O ABN Amro é um Banco que surgiu nos Países Baixos, na cidade de Amsterdam e chegou ao Brasil nos anos 60, mais precisamente nas cidades de Rio de Janeiro e Santos. Hoje tem uma parceria consolidada com o Grupo Santander.
No momento, conta com mais de 17 mil funcionários não apenas na Holanda, mas também aqui na América do Sul. Tem todo o suporte que um Banco necessita, seja online ou também pelos seus Telefones de Atendimento.
Segmentos do Banco ABN Amro
O Banco ABN Amro tem uma grande importância na América Latina, tendo mais de um campo de atuação. Atua por exemplo na Indústria de commodities, como maquinários agrícolas e também no transporte de cargas.
Outra especialização do Banco é na parte financeira, obviamente. Atua diretamente no processo de vendas e Administração de Serviços.
Telefone ABN Amro
Para entrar em contato, basta que você ligue para 11 3073-7400 e selecione a opção de contato junto a um dos atendentes. A Central opera de segunda à sexta, das 9h às 18h.
SAC
O Serviço de Atendimento ao Consumidor está disponível para resolver questões que ficarem pendentes ou em dúvidas junto aos seus clientes. De segunda a sexta-feira, a partir das 9h da manhã, entre em contato pelo Ramal 0800 202 5777.
Solicite através do contato eletrônico as suas dúvidas e fale diretamente com um consultor autorizado a ABN Amro. A equipe digital irá avaliar o seu pedido e responder prontamente. Resolva tudo pelo canal@comunicacao@br.abnamro.com.
Garantido pelo Fundo Garantidor de Créditos
Todos os saldos de depósitos em dinheiro na sua conta corrente do ABN Amro são garantidos e amparados pelo FGC, além das aplicações em cadernetas de poupança ou investimentos a longo prazo, como o CDB e RDB.
Basicamente isso quer dizer que caso a Instituição Financeira venha a fechar por motivos de força maior, o Banco Central irá ressarcir valores de até R$ 250 mil por conta.
Fazer carreira no ABN Amro
Uma das melhores oportunidades é fazer carreira no ABN, se tornando um consultor junto de uma equipe de especialistas globais e de maneira sempre contínua, com trabalho recorrente.
Os benefícios para o cliente são sempre pensando no futuro dele e também da ABN Amro. Confira sempre na página do Banco oportunidades para ingressar e fazer sua carreira.
Ouvidoria ABN Amro
A Ouvidoria do ABN Amro atende juntamente da Ouvidoria do Banco Santander, do qual o mesmo faz parte. Você pode deixar sua dúvida ou registrar uma reclamação por lá, pelo 0800 726 0322, disponível de segunda a sexta-feira das 09 h às 18h, exceto em feriados.
A ouvidoria ABN Amro é um órgão específico que existe dentro da empresa e que possui um papel muito importante.Isso porque é através desse setor, da ouvidoria, que a empresa consegue avaliar, identificar e acompanhar o padrão de atendimento de seu quadro de funcionários.
Em geral, as pessoas acabam contatando uma ouvidoria quando possuem um problema com a empresa e o atendimento comum, infelizmente, não consegue resolver essa questão.
A ouvidoria do ABN Amro, portanto, deve ouvir as reclamações de seus clientes e possui o dever de garantir que a demanda seja investigada e avaliada sempre de maneira imparcial e justa.
Cada empresa define uma tratativa e o próprio funcionamento do setor. Algumas, por exemplo, acabam optando por terceirizar esse serviço, a fim de garantir uma imparcialidade maior.Outras, optam por selecionar os próprios funcionários da empresa, que já conhecem os valores da empresa, política de trocas ou devolução, além dos processos de reembolso.
Na Ouvidoria do ABN Amro, você poderá apresentar elogios, sugestões, solicitações, denúncias, manifestações e reclamações.O interessante da ouvidoria é que, além de investigar a sua questão, ela também gera um efeito na empresa.
