O que precisa para fazer o licenciamento no Poupatempo?

 

 

 

 

 

Alguns cidadãos paulistas querem saber o que precisa para fazer o licenciamento no Poupatempo.

Por isso, resolvemos ir em busca de informações sobre o assunto. Primeiramente, precisamos ressaltar que não há forma de agendar o seu atendimento online e nem por telefone.

Nesse sentido, você deverá chegar cedinho ao Poupatempo e pegar uma senha de atendimento.

Anúncio

Ademais, as senhas são liberadas por ordem de chegada e em quantidade limitada. Portanto, se programe para resolver tudo em um único dia, combinado?

Agora que já te demos essa dica, veja abaixo tudo sobre o que você precisa para fazer o licenciamento no Poupatempo.

Acompanhe a matéria e tenha uma excelente leitura, venha conosco!

Anúncio

Saiba agora o que precisa para fazer o licenciamento no Poupatempo

Antes de mais nada, saiba que andar com o seu documento de licenciamento é obrigatório. Ou seja, é indispensável portar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) sempre que estiver dirigindo ou pilotando um veículo.

Todavia, se o guarda de trânsito te parar, mas conseguir acessar o documento digital, você ficará livre de multa. Entretanto, e se a internet ou acesso não funcionar?

Nesse sentido, sempre recomendamos aos nossos leitores que mantenham seus impostos e licenças em dia. Por fim, veja abaixo tudo o que você vai precisar para tirar o seu CRLV no estado de São Paulo.

Licenciamento poupatempo de São Paulo

Documentos essenciais para o procedimento

Primeiramente, saiba que tanto o dono (proprietário) do veículo, quanto alguém próximo dessa pessoa, pode realizar o procedimento no Poupatempo.

Contudo, haverá a necessidade de levar documentos específicos em cada caso. Acompanhe abaixo quais documentos são esses e salve esse post para você não perder essas informações, veja:

Proprietário do veículo

  • É essencial levar um documento de identificação com foto. Nesse sentido, pode ser a sua Carteira de Trabalho, carteira de motorista, identidade, passaporte, entre outras opções;
  • Ademais, não se esqueça de levar os comprovantes originais (e cópias) de todos os impostos referentes ao seu carro. Dessa forma, multas e outras pendências também deverão ser pagas para você poder realizar o procedimento;
  • Bem como, é necessário levar para o Poupatempo o CSV, Certificado de Segurança Veicular, tanto o original, quanto uma cópia;
  • Além disso, se você dirige um veículo de carga, não se esqueça de levar o original e cópia do RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga).

Parente próximo do proprietário do veículo

Sob o mesmo ponto de vista, se você está sem tempo, pode pedir para alguém fazer o procedimento em seu nome.

Desse modo, é comum que companheiro(a), cônjuge ou um parente próximo vá até o atendimento para tirar o CRLV de um familiar. Nesse sentido, veja quais documentos essa pessoa deverá levar:

  • Um documento de identificação com foto original do proprietário do veículo. Recomendamos que a pessoa leve o original e também uma cópia;
  • Bem como, os comprovantes de pagamentos de todos os tributos do veículo;
  • O mesmo Certificado de Segurança Veicular que citamos acima;
  • Ademais, essa pessoa precisará levar um documento que comprove o parentesco com o dono do veículo. Nesse sentido, pode ser um RG, no caso de filiação. Ou até mesmo a certidão de união estável, casamento ou qualquer outro comprovante;
  • Por fim, não se esqueça de que a pessoa que vai em seu nome também deve levar seu comprovante de identidade.

Todavia, e se você quiser pegar o CRLV em nome de um proprietário que já faleceu? Para isso, você só precisa levar um original e cópia do inventário ou da certidão de óbito do dono do veículo. Isso é bastante comum em casos de herança, por exemplo.

Qual é o valor desse serviço?

Atualmente, você pode tirar o licenciamento no estado de São Paulo por cerca de 100 reais. Nesse sentido, veículos usados possuem taxa de 98,91 reais.

Contudo, os veículos 0 km tem uma taxa mais salgada, que sai no valor de 131,80 reais. Salientamos que houve um aumento para os veículos novos de mais ou menos 40%.

O cidadão paulistano espera que não haja aumento em 2022, principalmente por causa do alto índice de desemprego e da pandemia. O que você acha?

Qualquer veículo pode ter o licenciamento retirado neste local?

Sim, qualquer tipo de veículo pode tirar o seu licenciamento em São Paulo, todavia, é preciso cumprir alguns requisitos como não ter nenhum tipo de problema judicial e estar com os impostos em dia.

Além disso, o veículo precisa estar registrado em cidades paulistas, obviamente. Caso você tenha dúvidas, pode entrar em contato com o Poupatempo pelos seguintes números:

  • Se você mora na capital ou grande São Paulo, disque: (11) 4135 9700;
  • Já pessoas que vivem em outras áreas do estado devem ligar no: 0300 847 1998.

Assim, você poderá sanar qualquer indagação que ainda tenha sobre o tema, não é mesmo?

Como está o calendário deste ano do Licenciamento no Estado de São Paulo?

Devido a pandemia e a crise econômica do país, a cobrança do documento será prorrogada por mais tempo.

Assim, você terá tempo de quitar os débitos e deixar tudo em dia, caso ainda não tenha pago o seu documento em 2021.

Confira abaixo como está o calendário do licenciamento de 2021 no estado de São Paulo:

Caminhões

  • Final de placa 1 e 2: setembro;
  • Final de placa 3, 4 e 5:outubro;
  • Final de placa 6,7 e 8: novembro;
  • Final de placa 9 e 0: dezembro.

Veículos comuns de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque

  • Final de placa 1: abril;
  • Final de placa 2: maio;
  • Final de placa 3: junho;
  • Final de placa 4: julho;
  • Final de placa 5 e 6: agosto;
  • Final de placa 7: setembro;
  • Final de placa 8: outubro;
  • Final de placa 9: novembro;
  • Final de placa 0: dezembro.

Quando terei o meu novo licenciamento em mãos?

Normalmente, o prazo para emissão do documento é de 4 horas. Ou seja, é bem rápido e pode ser retirado no mesmo dia do atendimento.

Gostou de saber o que você precisa para fazer o licenciamento no Poupatempo? Veja mais posts sobre serviços ao cidadão em nosso blog.

Além disso, assine a nossa newsletter para receber esse tipo de conteúdo por e-mail. É gratuito e depois você pode cancelar, se assim desejar.

Você está aqui: