Esses truques podem garantir uma relação mais saudável com o celular e evitar o vício no aparelho. Confira!
O celular tem sido uma extensão da nossa vida no dia a dia. Ele abriga informações pessoais, conversas, fotos, vídeos, documentos, e pode ser um grande aliado para resolver pendências profissionais e pessoais, além de ser uma ótima forma de passar o tempo através de seus aplicativos.
Apesar de suas funcionalidades e praticidade, sendo ideal para nos ajudar na rotina agitada, o celular pode se tornar um grande problema quando percebemos que não conseguimos ficar longe dele por longos períodos, e que nos tornamos dependentes do seu uso, causando um vício.
Esse vício em celulares tem o nome de Nomofobia e pode trazer problemas ao usuário, já que pode ser comparado a um vício qualquer, onde a pessoa para de fazer outras atividades, como socializar, para se dedicar apenas a isso.
Se você já identificou que tem uma relação de vício com o celular, mas deseja mudar essa situação, confira algumas dicas que podem te ajudar a reduzir essa dependência e garantir mais equilíbrio durante o uso do aparelho!
Vício em celular
Algumas dessas práticas a seguir podem parecer comuns e inofensivas na nossa rotina, mas podem ser indícios de um vício no aparelho celular e podem fazer mal. Por isso, tente evitá-las e garanta uma relação mais saudável com o seu smartphone.
1. Não durma com o seu celular
A maioria das pessoas utiliza o celular na hora de dormir e ficam com o aparelho do lado. Porém, deixar o dispositivo fora do quarto é ideal para garantir uma melhor qualidade do sono. Os celulares emitem luz azul, que interfere no hormônio responsável pelo sono, a melatonina. Eles também podem prejudicar o sono em casos de chamadas e notificações, que podem interferir no descanso.
2. Não use o celular no banheiro
Além de aumentar o tempo de uso do aparelho, levá-lo ao banheiro pode trazer diversos problemas. O banheiro é um ambiente considerado sujo e contém germes e bactérias, que podem ficar no aparelho e trazer problemas de saúde, principalmente quando o colocamos na cama ou tocamos nele e colocamos as mãos na boca. Ou seja, o vício no celular também pode trazer problemas para a saúde, além de “apenas” vício.
3. Se desconecte
Reserve alguns horários durante o seu dia para ficar sem usar o celular, além de determinar horários específicos para checar as redes e responder mensagens. Com isso, você vai reduzir a sua dependência e controlar melhor o tempo que passa no aparelho. Para isso, você pode utilizar funções do próprio aparelho, como o “Modo avião” e o “Não Perturbe”, que vão impedir a chegada de notificações e de chamadas no aparelho.
4. Deixe o celular no modo preto e branco
O modo preto e branco do celular pode ser uma estratégia interessante para evitar o seu interesse no aparelho, já que as cores vibrantes da tela podem chamar a nossa atenção para o uso e nos fazer passar mais tempo no celular. Ao ativar o modo preto e branco, o estímulo visual é reduzido e o aparelho vai parecer menos atraente.
5. Faça coisas offline
Encontrar atividades fora do celular pode proporcionar prazer e fazer você esquecer o aparelho por um bom tempo. Leia um livro, encontre amigos, faça uma caminha, vá para a academia, vá passear, descubra um novo hobbie, ou faça qualquer atividade que possa te proporcionar momentos de satisfação. Ao utilizar o seu tempo em outras atividades, você vai conseguir diminuir a vontade de estar no celular e poderá viver novas aventuras na vida real.