O uso da automação residencial para poupar energia em casa

Como sabemos, a automação residencial oferece múltiplas vantagens que irão melhorar a nossa qualidade de vida e facilitar as nossas ações diárias. Mas não é só isso, um dos principais benefícios que pode nos trazer é do ponto de vista da economia de energia.

Os diferentes sistemas de automação residencial farão com que possamos poupar dinheiro bem como reduzir nossa pegada ecológica, uma vez que nos fazem gerenciar a energia que consumimos de forma mais eficiente. Para a instalação de sistemas de alta tecnologia é muito importante contratar uma empresa de instalação de automação residencial competente, experiente e de qualidade.

Automação Residencial: como economizar?

Com a automação residencial podemos programar o funcionamento de nossas instalações respeitando os horários em que chegamos, dormimos ou saímos de casa. Mas, além disso, a automação residencial pode nos fornecer estatísticas sobre nossos hábitos de consumo e fazer recomendações para economizar energia, por exemplo, nos ajudando a usar tarifas horárias mais econômicas que representam um custo menor ou oferecendo dados históricos de consumo para que possamos avaliar se estamos melhorando em nossa economia de energia.

Dentro desta seção, as empresas de automação residencial já oferecem sistemas de gerenciamento de energia com o qual você pode monitorar o consumo atual e passado e descobrir quais dispositivos geram o maior custo. Além de economizar, um sistema deste tipo permite prever quais serão os valores das próximas faturas.

Com a automação residencial, podemos economizar energia em três áreas principais: eletricidade, combustível e água

Do ponto de vista da eletricidade, a domótica nos ajuda a poupar ao melhorar a eficiência energética com o controle de três elementos: iluminação, climatização e consumo de electrodomésticos.

  • Para o controle de iluminação, oferece sistemas eficientes que adaptam a quantidade de luz fornecida às reais necessidades da casa. Portanto, eles levam em consideração a luz do sol que nos atinge ou se há pessoas em determinada parte da casa ou não. Além disso, o controle automático de toldos, persianas, etc. permite que a luz solar seja bem aproveitada.
  • Em relação ao ar condicionado, os sistemas regulam-no levando em consideração tanto as características internas da casa como temperatura externa, luz solar, etc. Graças a isso, a temperatura é regulada de acordo com as nossas reais necessidades, sem que tenhamos que alterá-la a toda a hora.
  • Os eletrodomésticos representam em média 40% do nosso consumo de eletricidade. Com a automação residencial podemos programar o desligamento, fazê-los ligar nos momentos em que as tarifas de eletricidade são mais baixas (por exemplo, a máquina de lavar), detectar e gerenciar o modo “standby”, etc.

Em relação ao combustível, podemos economizar com os comandos do ar condicionado e, por outro lado, graças aos avisos de fugas e aos sensores de abertura de janelas, que nos avisam se estivermos com as janelas abertas e com o ar condicionado ligado.

Se falamos em economizar água, um vazamento além de gerar muitos danos pode nos trazer um grande custo se for mantido ao longo do tempo sem que percebamos. Para evitar este problema, existem sensores muito pequenos que nos avisam se ocorrer uma ameaça de inundação.

Dicas simples para economia

Existem também sistemas que fazem a nossa casa entrar em modo eco assim que saímos de casa, para que nunca nos esqueçamos de uma luz acesa ou do ar condicionado no máximo. Tudo isto é possível a partir do momento que você tenha internet em sua casa. Caso contrário, o sistema de automação residencial não poderá funcionar. Se não tem ainda serviço, teste a cobertura da nowo e escolha uma das várias ofertas.

Conclusão

Resumindo, a introdução de tecnologia que facilita o controle de energia em nossa casa pode nos trazer grandes economias, ajudando a poluirmos menos, e por fim, tornar a vida mais fácil.

você pode gostar também