Os técnicos de celular NÃO QUEREM que você SAIBA DISSO!

Saiba agora como resolver problemas de travamento no WhatsApp rapidamente. É muito simples!

O WhatsApp é um aplicativo muito utilizado no mundo inteiro, graças à sua eficiência e uso descomplicado, tanto para questões pessoais, quanto profissionais. Em relação a isso, ele se tornou um baço direito, principalmente dos brasileiros. Porém, nem sempre a experiência é plena no aplicativo de mensagens, já que algumas pessoas se deparam com problemas relacionados à velocidade, interrupções inoportunas e falhas no funcionamento dele.

Contudo, uma medida muito simples que pode ser executada diariamente tem a capacidade de prevenir esses inconvenientes no WhatsApp e melhorar ainda mais a sua usabilidade e experiência dos usuários. Conheça agora essa medida e pare de enfrentar problemas na plataforma. É muito simples!

FOTO: PIXABAY

Por que o WhatsApp trava?

Antes de saber como resolver a questão, precisamos entender os motivos do WhatsApp travar. Bom, o app pode experimentar falhas por diferentes motivos. No entanto, entre os principais motivos estão:

– Armazenamento de informações;

– Capacidade de memória RAM disponível no aparelho;

– Quantidade que o app utiliza no momento.

Quando esse problema passa a ocorrer com frequência, pode ser um indício de que o celular acumulou muitos arquivos, que podem ser redundantes. Com isso, sua presença prejudica o desempenho de outros aplicativos, resultando em lentidão e travamentos.

Mesmo se o celular tiver espaço livre, se o usuário tiver uma grande quantidade de mídia no WhatsApp, pode ocorrer o problema. Isso inclui mensagens de vídeo e muitas fotos.

Como evitar travamentos

Para evitar esses problemas com travamento, é ideal que os usuários efetuem a limpeza do cache nos apps que mais consomem recursos. O WhatsApp é um dos maiores exemplos deles. É importante realizar esse procedimento sempre que o sistema começar a demonstrar lentidão.

Dependendo da frequência de uso do mensageiro, ele por si só pode ocupar mais de 30% da capacidade da memória do dispositivo. Portanto, ao executar a limpeza do cache do app, é possível eliminar dados armazenados de forma desnecessária. O processo é simples e pode ser feito da seguinte forma:

  1. Vá até as “Configurações”;
  2. Clique na opção “Aplicativos”;
  3.    Localize o WhatsApp e selecione;
  4. Clique em “Excluir cache”.

Outras formas de evitar o problema

Outro método que é bastante efetivo é desabilitar o download automático de mensagens. Com isso, qualquer mídia, seja imagem ou vídeo, só será baixada no app com a permissão do usuário, já que ele precisa fazer isso de forma manual. Isso evita que arquivos desnecessários fiquem acumulados e preserva a privacidade do usuário.

Os usuários também podem optar por ativar mensagens temporárias nos chats, o que resulta na exclusão automática das mensagens após um período definido por ele, que é capaz de liberar espaço no celular.

Se mesmo após a realização dessas ações os problemas de travamento continuarem, o usuário pode considerar o uso de um cartão de memória externo. Ele pode auxiliar no armazenamento interno e diminuir os problemas.

Gerenciador de senhas também pode ajudar

Algumas pessoas que salvam as suas senhas no aparelho não se preocupam em anotar ou decorar. Isso pode ser um grande problema em casos de travamento. Por isso, o gerenciamento de senhas pode ser uma boa ideia.

Uma das suas particularidades é a opção de exportar senhas para o arquivo CSV, o que é vantajoso para criar cópias de seguranças ou transferir as suas credenciais para outras aplicações de gestão de senha. Para isso:

  1. Acesse a tela de senha e clique em “Configurações”;
  2. Selecione a opção “Exportar senha”;
  3. Autentique o procedimento com biometria ou PIN;
  4. Guarde o arquivo CSV no dispositivo.
você pode gostar também