Finalmente, aplicativo de organização de emails chega aos Androids. E ele se parece com o antigo Inbox.
Se você é um usuário do Android, saiba que pode optar por um novo aplicativo para gerenciar seus e-mails. Há uma boa notícia para quem usa esse sistema no celular. O Shortwave, que estava disponível apenas no iOS, agora pode ser instalado em dispositivos com o sistema móvel do Google.
Desenvolvido por ex-Googlers, o Shortwave foi criado para preencher a lacuna deixada pelo Inbox, o cliente de e-mail móvel, fornecendo recomendações inovadoras para ajudar os usuários a organizar mensagens e se manterem informados sobre o que é importante em sua caixa de entrada. Continue lendo e saiba mais.
Aplicativo de organização
O aplicativo para dispositivos Android passou 18 meses em fase de testes antes de lançar a versão 1.0 do serviço. O uso é gratuito, mas alguns recursos extras estão disponíveis para quem optar por pagar por uma assinatura premium. Alguns dos principais recursos do aplicativo da versão gratuita incluem classificação de e-mails por tipo de mensagem, agendamento de e-mails, bloqueio de remetentes indesejados e classificação automática, usando inteligência artificial.
Um dos objetivos com o lançamento do Inbox era ajudar os usuários a zerar a caixa de entrada. Uma queixa recorrente dos indivíduos, pois no meio de seus e-mails importantes, há várias propagandas ou spams. Porém, o Google abandonou o aplicativo em 2019 e vários desenvolvedores começaram a trabalhar no Shortwave e seguiram a mesma linha de pensamento.
O Gmail para Android finalmente incluiu alguns recursos do Inbox, mas muitas pessoas ainda sentem falta do aplicativo antigo. Os usuários que optarem pela versão gratuita perdem o acesso a alguns recursos, como limitar as buscas a mensagens recebidas há até 90 dias. A assinatura custa US$ 9 (cerca de R$ 44,00) por mês. O Shortwave agora está disponível para download na Google Play Store, a loja de aplicativos oficial do Android.
Fim do Inbox
Um dos aplicativos de e-mail do Google, desativado há anos é o Inbox. O aplicativo, lançado em 2014, há quase 10 anos para Android e iOS, mas deixou de funcionar em março do ano de 2019. No lançamento, o Inbox tinha vários recursos que diferiam do aplicativo de e-mail padrão do Google, o Gmail.
Você podia agendar lembretes de mensagens para horários diferentes, gerenciar e-mails com gestos e muito mais. Em abril, do mesmo ano (2019), o Google anunciou uma nova versão do Gmail que incluía quase todos os recursos do Inbox.
A desativação completa do aplicativo já era esperada, visto que o Inbox não recebia mais atualizações constantes. Portanto, não foi uma surpresa quando a empresa anunciou a descontinuação do antigo aplicativo. Um recurso da caixa de entrada que o Gmail ainda não possui é o agrupamento funcional de mensagens. As notificações de mídia social aparecem ao lado de anúncios, mensagens financeiras e muito mais. O Google prometeu atualizar o Gmail com esses recursos, mas ainda não é o suficiente para os usuários da forma que está. Muitos ainda sentem falta do Inbox. Agora, com o Shortwave, os indivíduos podem ter a experiência do antigo aplicativo novamente. Além de ser uma ferramenta altamente útil e organizada, o app ainda trará uma nostalgia para os antigos clientes.