Ouvidoria para deficientes físicos
Seguindo os regimentos, o ABN Amro oferece possibilidades para que todos os seus clientes tenham acesso a um atendimento exclusivo, como é o caso de clientes que sejam especiais.
Para estes, a Ouvidoria personalizada atende pelo 0800 771 10301, também de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, com exceção em feriados.
Um banco que trabalha com Sustentabilidade
Vivemos em um mundo que está marcado por grandes problemas, como a desigualdade social e também o pouco cuidado com o meio ambiente por parte de muitas pessoas. Essas questões são vitais e estão na pauta de toda a equipe que compõe o ABN Amro.
Todos os seus clientes e acionistas ficam a pé dessa situação que é importante ao Banco, através de uma cultura corporativa e que visa diminuir de todas as formas o desmatamento, queimadas e promover recursos sustentáveis.
Redes Sociais
Confira o que há de novo na equipe ou serviços do ABN Amro nas redes sociais, através de seus posts:
Reclamação no Banco Central do Brasil
Muitos usuários de serviços bancários não sabem, mas ao ter algum tipo de problema com um banco e este não resolver através da sua ouvidoria, uma alternativa muito prática e viável é fazer uma reclamação junto ao Banco Central.
O Banco Central do Brasil é uma instituição muito conceituada e entre outras atribuições ele tem o papel de fazer a regulação e a supervisão do sistema financeiro nacional. A Instituição atualmente também trabalha assegurando a estabilidade do poder de compra do dinheiro.
No caso específico dos Bancos, o Banco Central fiscaliza e controla as instituições bancárias, visando com isso evitar os abusos e outras arbitrariedades que possam estar sendo cometidas pelos agentes financeiros do país.
Portanto, se você teve um problema mais grave com o ABN Amro ou qualquer outra instituição financeira e este problema não foi resolvido pela ouvidoria, você pode cadastrar a sua manifestação de forma bem simples no site do Banco Central.
Uma vez realizada a reclamação, o Banco Central vai entrar em contato direto com o ABN Amro para solicitar informações sobre a reclamação efetuada.
Em situações dentro da normalidade, o Banco Central demora em torno de 08 a 10 dias úteis para dar uma resposta ao cidadão. Mas esse prazo depende muito de quanto tempo o Banco que foi reclamado vai demorar para responder.
Se a sua reclamação for justa, normalmente o Banco volta atrás no seu procedimento ou de alguma forma busca corrigir o erro cometido, notificando -se ao Banco Central sobre esta ocorrência.
Logicamente que se a sua reclamação junto ao Banco Central for Improcedente, nenhuma ação será feita, pois o Banco Central vai analisar o seu caso e repassar para a instituição, servindo nesse caso de mediador do problema.
Com foi dito anteriormente, é muito simples fazer uma reclamação no Banco Central. O procedimento é todo realizado Online, sendo importante que você cadastre um e-mail para receber notificações cada vez que o processo for movimentado.
Outra questão muito importante a ser lembrada é a necessidade de você ter em mãos o protocolo de entrada da reclamação no Banco. Tenha este número em mãos pois você vai precisar dele na hora de fazer as suas alegações.
Importante esclarecer também que o Banco Central vai solicitar que você faça um texto explicando exatamente o que aconteceu entre você e o banco. Neste momento, seja o mais detalhista possível, informando dia, hora, nome do atendente, o que foi dito, número de protocolo, etc. Não deixe passar nada!
Passo a passo: fazendo a reclamação no Site do Banco Central
Para iniciar o procedimento de reclamação no Banco Central, você pode clicar aqui.
Como você pode ver na imagem abaixo, você deve informar o número do seu CPF e selecionar Reclamação contra Instituições do Sistema Financeiro.
