Apple precisou mudar a entrada de carregamento dos iPhones este ano após mudanças na legislação. Saiba mais!
O iPhone 15 chegou ao mercado há menos de um mês e veio cheio de novidades em relação aos seus antecessores. Entre as mudanças da linha, a Apple deu adeus ao conector Lightning, adotado em 2012. Com essa mudança, os donos dos celulares terão que utilizar cabos e demais acessórios com porta USB-C, assim como o iPad e MacBook também.
O padrão está presente há muito tempo em celulares e tablets com o sistema operacional Android, da Motorola, Samsung e Xiaomi, além de outras marcas. O padrão é universal e traz diversas vantagens à nova linha de celulares da Apple, como a transferência de dados em alta velocidade no iPhone 15.
Ou seja, o conector USB-C pode ser melhor que o conector Lightning, que era utilizado pela Apple. Saiba mais sobre essa mudança e sobre o motivo da Apple ter adotado esse novo padrão em seus dispositivos eletrônicos em 2023.
Conector USB-C
A empresa da maçã começou a utilizar o Lightning em 2012, com a chegada do iPhone 5. À época, o padrão substituiu o conector de 30 pinos, que fez história nas primeiras gerações do celular e iPads. Mais de dez anos depois, a empresa está mudando novamente o padrão do celular, desta vez para aderir ao formato considerado universal, o USB-C, utilizado em outros dispositivos Android.
A decisão não foi tomada por livre e espontânea vontade da Apple. Ela foi tomada após mudanças na legislação da União Europeia, que determinou que todas as fabricantes devem oferecer uma entrada USB-C em seus celulares até o próximo ano, 2024. Essa medida também dá sequência à adoção do padrão em larga escala nos dispositivos da marca.
Os acessórios com o padrão antigo deixam de ser compatíveis com o iPhone 15. Se quiser manter em uso, o usuário vai precisar utilizar um adaptador que transforme a entrada USB-C em Lightning. Caso contrário, será necessário comprá-los novamente, seguindo o novo padrão.
No lançamento do novo celular, a empresa começou a vender um acessório para resolver esse problema: o adaptador de USB-C para o padrão antigo. Na loja virtual da empresa, o produto pode ser comprado por R$349.
Vantagens do cabo USB-C
O iPhone não é o primeiro produto da empresa a adotar a entrada USB-C. Desde 2015, ela prioriza a porta no MacBook. Todos os modelos mais recentes de iPad também já contam com o conector no lugar do Lightning.
Com isso, o celular passa a compartilhar o mesmo padrão dos outros produtos, o que significa que o usuário só precisa de um cabo para carregar e transferir dados para todos os dispositivos. O mesmo acontece caso o usuário tenha um tablet Android ou um computador com Windows, que ofereça recarga via USB-C. Desde que se use um cabo compatível e um adaptador de tomada com as especificações precisas para carregar o iPhone.
O conector Lightning não possui um sistema de transferência rápido. A Apple limita o cabo ao padrão USB 2, com velocidade de até 480 Mb/s. Os dispositivos da Apple com a porta USB-C vão além, como é o caso do iPad Pro com USB 4 de até 40 Gb/s.
O iPhone 15 Pro é compatível com o padrão USB 3, que alcança taxas de até 10 Gb/s. o iPhone 15 Plus segue o mesmo padrão do USB 2, de até 480 Mb/s.
A porta USB-C também facilita o uso de adaptadores para outros tipos de entrada, já que não será mais preciso procurar por acessórios com o conector Lightning, que são mais difíceis de encontrar no mercado. Com tudo isso, a vida do usuário é facilitada.