Surge uma TELA FANTASMA no novo iPhone: o que será isso?

Anúncio

Novo problema no iPhone 15. Usuários relatam telas fantasmas nos novos celulares da Apple.

Mais de um mês após o lançamento oficial do iPhone 15, os usuários que compraram os modelos do iPhone 15 Pro Max encontraram “queimaduras” (burn-in) na tela do dispositivo. Esse efeito, também conhecido como “tela fantasma”, ocorre quando a tela de um celular “queima”, causando descoloração permanente da tela.

Em fotos divulgadas online, é possível perceber que alguns modelos do iPhone 15 Pro Max apresentam telas brancas, ícones de aplicativos ficam fantasmas e imagens do teclado e de outros aplicativos ficam “congeladas” na tela, fazendo com que manchas não saiam da tela. Então, vamos descobrir por que isso acontece e ver o que fazer se a tela do seu iPhone 15 sofrer um burn-in.

Anúncio
Surge uma TELA FANTASMA no novo iPhone: o que será isso?
Entenda melhor porque está aparecendo uma tela fantasma no iPhone. (Créditos: Reprodução).

Motivos do Burn-in

Normalmente, o burn-in ocorre depois que os usuários deixam a tela exposta a uma imagem estática por um longo período de tempo. Porém, como aponta o portal especializado iMore – que foi o primeiro a detectar o problema no iPhone 15 Pro Max – isso não acontece tanto pois as telas são hoje mais modernas, os celulares e as TVs possuem tecnologias mais avançadas para evitar esse efeito. O chamado efeito “fantasma”.

Segundo o site, é possível que este caso esteja relacionado ao superaquecimento dos modelos da série Pro, embora essa teoria ainda não tenha sido confirmada pela Apple. O portal Mashable aponta que como o problema ocorre apenas nos modelos do iPhone 15 Pro Max, ele pode ser causado pela tela do próprio smartphone ser maior que a do iPhone 15 Pro. Em reportagens publicadas no Reddit, uma pessoa chegou a dizer que esse modelo é “o pior celular que a Apple já lançou”.

Outro disse que a questão da tela era “outro problema somado à crescente lista de problemas da empresa”. De qualquer forma, o problema não parece estar afetando um grande número de usuários até o momento e nem ser mais grave este ano. Segundo informações do portal Apple Insider, que acompanha de perto os casos de telas fantasmas em iPhones desde 2015, o número de casos de burn-in relatados atingiu um número menor em 2023 em relação aos anos anteriores, se considerado o mesmo período.

Anúncio

Ainda de acordo com o site, o “número absoluto” de casos de tela fantasma é de longe o menor em pelo menos três anos. Na prática, isso significa que os modelos iPhone 14, iPhone 13 e iPhone 12 tiveram um número maior do que o iPhone 15.

O que fazer?

Como o burn-in causa descoloração permanente da tela, você deve entrar em contato com o Suporte da Apple se o problema afetar o seu iPhone. Os usuários podem fazer isso visitando a loja oficial da Apple ou buscando suporte pelo site “support.apple.com/pt-br” (sem as aspas).

Problemas com iPhone 15 Pro Max

Desde o seu lançamento oficial, o iPhone 15 Pro Max tem se envolvido em diversas polêmicas. Além do recente problema com a tela, os usuários também alertaram sobre o superaquecimento dos modelos. Isso poucos dias após o início das vendas de celulares nos EUA. A Apple confirmou que os dispositivos estavam superaquecendo e lançou uma atualização para iOS 17 no início deste mês para corrigir o problema.

Além disso, mais recentemente, a Apple também confirmou que o aparelho pode mudar de cor ao entrar em contato com a mão do usuário. Separadamente, testes mais extremos conduzidos por personalidades do YouTube concluíram que, apesar das bordas de titânio, os modelos do iPhone 15 Pro parecem menos duráveis ​​do que as gerações anteriores.

Você está aqui: