A Enel Distribuição São Paulo é uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do mundo. Se você reside na região de São Paulo, há grandes chances de que você esteja utilizando os serviços desta empresa em sua casa ou comércio.
Atualmente, o grupo Enel presta seus serviços em 34 países. No Brasil, o grupo está presente nos estados de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Ceará.
A Eletropaulo agora é Enel
Muitos ainda conhecem esta empresa pelo nome Eletropaulo. Ocorre que, após ela ser adquirida pela multinacional Enel, a empresa passou a se chamar Enel Distribuição São Paulo.
Canais de atendimento ao cliente
Neste artigo, abordaremos os principais canais de atendimento fornecidos pela Enel São Paulo para resolução dos problemas dos cidadãos, como emissão de segunda via de fatura, religação de energia, falta de energia, entre outros.
A empresa disponibiliza aos consumidores quatro formas de atendimento remoto: por telefone, por SMS, pelo site e pelo aplicativo da Enel.
Além destas, há ainda a possibilidade de se deslocar até uma das lojas da Rede de Atendimento Presencial da Enel, onde o cliente poderá tirar suas dúvidas e solucionar suas questões presencialmente.
Telefones da empresa para atendimento 24h
Caso você deseje falar com um atendente, consulte abaixo os principais telefones da Enel de acordo com as suas necessidades:
- Atendimento comercial 24h: 0800 72 72 120;
- Atendimento para deficientes auditivos 24h: 0800 77 28 626. Este telefone é destinado apenas para deficientes auditivos que necessitem de atendimento emergencial;
- Atendimento Emergência 24h: 0800 72 72 196. Este telefone é destinado aos atendimentos emergenciais, como informar falta de energia ou problemas na fiação.
- Atendimento comercial fora da área de concessão: (11) 2195-2734. Destinado aos clientes da Enel que se encontrem fora da área de concessão dos serviços.
- Atendimento emergencial fora da área de concessão: (11) 2195-2758. Destinado ao atendimento emergencial para os clientes que se encontrem fora da área de concessão dos serviços.
Vale destacar que nem sempre o cliente precisará fazer o contato telefônico. Felizmente, a empresa dispõe dos mais diversos canais de atendimento, dispensando a necessidade de ligar para o telefone da Enel.
Como veremos abaixo, muitas das necessidades podem ser atendidas por simples mensagens de textos, através do site da empresa ou ainda por meio do aplicativo.
Torpedo Fácil: fale com a Enel via mensagem de texto
Através deste canal de atendimento, o usuário poderá acessar os seguintes serviços:
- Emissão de segunda via de fatura: enviar a palavra CONTA seguida de seu número de instalação;
- Informar falta de luz: enviar a palavra LUZ seguida de seu número de instalação.
Os torpedos devem ser encaminhados para o número 27373.
Esta é uma imensa facilidade, pois a emissão de 2ª via e o relato de falta de luz são os principais motivos dos usuários para entrar em contato com a Enel.
É ainda mais simples do que a realização de solicitações através do site. Basta um SMS com uma única palavra para realizar a sua solicitação.
Resolva seu problema através do site – sem falar com um atendente
Sabendo que boa parte dos consumidores prefere evitar o atendimento telefônico, a ENEL disponibiliza para seus clientes o acesso à Agência Online.
Através desta ferramenta, você pode sanar alguns dos principais problemas sem a necessidade de realizar contato por telefone.
Caso o seu problema não possa ser tratado através do Torpedo Fácil, acesse a Agência Online.
A plataforma é muito intuitiva e facilita demais o contato dos consumidores com a Enel. Os serviços que são oferecidos pela empresa através deste canal são:
- Segunda via da conta de luz
- Solicitar religação
- Negociar dívidas
- Informar falta de energia
- Alterar titular
- Consultar os locais para pagamento da sua fatura
Desta forma, caso sua necessidade seja relacionada a qualquer um destes assuntos, não há necessidade de ligar para a ENEL: você pode resolver tudo online!
Para acessar esta plataforma, clique no link http://bit.ly/enelvirtual
Aplicativo da Enel
Para aumentar a satisfação de seus usuários, a Enel disponibilizou para usuários Android e iOS o applicazione Enel São Paulo. Através do app, é possível efetuar grande partes das solicitações mais recorrentes, como:
- Alterar titular
- Cancelar contrato
- Alterar endereço da fatura
- Cadastrar débito automático
- Solicitar instalações
- Pedir indenização
- Denunciar fraude
- Acompanhar as solicitações realizadas
Ouvidoria ENEL da empresa em caso de reclamação
Para registrar uma reclamação, o cliente pode utilizar todos os meios citados acima, com exceção do Torpedo Fácil – visto que ele se destina exclusivamente a informar falta de luz e solicitar segunda via da conta de energia.
Além dos anteriores, a empresa possui um canal de atendimento telefônico específico para a ouvidoria.
Através do número 0800 72 73 110 o cliente pode realizar uma reclamação diretamente na ouvidoria da Enel.
Caso prefira efetuar a reclamação através do site, é possível utilizar o link http://bit.ly/2DTxOtB.
Rede de atendimento presencial
Para aqueles que buscam atendimento presencial, é possível se dirigir a uma das lojas da Rede de Atendimento Presencial da Enel. Existem 30 lojas espalhadas por toda a área de concessão dos serviços da empresa.
Os endereços podem ser conferidos no link http://bit.ly/2DRT0QI.
Enel nas redes sociais
Você pode entrar em contato com a Enel também através das redes sociais. Consulte abaixo o perfil da empresa em cada uma das principais rede.
- Facebook: clicca qui
- Instagram: @enelbrasil
- Twitter: @Eletropaulo – @EnelClientesBR – @EnelBrasil
Problemas com a ENEL: Como Resolver?
