Quer uma maneira de obter mais segurança em suas conversas privadas no aplicativo? Descubra.
A maioria das pessoas no Brasil utiliza o aplicativo de conversas WhatsApp todos os dias. Tanto para estudo, trabalho ou apenas para jogar conversa fora com os amigos, o fato é que esta ferramenta é muito importante em nosso cotidiano.
Porém, muitos desses usuários se preocupam com privacidade e segurança em suas conversas. Após muitas notícias de dados vazados, a questão da proteção da intimidade do cliente se estendeu e as empresas querem demonstrar atenção a isso. E o WhatsApp também expos essa preocupação.
Criptografia ponta a ponta
O Aplicativo já havia criado há algum tempo a tecnologia de verificação ponta a ponta. De acordo com o WhatsApp, o recurso adiciona um novo modo de verificação de confiança para evitar que malware se conecta à conta de um usuário. Isso impede, por exemplo, o acesso a conversas e a troca de informações por mensageiros. Isso ocorre com a função gerando diferentes tokens de segurança, que verificam se o servidor que tenta se conectar ao WhatsApp é de fato do usuário dono da conta.
Em relação a outro recurso, Device Check, o WhatsApp também alerta que versões não oficiais do messenger apresentam alto risco de infeção por malware que evita a criptografia completa. Essa prática viola os termos de uso do app e pode infectar seu celular com diversos tipos de vírus, inclusive os que rouba contas.
Novo recurso
O WhatsApp lançou um novo recurso no aplicativo de mensagens. Os usuários agora podem bloquear conversas ou grupos mais pessoais com uma senha, Face ID ou impressão digital.
A Meta, empresa responsável por Whatsapp, Facebook, Instagram e Threads, anunciou a atualização por meio de sua ferramenta de status na quinta-feira (6). Quando uma conversa estiver oculta, o conteúdo da mensagem e o nome do contato não serão exibidos na notificação.
Quando esse recurso está ativado, o chat migrado fica invisível na tela inicial do WhatsApp. O novo modelo também oculta automaticamente o conteúdo dessa conversa nas notificações, segundo a equipe do aplicativo.
Esse é um ótimo ponto para os indivíduos que precisam compartilhar seu telefone com um membro da família ou amigos. Melhor ainda para aqueles momentos em que alguém pega seu telefone no exato minuto em que uma mensagem privada chega.
A empresa também disse que está estudando adicionar mais opções à ferramenta nos próximos meses. Incluindo funcionalidades em dispositivos adicionais. Além da criação de uma palavra-passe específica e personalizada para cada conversa e diferente da utilizada nos celulares.
Vale lembrar que as conversas bloqueadas ficarão apenas ocultas no aparelho, não em outros dispositivos. Ou seja, se seu login estiver no computador ou notebook, ela não estará mais oculta.
Como fazer?
- O primeiro passo é abrir os dados da conversa e, logo depois, clicar em Conversas ocultas.
- Depois, é só tocar em Ocultar a conversa, com sua biometria ou ocultar a conversa com Face ID/Touch ID.
- Toque em Abrir para abrir a conversa na pasta Conversas ocultas.
- Se desejar acessar as conversas ocultas, o usuário deve arrastar a aba de conversas para baixo e clicar no campo “Conversas Bloqueadas”.