Telefone Cartão Riachuelo
Conhece a Riachuelo? A sua história começou em 1947 vendendo tecidos a preços baixos em lojas de rua. Mais tarde, ela se tornaria parte do Grupo Guararapes e em 1979 eles passaram a oferecer roupas prontas aos seus clientes. Atualmente, a Riachuelo é a maior empresa de moda do Brasil e uma das três maiores redes de varejo do País.
Parte da estratégia da loja é apostar na criação e no fortalecimento de marcas próprias. Inclusive, cada uma dessas marcas tem uma identidade visual e público-alvo específicos. Outra estratégia que teve um papel essencial no seu crescimento foi investir nas mídias de massa em 2007. Uma nova campanha de comunicação foi lançada naquele ano e teve como objetivo democratizar a moda, vendida a preços acessíveis. O resultado de todo esse processo foi o reposicionamento de suas marcas próprias para o público brasileiro.
Assim como muitas outras empresas do ramo, a Riachuelo não apenas vende roupas, mas também oferece outros serviços tais como o cartão de crédito. Se você deseja resolver alguma dúvida ou fazer qualquer outra demanda referente ao cartão, continue lendo. Abaixo você encontrará os canais disponíveis para você entrar em contato.
Telefone Cartões Riachuelo
A Riachuelo oferece dois cartões de crédito diferentes. Eles são o Cartão Riachuelo e o Cartão Riachuelo Visa e Mastercard. O primeiro serve para você realizar compras nas lojas Riachuelo, já o segundo pode ser utilizado em todos os estabelecimentos que aceitam a bandeira Visa ou Mastercard, de acordo com qual você escolha.
Veja abaixo como entrar em contato com o serviço de atendimento telefônico dos cartões da Riachuelo.
Cartão Riachuelo
Capitais e Regiões Metropolitanas
Se você mora em uma capital ou região metropolitana e deseja entrar em contato com a Riachuelo para tratar sobre o Cartão Riachuelo, ligue para:
3003 4342.
Demais localidades
Já aqueles que vivem em outras regiões, devem entrar em contato pelo telefone: 0800 701 4342.
Cartão Riachuelo Visa e Mastercard
Capitais e Regiões Metropolitanas
Quem mora em uma capital ou região metropolitana deve ligar para 3004 5417 se deseja entrar em contato com o pessoal responsável pelo atendimento Cartão Riachuelo Visa e Mastercard.
Demais localidades
Já aqueles que moram em outras regiões e desejam tratar sobre o Cartão Riachuelo Visa e Mastercard devem ligar para:
0800 727 4417.
SAC Cartões Riachuelo
Assim como o atendimento telefônico, o Serviço de Atendimento ao Consumidor, conhecido pela sigla SAC, dos cartões da Riachuelo está dividido pelo cartão com e sem bandeira. Veja abaixo como entrar em contato.
Cartão Riachuelo
Para entrar em contato com o SAC do Cartão Riachuelo basta ligar. O serviço funciona 24h por dia e 7 dias por semana. Comunique a sua demanda pelo número: 0800 721 4033.
SAC Deficientes Auditivos
O serviço de atendimento ao consumidor do Cartão Riachuelo também atende aqueles com alguma deficiência auditiva. Ele está disponível 24h por dia e 7 dias por semana. Basta ligar para o número: 0800 722 0626.
Cartão Riachuelo Visa e Mastercard
Para entrar em contato com SAC do Cartão Riachuelo Visa e Mastercard
basta ligar para o número: 0800 721 3344. O serviço funciona 24h por dia, 7 dias por semana.
SAC Deficientes Auditivos
Já aqueles que possuem alguma deficiência auditiva podem ligar para: 0800 722 0626. O atendimento também está disponível 24h por dia, 7 dias por semana.
Ouvidoria Cartão Riachuelo
A Ouvidoria é a última instância de atendimento. Ela deve ser acionada sempre que o cliente e outros interessados entrarem em contato com as outras formas de atendimento e não tiverem as suas demanda solucionadas de forma satisfatória.
A Riachuelo, assim como outras empresas do ramo, oferecem um serviço de ouvidoria para tratar de assuntos referentes aos seus cartões. Para ser atendido, no entanto, é preciso informar o número do protocolo do registro da sua manifestação no SAC.
O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, exceto feriados nacionais.
Ligue para: 0800 727 3255.
Reclamação no Banco Central do Brasil
Muitos usuários de serviços financeiros não sabem, mas ao ter algum tipo de problema com um Cartão de Crédito e este não resolver através da sua ouvidoria, uma alternativa muito prática e viável é fazer uma reclamação junto ao Banco Central.
O Banco Central do Brasil é uma instituição muito conceituada e entre outras atribuições ele tem o papel de fazer a regulação e a supervisão do sistema financeiro nacional. A Instituição atualmente também trabalha assegurando a estabilidade do poder de compra do dinheiro.
No caso específico dos cartões, o Banco Central fiscaliza e controla as instituições, visando com isso evitar os abusos e outras arbitrariedades que possam estar sendo cometidas pelos agentes financeiros do país.
