A Enel Distribuição São Paulo é uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do mundo. Se você reside na região de São Paulo, há grandes chances de que você esteja utilizando os serviços desta empresa em sua casa ou comércio.
Atualmente, o grupo Enel presta seus serviços em 34 países. No Brasil, o grupo está presente nos estados de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Ceará.
A Eletropaulo agora é Enel
Muitos ainda conhecem esta empresa pelo nome Eletropaulo. Ocorre que, após ela ser adquirida pela multinacional Enel, a empresa passou a se chamar Enel Distribuição São Paulo.
Canais de atendimento ao cliente
Neste artigo, abordaremos os principais canais de atendimento fornecidos pela Enel São Paulo para resolução dos problemas dos cidadãos, como emissão de segunda via de fatura, religação de energia, falta de energia, entre outros.
A empresa disponibiliza aos consumidores quatro formas de atendimento remoto: por telefone, por SMS, pelo site e pelo aplicativo da Enel.
Além destas, há ainda a possibilidade de se deslocar até uma das lojas da Rede de Atendimento Presencial da Enel, onde o cliente poderá tirar suas dúvidas e solucionar suas questões presencialmente.
Telefones da empresa para atendimento 24h
Caso você deseje falar com um atendente, consulte abaixo os principais telefones da Enel de acordo com as suas necessidades:
- Atendimento comercial 24h: 0800 72 72 120;
- Atendimento para deficientes auditivos 24h: 0800 77 28 626. Este telefone é destinado apenas para deficientes auditivos que necessitem de atendimento emergencial;
- Atendimento Emergência 24h: 0800 72 72 196. Este telefone é destinado aos atendimentos emergenciais, como informar falta de energia ou problemas na fiação.
- Atendimento comercial fora da área de concessão: (11) 2195-2734. Destinado aos clientes da Enel que se encontrem fora da área de concessão dos serviços.
- Atendimento emergencial fora da área de concessão: (11) 2195-2758. Destinado ao atendimento emergencial para os clientes que se encontrem fora da área de concessão dos serviços.
Vale destacar que nem sempre o cliente precisará fazer o contato telefônico. Felizmente, a empresa dispõe dos mais diversos canais de atendimento, dispensando a necessidade de ligar para o telefone da Enel.
Como veremos abaixo, muitas das necessidades podem ser atendidas por simples mensagens de textos, através do site da empresa ou ainda por meio do aplicativo.
Torpedo Fácil: fale com a Enel via mensagem de texto
Através deste canal de atendimento, o usuário poderá acessar os seguintes serviços:
- Emissão de segunda via de fatura: enviar a palavra CONTA seguida de seu número de instalação;
- Informar falta de luz: enviar a palavra LUZ seguida de seu número de instalação.
Os torpedos devem ser encaminhados para o número 27373.
Esta é uma imensa facilidade, pois a emissão de 2ª via e o relato de falta de luz são os principais motivos dos usuários para entrar em contato com a Enel.
É ainda mais simples do que a realização de solicitações através do site. Basta um SMS com uma única palavra para realizar a sua solicitação.
Resolva seu problema através do site – sem falar com um atendente
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Sabendo que boa parte dos consumidores prefere evitar o atendimento telefônico, a ENEL disponibiliza para seus clientes o acesso à Agência Online.
Através desta ferramenta, você pode sanar alguns dos principais problemas sem a necessidade de realizar contato por telefone.
Caso o seu problema não possa ser tratado através do Torpedo Fácil, acesse a Agência Online.
A plataforma é muito intuitiva e facilita demais o contato dos consumidores com a Enel. Os serviços que são oferecidos pela empresa através deste canal são:
- Segunda via da conta de luz
- Solicitar religação
- Negociar dívidas
- Informar falta de energia
- Alterar titular
- Consultar os locais para pagamento da sua fatura
Desta forma, caso sua necessidade seja relacionada a qualquer um destes assuntos, não há necessidade de ligar para a ENEL: você pode resolver tudo online!
Para acessar esta plataforma, clique no link http://bit.ly/enelvirtual
Aplicativo da Enel
Para aumentar a satisfação de seus usuários, a Enel disponibilizou para usuários Android e iOS o aplicarea Enel São Paulo. Através do app, é possível efetuar grande partes das solicitações mais recorrentes, como:
- Alterar titular
- Cancelar contrato
- Alterar endereço da fatura
- Înregistrați debit direct
- Solicitar instalações
- Pedir indenização
- Denunciar fraude
- Acompanhar as solicitações realizadas
Ouvidoria ENEL da empresa em caso de reclamação
Para registrar uma reclamação, o cliente pode utilizar todos os meios citados acima, com exceção do Torpedo Fácil – visto que ele se destina exclusivamente a informar falta de luz e solicitar segunda via da conta de energia.
Além dos anteriores, a empresa possui um canal de atendimento telefônico específico para a ouvidoria.
Através do número 0800 72 73 110 o cliente pode realizar uma reclamação diretamente na ouvidoria da Enel.
Caso prefira efetuar a reclamação através do site, é possível utilizar o link http://bit.ly/2DTxOtB.
Rede de atendimento presencial
Para aqueles que buscam atendimento presencial, é possível se dirigir a uma das lojas da Rede de Atendimento Presencial da Enel. Existem 30 lojas espalhadas por toda a área de concessão dos serviços da empresa.
Os endereços podem ser conferidos no link http://bit.ly/2DRT0QI.
Enel nas redes sociais
Você pode entrar em contato com a Enel também através das redes sociais. Consulte abaixo o perfil da empresa em cada uma das principais rede.
- Facebook: clique aqui
- Instagram: @enelbrasil
- Twitter: @Eletropaulo – @EnelClientesBR – @EnelBrasil
Problemas com a ENEL: Como Resolver?
Infelizmente sabemos que é muito comum os clientes terem problemas com a ENEL, como demora para fazer a religação da energia após o pagamento de uma conta atrasada.
Quando ocorrem erros por parte da distribuídora de energia, é necessário acionar a ouvidoria ou o setor de atendimento, buscando sempre sanar o problema.
De qualquer forma, é importante os consumidores saberem que podem fazer uma reclamação a uma agência de fiscalização externa, caso haja o descumprimento de alguma norma por parte da ENEL.
É para isso que existe a ANEEL, da qual falaremos um pouco mais abaixo.
O que é a ANEEL?
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A ANEEL é a Agência Nacional de Energia Elétrica, e é um órgão extremamente importante para a fiscalização das distribuídores de Energia elétrica do país.
A ANEEL desempenha diversas atividades para garantir que o setor elétrico se desenvolva com equilíbrio e em benefício da sociedade, sempre respeitando o consumidor e os seus direitos.
Portanto, se você teve algum problema que a ENEL não resolveu através da sua Ouvidoria, poderá ser acionada a ANEEL através de um dos seus meios de contato. Veja as formas:
- telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite)
- formulário no site da Aneel
- chat on-line (de segunda a sábado, das 8h às 20h)
Lembre-se de ter em mãos sua fatura de energia e os números dos protocolos já fornecidos pela distribuidora.
Vezi și: telefone coelba
Tarif Social Electricitate: vezi daca esti eligibil!
Tariful social de energie electrică este un program guvernamental federal care își propune să beneficieze familiile cu venituri mici din Brazilia.
Beneficiul se realizeaza printr-o reducere a tarifului la energie cu un procent de pana la 65%, in functie de caz.
Acest program a fost stabilit prin Legea nr. 12;212/2010.
Daca vrei sa stii daca familia ta are sau nu acest drept, ti-am pregatit un articol complet despre acest program. Aflați totul despre Tariful Energiei Sociale făcând clic pe Link.
Ce trebuie să faceți în cazul rambursării pentru aparate electrocasnice în caz de pană de curent?
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Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a ENEL é justamente sobre o rambursare pentru dispozitivele arse în cazurile de întrerupere a curentului electric.
Din păcate, întreruperile de curent sunt foarte frecvente și atunci când se întâmplă, deteriorează și ard mai multe dispozitive electronice, în special pe cele mai scumpe, precum frigiderele și televizoarele.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a ENEL com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
Dar la urma urmei, știi care sunt drepturile tale în aceste cazuri și cum să acționezi?
Potrivit articolului 22 din Codul pentru Protecția Consumatorului, distribuitorii de energie au datoria de a oferi consumatorilor servicii adecvate și sigure.
În cazurile în care companiile nu respectă regula, provocând arderea dispozitivelor, de exemplu, acestea sunt obligate să plătească consumatorului prejudiciul cauzat.
Consumatorul are o perioadă de 90 de zile sa faca cererea de plata si firma trebuie sa inspecteze echipamentele avariate in termen de zece zile.
După inspecție, distribuitorul de energie are la dispoziție încă 15 zile pentru a informa consumatorul despre rezultatele inspecției.
După rezultatul inspecției, dacă problema este confirmată, în termen de 20 de zile, compania trebuie să repare, să plătească în numerar sau să înlocuiască dispozitivul ars.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a ENEL por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
Dacă problema dvs. nu este rezolvată corespunzător, puteți depune o plângere la PROCON sau ANEEL. Nu pierde timpul, caută-ți drepturile!
Care este termenul limită pentru o întrerupere de curent din cauza neplății?
Știm că Brazilia se confruntă în prezent cu un moment delicat. Cu o criză economică care nu se termină niciodată și șomajul la un nivel record, oamenii se confruntă cu dificultăți financiare.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da ENEL.
Când se întâmplă acest lucru, este obișnuit ca consumatorii să fie îngrijorați de o posibilă întrerupere a curentului, lucru care este foarte probabil să se întâmple.
Din acest motiv, este important să știți că nu există un anumit număr de facturi sau zile de întârziere în lege care să permită suspendarea furnizării de energie.
În acest fel, distribuitorul de energie poate chiar număra energia electrică a unui consumator cu o singură factură restante.
Cu toate acestea, pentru ca acest lucru să se întâmple efectiv, este necesară o comunicare prealabilă. de cel puțin 15 zile.
Sendo assim, se a ENEL ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Chiar dacă Contul este în întârziere, obligația în acest caz este de a furniza o notificare prealabilă.
Cum să depuneți o reclamație la Procon
Esperamos que a sua situação com a ENEL não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Din păcate, în Brazilia, companiile încă insistă să nerespecteze drepturile consumatorilor, iar atunci când se întâmplă acest lucru, nu există altă cale de ieșire decât să-ți cauți drepturile.
PROCON este acronimul pentru Programul de protecție și apărare a consumatorilor. Este o fundație creată pentru a rezolva problemele dintre consumatori și companii.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a ENEL, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
Această fundație are o legătură directă cu Departamentul de Justiție, prin urmare, este o instituție foarte apreciată în statul brazilian și este capabilă să rezolve cele mai diverse probleme care implică distribuitorii de energie.
Este important să știți că PROCON este prezent în toate statele braziliene, tocmai pentru a răspunde mai bine cerințelor legate de conformitatea cu standardele de Codul Protecției Consumatorului.
Obiectivul principal al acestui organism este tocmai acela de a preveni abuzurile din partea companiilor in relatiile cu clientii lor, intervenind mereu atunci cand este necesar.
Conform prevederilor Codului pentru Protecția Consumatorului, PROCON și alte entități care au fost create pentru a proteja consumatorii alcătuiesc Sistemul Național de Protecție a Consumatorului.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON em São Paulo, acces aici.