PIN e PUK no CELULAR: o que é e para quê serve?

 

 

 

 

 

Entenda as funcionalidades dos códigos Pin e Puk no seu smartphone. Veja mais!

Ao adquirir um celular, você também pode adquirir um chip para ativar o número no seu aparelho. Os chips normalmente vêm em um envelope ou cartão e contêm outras informações às quais você pode não prestar atenção até precisar delas.

Essas informações são o PIN e o PUK, dois códigos (senha pessoal ou padrão) que garantem a segurança do seu aparelho evitando que terceiros utilizem o chip. Continue lendo e veja como encontrar e usar esses dois elementos do seu celular.  

Anúncio
PIN e PUK no CELULAR: o que é e para quê serve?
Veja como funciona o Pin e o Puk do seu celular. (Créditos: Reprodução).

Como encontrar o PIN do seu telefone   

Se você perdeu o cartão que acompanha o chip, entre em contato com a central de atendimento da sua operadora para obter o PIN e o código PUK padrão.   

O que é um PIN?  

Um PIN é uma senha pessoal que bloqueia ou desbloqueia seu cartão SIM. Por padrão, o recurso de “bloqueio” está desabilitado e você pode usar um PIN para adicionar uma camada extra de segurança ao chip. Isso significa que ao reiniciar o telefone ou inserir o cartão SIM em outro dispositivo, o chip solicitará sua senha (PIN).    

Normalmente, um PIN (Número de Identificação Pessoal) é um número de quatro dígitos. Se você não souber seu PIN, poderá ser solicitado que você insira seu PIN padrão para poder alterá-lo. Cada operadora possui o seu número. Veja abaixo os códigos.  

Anúncio
  • Código PIN padrão da Claro: 3636   
  • Código PIN padrão da Vivo: 8486   
  • Código PIN padrão da Oi: 8888   
  • Código PIN padrão da TIM: 1010   

Utilizar códigos PIN também evita golpes, pois impedem que terceiros usem códigos de autenticação de dois fatores enviados por mensagem de texto.  Para alterar seu PIN, você será solicitado a inserir o PIN do SIM atual. Logo após, digite o PIN do SIM padrão da sua operadora, caso ainda não o tenha usado (pode estar no cartão que acompanha o chip). Se você não sabe o PIN principal do SIM, não tente adivinhar., isso pode bloquear de vez o seu chip. Mas, se isso acontecer, procure sua operadora ou consulte a documentação que acompanha seu telefone.  Você pode ter muitas variações, como PIN 1 e PIN 2. Por exemplo, com primeira sendo uma senha mestra que acessa seu telefone e bloqueia chamadas, SMS e chamadas de emergência. Já o PIN 2 pode ser uma alternativa para bloquear serviços especiais de sua escolha.  

O que é PUK?  

Ao alterar seu PIN para uma combinação que seja mais simples de lembrar, se o código for digitado incorretamente três vezes seguidas, o chip será bloqueado e só poderá ser desbloqueado via PUK. Na maioria dos casos, esta será quase certamente a sua senha mestra.  Os primeiros quatro dígitos do seu PUK podem ser sua senha de acesso a outros recursos da caixa postal e às áreas dedicadas de autoatendimento de algumas operadoras.    

Se você vir variantes semelhantes a PIN, como PUK 1 e PUK 2, isso ocorre porque o PUK é usado para desbloquear o PIN 1 e o PIN 2, respectivamente.  

Mas tome cuidado! Inserir o código PUK errado 10 vezes bloqueará permanentemente o seu chip. Isso significa que você terá que ir à operadora e comprar outro cartão SIM, mas seu número antigo pode ser salvo.  Em suma, um PIN permite que você insira uma senha para acessar seu cartão SIM (chip), enquanto um PUK desbloqueia o PIN e bloqueia seu telefone se você o inserir incorretamente várias vezes. 

Você está aqui: