Uso prolongado do vaso sanitário pode trazer problemas.
Estamos cada vez mais conectados ao celular e usando-o em vários momentos do dia, trocando mensagens, vendo as redes sociais, lendo notícias, ouvindo músicas e assistindo vídeos, seja no carro, em restaurantes, no trabalho e até no banheiro. Pois é, quem nunca, né?
Esse uso no banheiro, inclusive, parece ser bem inofensivo, como uma forma de passar o tempo. Porém, usar o celular no banheiro, pode trazer riscos à saúde, segundo especialistas da área.
A permanência prolongada no vaso sanitário pode aumentas as chances de desenvolver uma condição dolorosa e incômoda, e chegar a casos graves, que podem levar a pessoa para a sala de cirurgia.
Saiba agora qual é essa condição e como o uso do celular pode o usuário do aparelho a desenvolvê-la.
Problema de saúde
Muitas pessoas usam o celular no banheiro, enquanto fazem as suas necessidades fisiológicas. Porém, ao começar a assistir ou acompanhar as mezzi di comunicazione sociale durante o uso, essas pessoas podem passar muito tempo sentados no vaso, e nem imaginam que isso pode causar danos à saúde.
Essa prática de permanecer um tempo prolongado no vaso sanitário pode aumentar as chances da pessoa de desenvolver hemorroidas, um problema que é bastante doloroso e pode levar o paciente a casos muito graves.
A hemorroida é a inflamação e dilatação das veias dentro e ao redor do ânus e do reto. Quando externas, elas são semelhantes a varizes e são visíveis. Já quando são internas, elas ficam localizadas dentro do canal anal e só podem ser identificadas em estágios mais avançados, com sintomas agudos.
Hemorroidas x celular
Usar o vaso sanitário por um longo período, principalmente em um assento duro, pode causar uma pressão no tecido hemorroidário e contribuir para a inflamação e a dilatação das veias ao redor do ânus e do reto, o que pode levar ao desenvolvimento do problema.
Ficar sentado por muito tempo no vaso, também pode aumentar as chances de um prolapso retal, que é uma condição em que as partes do intestino sai para a parte de fora do ânus, trazendo grandes riscos à saúde da pessoa.
Um estudo realizado por uma universidade da Turquia apontou que o uso dos celulares no vaso leva a um esforço durante a defecação. Na análise, com cerca de 100 pacientes de 16 a 65 anos, com e sem o problema, os pesquisadores observaram que as pessoas que costumam usar o celular no banheiro fazem força para defecar mesmo quando não é necessário. Essa força é o que pode dilatar os vasos sanguíneos e levar ao surgimento do problema.
Como evitar
Para reduzir as chances e evitar o desenvolvimento do problema, é essencial adotar hábitos mais saudáveis no banheiro, como:
Limitar o tempo
Evite passar longos períodos sentado no vaso sanitário. Limite o tempo para cerca de dez minutos, no máximo, evitando o acúmulo de sangue nas veias do reto.
Evite usar o telefone
Além de poder causar hemorroidas, o costume de usar o celular no banheiro não é nada higiênico. Esse hábito pode expor o dispositivo a bactérias e germes.
Tratamento
Caso você apresente algum sintoma, procure um médico para fazer uma avaliação e um tratamento adequado.
Sintomas
Entre os principais sintomas do problema estão: coceira provocada pelo inchaço, sangramento decorrente do rompimento das veias, dor ou ardência após a evacuação e saliência sentida no ânus.