Saiba dos PERIGOS de DORMIR COM O CELULAR PERTO

Anúncio

Prática é bastante comum, mas é perigosa. Saiba os motivos e se proteja!

Geralmente estamos sempre com o celular do nosso lado, fazendo o dispositivo, basicamente, uma extensão de nós. Usamos o aparelho para diversas tarefas, como: resolver pendências, pagar contas, nos comunicar, nos informar e muito mais, da hora de acordar, até a hora de dormir.

Muitas pessoas, inclusive, adotaram o hábito de dormir com os celulares embaixo do travesseiro ou entre os lençóis, para estar com ele a qualquer hora, o que é uma prática cada vez mais comum, mas muito perigosa, que pode trazer riscos à segurança e à saúde do usuário.

Anúncio

Se você faz isso, deve conhecer três motivos para evitar essa prática e se proteger. Saiba mais!

FOTO: PIXABAY

1 – Perigo de superaquecimento

Colocar o celular sob o travesseiro e entre os lençóis pode representar vários perigos, já que pode causar um superaquecimento no aparelho devido à falta de ventilação, aumentando o risco de explosão do dispositivo, podendo causar incêndio.

Além disso, a exposição prolongada à radiação emitida pelos smartphones, quando próximos à cabeça durante o sono, levanta preocupações em relação à saúde do usuário.

Anúncio

2 – Qualidade de sono e da bateria

A luz azul emitida pelos celulares interfere no ritmo circadiano do corpo, prejudicando a produção de melatonina, que é o hormônio que produz o sono. O superaquecimento causado por essa prática de dormir com o celular na cama, causando superaquecimento, também pode diminuir a vida útil da bateria do celular, o que pode trazer problemas para o aparelho, exigindo uma substituição da bateria ou do celular de uma forma mais precoce.

3 – Riscos para crianças e animais

Além de dormir com os celulares por perto, muitas pessoas deixam os aparelhos carregando durante a noite, na cama. E embora seja raro, existem casos de crianças e animais domésticos que se enroscam em cabos de carregadores, representando risco de asfixia e de choques elétricos, podendo levar à morte.

Dormir com o telefone na cama pode ser conveniente, já que eles estarão do lado em caso de emergências, mas os riscos da prática superam os benefícios. Por isso, para proteger o seu sono, a sua saúde e a sua segurança, deixe o seu celular em uma mesa de cabeceira ou outra superfície plana, longe de materiais inflamáveis e que tenha circulação de ar.

Onde não deixar o celular carregando

Deixar o celular na cama representa perigos, mas esse não é o único local que pode trazer riscos à saúde e à vida.

Água e corrente elétrica também não combinam e pode causar choques elétricos. Por isso, é importante não deixar o aparelho carregando em pias, banheiros, áreas de serviços e perto de piscinas ou chuveiros. Por mais que o celular seja resistente à água, carregar em locais úmidos também pode causar danos a ele, prejudicando a tela, bateria, fones e outros componentes.

Lugares mal ventilados também podem ser perigosos para deixar os celulares carregando. A fonte, o cabo e o celular precisam de ventilação durante o uso, para evitar problemas como incêndios, curtos-circuitos e explosões.

Assim como lugares abafados, deixar o celular carregando um lugares inflamáveis também são um perigo para a saúde e para o aparelho. Não deixe o celular em carros fechados, perto de fogo ou em exposição ao sol. Esses locais também podem causar superaquecimento e explosões.

Você está aqui: