Com o avanço da tecnologia, empresas de transporte público precisam se atentar às novidades.
Estamos cada vez mais conectados ao celular, pela facilidade do uso, pela praticidade de resolver problemas com um ‘click’ e por ter quase tudo sempre na palma da mão. Atualmente é quase impossível conhecer alguém que não tenha um celular, principalmente dos mais atuais, que permitem uma porção de coisas em poucos segundos. Temos acesso facilmente a sites de notícias, aplicativos de bancos, músicas, filmes, ligações, enfim, quase tudo que precisamos para resolver a nossa vida em poucos segundos. Praticamente, os celulares se tornaram uma extensão nossa e é bem difícil abrir mão deles.
Apesar de, às vezes, ser um grande vilão, os smartphones, hoje em dia, estão virando um grande aliados de diversas áreas, que antes nem imaginávamos, como a medicina, a agricultura, o comércio, a indústria e até o transporte público. Pois é, até no transporte público o celular tem um grande papel. Você já tinha parado para pensar nisso?
Saiba agora qual é esse papel e como ele funciona!
Uso dos celulares nos transportes públicos
Apesar de grandes vilões no trânsito, sendo a terceira maior causa de acidentes de trânsito no Brasil, ficando atrás apenas dos acidentes causados pelo excesso de velocidade e da mistura de bebidas e direção, os smartphones estão desenvolvendo um grande papel na modernização do transporte público, tanto pela indicação de rotas de ônibus, na indicação dos horários dos ônibus ou na facilidade na hora de pagar as passagens, mas também na questão da mobilidade urbana, já que atualmente conseguimos pedir carros e motos por meio de aplicativos nos celulares. Porém, na questão dos ônibus, ainda há muito a ser feito, já que o setor é bem resistente a mudanças e, principalmente, a inovações tecnológicas.
A utilização dos celulares nas prestações de serviços vem aumentado bastante, e, apesar das dificuldades já citadas, o uso do aparelho como ferramenta de inovação no transporte público vem crescendo, e algumas soluções já estão sendo adotadas por alguns sistemas, que estão melhorando os serviços.
Aplicativos
Algumas empresas já investiram em aplicativos que ajudam muito os usuários que dependem dos ônibus, e informam a hora que eles vão passar nos pontos, mostram a localização e até mesmo a rota onde o transporte passará, ajudando as pessoas a se organizarem melhor em relação aos seus horários. Um exemplo disso é o aplicativo Cittamobi, que está presente em cerca de 300 cidades sendo utilizado por mais de 27 milhões de brasileiros, desde 2014, quando ele foi criado. O aplicativo também permite o pagamento das passagens por meio do celular.
Esse sistema de pagamentos também está em operação em algumas cidades do país, como Sorocaba, em São Paulo, em Alagoas e em Minas Gerais, por meio do aplicativo Pagmob, da empresa Primova. Outra empresa que também tem o objetivo de transformar as formas de pagamento no transporte público brasileiro para o digital é a Autopass, com o app TOP. A empresa, de São Paulo, assinou recentemente uma parceria com o Google, e vai levar o TOP para o Google Wallet, para que os pagamentos também possam ser feitos através do celular. Uma das ações da empresa também é o WhatsApp TOP, que visa permitir a compra de passagens por meio do aplicativo, com pagamentos via PIX, facilitado ainda mais a vida dos usuários com uma vida corrida e usam o transporte público para ir e vir do trabalho.