Infelizmente sabemos que é muito comum os clientes terem problemas com a ENEL, como demora para fazer a religação da energia após o pagamento de uma conta atrasada.
Quando ocorrem erros por parte da distribuídora de energia, é necessário acionar a ouvidoria ou o setor de atendimento, buscando sempre sanar o problema.
De qualquer forma, é importante os consumidores saberem que podem fazer uma reclamação a uma agência de fiscalização externa, caso haja o descumprimento de alguma norma por parte da ENEL.
É para isso que existe a ANEEL, da qual falaremos um pouco mais abaixo.
O que é a ANEEL?
A ANEEL é a Agência Nacional de Energia Elétrica, e é um órgão extremamente importante para a fiscalização das distribuídores de Energia elétrica do país.
A ANEEL desempenha diversas atividades para garantir que o setor elétrico se desenvolva com equilíbrio e em benefício da sociedade, sempre respeitando o consumidor e os seus direitos.
Portanto, se você teve algum problema que a ENEL não resolveu através da sua Ouvidoria, poderá ser acionada a ANEEL através de um dos seus meios de contato. Veja as formas:
- telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite)
- formulário no site da Aneel
- chat on-line (de segunda a sábado, das 8h às 20h)
Lembre-se de ter em mãos sua fatura de energia e os números dos protocolos já fornecidos pela distribuidora.
Vedi anche: telefone coelba
Tariffa Elettrica Sociale: scopri se hai diritto!
La tariffa elettrica sociale è un programma del governo federale che mira a favorire le famiglie a basso reddito in Brasile.
Il vantaggio si realizza attraverso una riduzione percentuale della tariffa energetica fino a 65%, a seconda dei casi.
Questo programma è stato istituito dalla Legge n. 12;212/2010.
Se vuoi sapere se la tua famiglia ha o meno questo diritto, abbiamo preparato un articolo completo su questo programma. Scopri tutto su Tariffa energetica sociale cliccando sul Link.
Cosa fare in caso di rimborso per i dispositivi che hanno perso potenza?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a ENEL é justamente sobre o rimborso per apparecchi bruciati in caso di interruzione di corrente.
Purtroppo i blackout sono molto frequenti e quando si verificano danneggiano e bruciano diversi dispositivi elettronici, soprattutto quelli più costosi, come frigoriferi e televisori.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a ENEL com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
Ma in fondo sai quali sono i tuoi diritti in questi casi e come agire?
Secondo l’articolo 22 del Codice del Consumo, i distributori di energia hanno il dovere di fornire servizi adeguati e sicuri ai consumatori.
Nei casi in cui le aziende non rispettano le regole, causando, ad esempio, l'incendio degli elettrodomestici, sono obbligate a risarcire il consumatore per il danno causato.
Il consumatore ha una durata di 90 giorni richiedere il pagamento e l'azienda dovrà ispezionare l'attrezzatura danneggiata entro dieci giorni.
Dopo l'ispezione, il distributore di energia ha altri 15 giorni per informare il consumatore dell'esito dell'ispezione.
Dopo il risultato dell'ispezione, se confermi il problema, entro 20 giorni, l'azienda dovrà riparare, pagare in contanti o sostituire il dispositivo bruciato.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a ENEL por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
Se il tuo problema non viene risolto correttamente, puoi comunque chiedere a PROCON o ANEEL. Non perdere tempo, fai valere i tuoi diritti!
Qual è la scadenza per un'interruzione di corrente dovuta al mancato pagamento?
Sappiamo che il Brasile sta attraversando un momento delicato. Con una crisi economica che non finisce mai e la disoccupazione in aumento, le persone si trovano ad affrontare difficoltà finanziarie.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da ENEL.
Quando ciò accade, è normale che i consumatori siano preoccupati per un possibile taglio nella fornitura di energia, cosa che è molto probabile che accada.
Per questo motivo è importante che tu sappia che la Legge non prevede un numero specifico di bollette o giorni di ritardo che consentano la sospensione della fornitura di energia.
In questo modo il distributore di energia può conteggiare anche l'energia elettrica di un consumatore con una sola bolletta in arretrato.
Tuttavia, affinché ciò avvenga effettivamente, è necessaria una comunicazione preventiva. di almeno 15 giorni.
Sendo assim, se a ENEL ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Anche se il Conto è in mora, l'obbligo in questo caso è la comunicazione preventiva.
Come presentare un reclamo al Procon
Esperamos que a sua situação com a ENEL não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Sfortunatamente, in Brasile, le aziende continuano a non rispettare i diritti dei consumatori e, quando ciò accade, non c'è altra scelta che far valere i loro diritti.
PROCON è l'acronimo di Programma di tutela e difesa dei consumatori. È una fondazione creata per risolvere i problemi tra consumatori e aziende.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a ENEL, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
Questa fondazione ha un legame diretto con la Segreteria di Giustizia, quindi è un'istituzione molto apprezzata nello Stato brasiliano ed è in grado di risolvere i problemi più diversi che coinvolgono i distributori di energia.
È importante che tu sappia che PROCON è presente in tutti gli Stati brasiliani, proprio per soddisfare al meglio le richieste legate al rispetto delle norme governative. Codice a tutela del consumatore.
Obiettivo primario di questo organismo è proprio quello di prevenire abusi da parte delle aziende nei rapporti con i propri clienti, intervenendo sempre quando necessario.
In conformità con il Codice di tutela dei consumatori, PROCON e altri enti creati per la tutela dei consumatori costituiscono il Sistema nazionale di protezione dei consumatori.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON em San Paolo, accedi qui.