis, transformando um conceito confuso em um produto interessante. Porém, falhou em tornar a tecnologia dobrável mais barata. O Pixel Fold custa US$ 1.800, cerca de R$8.600 com a cotação atual. A organização explicou que o custo se deve em parte aos desafios de engenharia com componentes de alta qualidade em um dispositivo fino, incluindo uma câmera que rivaliza com outros telefones.
Altas expectativas
Mesmo com o valor elevado, os avanços na tecnologia de dobráveis são uma boa notícia. Apenas alguns anos atrás, dispositivos de empresas como Apple e Samsung pareciam estar no auge. Os carros-chefes destas marcas já são muito rápidos, tem telas grandes e brilhantes, além de câmeras que tiram fotos incríveis.
A entrada do Google no mercado é muito significativa. A empresa, que tem muito controle sobre o design, desenvolveu tanto o hardware, incluindo o processador de computação, quanto o software que alimenta o Pixel Fold. Portanto, podemos esperar um software adaptado para modelos, com bateria de longa duração e desempenho muito rápido.