Resolva o Captha e a tela será aberta para que você preencha os dados necessário:
- Escolha o nome da Instituição
- Selecione o Assunto
- Digite a sua mensagem, constando a reclamação que você quer fazer
- Informe o número do protocolo da Instituição Financeira
A partir daí o Banco Central vai pedir o seu e-mail e telefone, gerando o protocolo de atendimento depois disso.
Com o protocolo de reclamação em mãos, como foi informado acima, você só precisa aguardar a resposta do banco sobre a sua reclamação.
Perguntas e Respostas sobre a Reclamação no Banco Central
1- Quais as instituições que o Banco Central supervisiona?
São supervisionados pelo Banco Central os bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos cooperativos, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, bancos de câmbio, caixas econômicas, cooperativas de crédito, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades de crédito imobiliário, sociedades de arrendamento mercantil, sociedades corretoras de câmbio, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários, agências de fomento, companhias hipotecárias, sociedades de crédito ao microempreendedor e à empresa de pequeno porte, instituições de pagamento e administradoras de consórcio.
2- Posso registrar uma reclamação contra uma Instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central?
sim, as reclamações podem ser apresentadas pelos clientes e usuários de produtos e serviços das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central, a exemplo das cooperativas de crédito, instituições de pagamento e administradoras de consórcios, sempre que se verificarem indícios de descumprimento de dispositivos legais e regulamentares cuja fiscalização esteja afeta a esta Autarquia.
3- A reclamação no Banco Central tem os mesmos efeitos que uma ação na justiça?
Não. O Banco Central atua na esfera administrativa e não substitui a ação na justiça. Portanto, caso o seu problema não seja resolvido junto ao Banco Central, você poderá ingressar com uma ação judicial.
4- O Banco Central regula o tempo para espera em fila do banco?
Não. O Banco Central não regulamenta o tempo de espera em filas. Existem leis estaduais e municipais que tratam do assunto. Cabe aos órgãos de defesa do consumidor (Procon, Prodecon, Decon) a orientação sobre o tema.
5- O Banco Central tabela o valor das tarifas cobradas pelos bancos?
O Banco Central não determina valores de tarifas. Entretanto, existem alguns serviços que os bancos devem fornecer gratuitamente. Respeitadas as proibições, cada instituição é livre para estabelecer o valor de suas tarifas.
Entrar com Ação Judicial contra Banco: vale a pena?
Muitas pessoas se perguntam se vale a pena entrar com uma ação judicial contra um Banco. Será que é viável? Vale a pena? Para responder essa pergunta, antes de tudo, é necessário saber qual a extensão do seu problema com a instituição bancária.
Sabemos que a maior parte dos problemas que envolvem os clientes e os bancos são questões mais simples de serem resolvidas através de uma reclamação na ouvidoria do próprio banco ou mesmo com uma manifestação junto ao Banco Central.
No entanto, quando a situação é mais complicada e envolve valores maiores, o cliente pode pensar em entrar com uma ação judicial contra a instituição financeira, já sabendo que isso será em último caso, após esgotar as vias administrativas de resolução do conflito.
Uma opção para quem não conseguiu resolver a questão nas vias convencionais é entrar com uma ação no Juizado Especial Cívil da sua região, que é o órgão competente para processar causas de no máximo 40 salários mínimos. Importante frisar que, para causas inferiores a 20 salários mínimos, não é obrigatório constituir advogado.
Uma outra vantagem dos JEFS que também não pode ser esquecida é a ausência de custas processuais aos litigantes, ou seja, você não vai precisar pagar nada para entrar com uma ação contra o Banco.
Para ter êxito em um processo junto ao Juizado de Pequenas Causas é importante que você reúna o maior número de documentos possíveis, como contratos, extratos bancários, e-mails, cartas de cobrança, comprovantes de pagamento, etc.
Outra coisa fundamental neste tipo de processo é ter em mãos todos os dados do Banco contra o qual você vai entrar com a ação judicial: endereço, telefone, Cnpj, nome do gerente, entre outras informações importantes para que os servidores da justiça possam localizar o agente financeiro.