Portanto, se você teve um problema mais grave com o Cartão Riachuelo ou qualquer outra instituição financeira e este problema não foi resolvido pela ouvidoria, você pode cadastrar a sua manifestação de forma bem simples no site do Banco Central.
Uma vez realizada a reclamação, o Banco Central vai entrar em contato direto com o Cartão Riachuelo para solicitar informações sobre a reclamação efetuada.
Em situações dentro da normalidade, o Banco Central demora em torno de 08 a 10 dias úteis para dar uma resposta ao cidadão. Mas esse prazo depende muito de quanto tempo o cartão que foi reclamado vai demorar para responder.
Se a sua reclamação for justa, normalmente o cartão de crédito volta atrás no seu procedimento ou de alguma forma busca corrigir o erro cometido, notificando -se ao Banco Central sobre esta ocorrência.
Logicamente que se a sua reclamação junto ao Banco Central for Improcedente, nenhuma ação será feita, pois o Banco Central vai analisar o seu caso e repassar para a instituição, servindo nesse caso de mediador do problema.
Com foi dito anteriormente, é muito simples fazer uma reclamação no Banco Central. O procedimento é todo realizado Online, sendo importante que você cadastre um e-mail para receber notificações cada vez que o processo for movimentado.
Outra questão muito importante a ser lembrada é a necessidade de você ter em mãos o protocolo de entrada da reclamação na empresa do Cartão Riachuelo. Tenha este número em mãos pois você vai precisar dele na hora de fazer as suas alegações.
Importante esclarecer também que o Banco Central vai solicitar que você faça um texto explicando exatamente o que aconteceu entre você e o cartão. Neste momento, seja o mais detalhista possível, informando dia, hora, nome do atendente, o que foi dito, número de protocolo, etc. Não deixe passar nada!
Passo a passo: fazendo a reclamação no Site do Banco Central
Para iniciar o procedimento de reclamação no Banco Central, você pode clicar aqui.
Como você pode ver na imagem abaixo, você deve informar o número do seu CPF e selecionar Reclamação contra Instituições do Sistema Financeiro.
Resolva o Captha e a tela será aberta para que você preencha os dados necessário:
- Escolha o nome da Instituição
- Selecione o Assunto
- Digite a sua mensagem, constando a reclamação que você quer fazer
- Informe o número do protocolo da Instituição Financeira
A partir daí o Banco Central vai pedir o seu e-mail e telefone, gerando o protocolo de atendimento depois disso.
Com o protocolo de reclamação em mãos, como foi informado acima, você só precisa aguardar a resposta do banco sobre a sua reclamação.
Perguntas e Respostas sobre a Reclamação no Banco Central
1- Quais as instituições que o Banco Central supervisiona?
São supervisionados pelo Banco Central os bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos cooperativos, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, bancos de câmbio, caixas econômicas, cooperativas de crédito, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades de crédito imobiliário, sociedades de arrendamento mercantil, sociedades corretoras de câmbio, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários, agências de fomento, companhias hipotecárias, sociedades de crédito ao microempreendedor e à empresa de pequeno porte, instituições de pagamento e administradoras de consórcio.
2- Posso registrar uma reclamação contra uma Instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central?
sim, as reclamações podem ser apresentadas pelos clientes e usuários de produtos e serviços das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central, a exemplo das cooperativas de crédito, instituições de pagamento e administradoras de consórcios, sempre que se verificarem indícios de descumprimento de dispositivos legais e regulamentares cuja fiscalização esteja afeta a esta Autarquia.
3- A reclamação no Banco Central tem os mesmos efeitos que uma ação na justiça?
Não. O Banco Central atua na esfera administrativa e não substitui a ação na justiça. Portanto, caso o seu problema não seja resolvido junto ao Banco Central, você poderá ingressar com uma ação judicial.
4- O Banco Central regula o tempo para espera em fila do banco?
Não. O Banco Central não regulamenta o tempo de espera em filas. Existem leis estaduais e municipais que tratam do assunto. Cabe aos órgãos de defesa do consumidor (Procon, Prodecon, Decon) a orientação sobre o tema.
5- O Banco Central tabela o valor das tarifas cobradas pelos bancos?
O Banco Central não determina valores de tarifas. Entretanto, existem alguns serviços que os bancos devem fornecer gratuitamente. Respeitadas as proibições, cada instituição é livre para estabelecer o valor de suas tarifas.
Entrar com Ação Judicial contra um Cartão de Crédito: vale a pena?
Muitas pessoas se perguntam se vale a pena entrar com uma ação judicial contra uma empresa de Cartão de Crédito. Será que é viável? Vale a pena? Para responder essa pergunta, antes de tudo, é necessário saber qual a extensão do seu problema com a instituição.
Sabemos que a maior parte dos problemas que envolvem os clientes e as financeiras são questões mais simples de serem resolvidas através de uma reclamação na ouvidoria da própria empresa ou mesmo com uma manifestação junto ao Banco Central.
