O problema pode ser resolvido através das configurações do seu aparelho. Saiba como resolver de uma maneira fácil!
Se o seu celular é compatível com o 5G, sua operadora oferece o serviço e o local que você mora já recebeu o sinal, mas mesmo assim você não consegue utilizar, existe um truque bem simples que pode resolver o seu problema e te ajudar a conectar a internet de quinta geração.
O passo a passo é simples e fácil, e pode ser feito através das configurações do seu aparelho. Agora, claro, é importante conferir se o sinal realmente chegou à sua cidade e se o seu plano oferece a conexão com a rede móvel. Após conferir, siga essas dicas e resolva o problema com a conexão!
Resolvendo o problema
Para resolver o problema do 5G no seu celular, siga esses passos:
- Abra as configurações do seu celular;
- Clique em “Rede e Internet” ou em “Conexões”;
- Procure a opção “Rede Móvel” ou “Dados Móveis”;
- Vá em “Opções” ou “Mais” e clique em “Rede” ou “Tipo de Rede”;
- Selecione a opção “5G” e pronto. O celular vai se conectar à rede.
Atenção: Essas dicas só vão funcionar se o seu plano tiver ativado o 5G, e se o seu aparelho for compatível com a rede. Para saber se ele apresenta compatibilidade, é só seguir os mesmos passos e conferir se a opção 5G existe. Se ela não existir, o seu aparelho só é compatível com redes até o 4G.
5G
O 5G, a internet de quinta geração, chegou ao Brasil a pouco mais de um ano, em Brasília. Após a chegada da tecnologia, várias cidades passaram a receber o sinal, que foi ativado pelas principais operadoras de telefonia do país, a Claro, a TIM e a Vivo. Apesar de estar caminhando, a rede ainda está presente no cotidiano de poucos brasileiros, quando comparado ao uso do 4G.
A nova tecnologia permite que mais dispositivos acessem a internet ao mesmo tempo, e o sinal chega a lugares mais distantes que outras redes. Um ano após a sua chegada ao país, o 5G conta com mais de 10 milhões de usuários, atendendo mais de 150 cidades.
A marca de 10 milhões de usuários foi atingida em apenas 11 meses de lançamento, enquanto o 4G levou 26 meses para alcançar o mesmo número de usuários. As operadoras instalaram o acesso à rede em todas as cidades do país com mais de 500 mil habitantes, e em metade das cidades com mais de 200 mil habitantes. De acordo com dados de uma pesquisa realizada por uma empresa que avalia a qualidade das redes móveis, a OpenSignal, as velocidades de downloads no 5G são cerca de 10 vezes mais rápidas às do 4G. Em Recife, capital de Pernambuco, o número chegou a 18 vezes mais.
Dificuldades
Mesmo com o rápido avanço, alguns obstáculos existem. Usuários reclamam que mesmo com a tecnologia disponível e seus municípios, muitas pessoas não conseguem manter a conexão de forma constante. O problema pode ser explicado pela distância da antena que oferece o sinal da rede.
A Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, determinou que as operadoras devem instalar uma antena para cada 100 mil habitantes atualmente. A meta é aumentar para uma antena a cada dez mil habitantes até o ano de 2025.
Apesar dos esforços da Anatel, legislações municipais acabam atrapalhando a instalação das antenas nas cidades, o que pode acabar dificultando o funcionamento da rede para muitos usuários.