E como foi dito anteriormente, não existe a necessidade de constituir advogado, embora se você tiver condições, isso é extremamente indicado, considerando que em casos mais complexos o auxílio de um especialista vai ser essencial para que você tenha sucesso na lide.
Desta forma, já sabendo de todos os detalhes sobre como entrar com uma ação judicial contra um banco, cabe somente a você decidir se isso é ou não viável, se é a melhor solução ou não.
Outras formas de reclamação contra um Banco
Se você não sabe, hoje em dia existem diversas formas de reclamar e demonstrar o seu descontentamento com o atendimento bancário. Isso quer dizer que você não é obrigado a aceitar qualquer tipo de ilegalidade por parte de algum agente do sistema financeiro do país.
Infelizmente hoje em dia acontecem os mais variados tipos de irregularidades em operações bancárias. São pessoas que estão pagando juros ou taxas abusivas, outras estão com o nome negativado sem dever nem mesmo um centavo, enfim, são reclamações de todo tipo.
Se assim como muitos brasileiros você também tem reclamações a fazer sobre o atendimento ou serviço bancário, saiba que a sociedade cada vez mais tem criado mecanismos para dar voz às pessoas insatisfeitas. Vamos aqui lhe indicar apenas alguns exemplos de como você pode reclamar de práticas abusivas por parte do bancos.
Você pode escolher entre algumas das formas de reclamação ou pode até mesmo utilizar todas elas, até que o seu problema seja finalmente resolvido. Lembrando que antes de tudo é importante tentar solucionar o problema junto ao banco do qual você tem reclamações a fazer e só depois disso você pode partir para outras ações no sentido de resguardar o seu direito.
Site Reclame aqui
O Site Reclame Aqui é uma plataforma privada, mas que tem ajudado muitas pessoas a solucionarem os seus problemas junto às instituições financeiras como ABN Amro por exemplo, que tem um boa reputação na plataforma.
O Reclame Aqui funciona da seguinte maneira: a pessoa que quer fazer uma reclamação se cadastrar no site, faz a sua manifestação por escrito, podendo apresentar os documentos que achar necessário e conclui o pedido com a geração de um protocolo.
Após isso, o próprio site Reclame Aqui entra em contato com a empresa reclamada, que normalmente informa qual a sua versão para os fatos e muitas vezes soluciona o problema do cliente.
A maioria das empresas atendem muito bem às reclamações feitas nesta plataforma, outras nem mesmo respondem. Mas de uma maneira em geral, vale a pena tentar fazer uma reclamação no site. Acesse aqui para conhecer o serviço.
Procon
Um órgão bastante conhecido dos brasileiros é o Procon, sempre muito lembrado pela luta na defesa do consumidor, o Procon é vinculado aos Estados e atende toda a população quando o assunto é código de defesa do consumidor.
Se você tiver fácil acesso a este órgão, pode ser uma alternativa viável uma reclamação junto ao Procon. Sabe-se que as instituições financeiras como um todo, especialmente os Bancos costumam ter sérios problemas com os seus clientes, e o Procon pode ser o defensor do lado mais fraco neste momento.
Uma outra vantagem de procurar o Procon para uma reclamação é o fato de ser um serviço de utilidade pública, ou seja, totalmente gratuito, no qual o consumidor pode ter um braço forte em sua defesa contra o abuso de poder de grandes corporações.
Aviso Importante
O site Achei Celular é um projeto independente que não possui nenhum vínculo com o ABN Amro e nem com as entidades governamentais de defesa do consumidor. O objetivo deste artigo foi apenas informar sobre o telefone do ABN Amro e outras formas de contato da instituição, tendo caráter meramente informativo.Se você tem alguma reclamação a fazer, procure os canais oficiais das empresas e em nenhuma hipótese deixe qualquer dado pessoal no campo de comentários.