No entanto, quando a situação é mais complicada e envolve valores maiores, o cliente pode pensar em entrar com uma ação judicial contra a instituição financeira, já sabendo que isso será em último caso, após esgotar as vias administrativas de resolução do conflito.
Uma opção para quem não conseguiu resolver a questão nas vias convencionais é entrar com uma ação no Juizado Especial Cívil da sua região, que é o órgão competente para processar causas de no máximo 40 salários mínimos. Importante frisar que, para causas inferiores a 20 salários mínimos, não é obrigatório constituir advogado.
Uma outra vantagem dos JEFS que também não pode ser esquecida é a ausência de custas processuais aos litigantes, ou seja, você não vai precisar pagar nada para entrar com uma ação contra a financeira.
Para ter êxito em um processo junto ao Juizado de Pequenas Causas é importante que você reúna o maior número de documentos possíveis, como contratos, extratos bancários, e-mails, cartas de cobrança, comprovantes de pagamento, etc.
Outra coisa fundamental neste tipo de processo é ter em mãos todos os dados do Cartão de Crédito contra o qual você vai entrar com a ação judicial: endereço, telefone, Cnpj, entre outras informações importantes para que os servidores da justiça possam localizar o agente financeiro.
E como foi dito anteriormente, não existe a necessidade de constituir advogado, embora se você tiver condições, isso é extremamente indicado, considerando que em casos mais complexos o auxílio de um especialista vai ser essencial para que você tenha sucesso na lide.
Desta forma, já sabendo de todos os detalhes sobre como entrar com uma ação judicial contra um Cartão, cabe somente a você decidir se isso é ou não viável, se é a melhor solução ou não.
Outras formas de reclamação contra um Cartão
Se você não sabe, hoje em dia existem diversas formas de reclamar e demonstrar o seu descontentamento com o atendimento do Cartão Riachuelo. Isso quer dizer que você não é obrigado a aceitar qualquer tipo de ilegalidade por parte de algum agente do sistema financeiro do país.
Infelizmente hoje em dia acontecem os mais variados tipos de irregularidades em operações de crédito. São pessoas que estão pagando juros ou taxas abusivas, outras estão com o nome negativado sem dever nem mesmo um centavo, enfim, são reclamações de todo tipo.
Se assim como muitos brasileiros você também tem reclamações a fazer sobre o atendimento ou serviço de uma empresa de Cartões, saiba que a sociedade cada vez mais tem criado mecanismos para dar voz às pessoas insatisfeitas. Vamos aqui lhe indicar apenas alguns exemplos de como você pode reclamar de práticas abusivas por parte de empresas.
Você pode escolher entre algumas das formas de reclamação ou pode até mesmo utilizar todas elas, até que o seu problema seja finalmente resolvido. Lembrando que antes de tudo é importante tentar solucionar o problema junto a empresa do qual você tem reclamações a fazer e só depois disso você pode partir para outras ações no sentido de resguardar o seu direito.
Site Reclame aqui
O Site Reclame Aqui é uma plataforma privada, mas que tem ajudado muitas pessoas a solucionarem os seus problemas junto às instituições financeiras como Cartão Riachuelo por exemplo, que tem uma boa reputação na plataforma.
O Reclame Aqui funciona da seguinte maneira: a pessoa que quer fazer uma reclamação se cadastrar no site, faz a sua manifestação por escrito, podendo apresentar os documentos que achar necessário e conclui o pedido com a geração de um protocolo.
Após isso, o próprio site Reclame Aqui entra em contato com a empresa reclamada, que normalmente informa qual a sua versão para os fatos e muitas vezes soluciona o problema do cliente.
A maioria das empresas atendem muito bem às reclamações feitas nesta plataforma, outras nem mesmo respondem. Mas de uma maneira em geral, vale a pena tentar fazer uma reclamação no site. Acesse aqui para conhecer o serviço.
Procon
Um órgão bastante conhecido dos brasileiros é o Procon, sempre muito lembrado pela luta na defesa do consumidor, o Procon é vinculado aos Estados e atende toda a população quando o assunto é código de defesa do consumidor.
Se você tiver fácil acesso a este órgão, pode ser uma alternativa viável uma reclamação junto ao Procon. Sabe-se que as instituições financeiras como um todo, especialmente as financeiras costumam ter sérios problemas com os seus clientes, e o Procon pode ser o defensor do lado mais fraco neste momento.
Uma outra vantagem de procurar o Procon para uma reclamação é o fato de ser um serviço de utilidade pública, ou seja, totalmente gratuito, no qual o consumidor pode ter um braço forte em sua defesa contra o abuso de poder de grandes corporações.
Aviso Importante
O site Achei Celular é um projeto independente que não possui nenhum vínculo com o Cartão Riachuelo e nem com as entidades governamentais de defesa do consumidor. O objetivo deste artigo foi apenas informar sobre o telefone do Cartão Riachuelo e outras formas de contato da instituição, tendo caráter meramente informativo.Se você tem alguma reclamação a fazer, procure os canais oficiais das empresas e em nenhuma hipótese deixe qualquer dado pessoal no campo de comentários.