A chegada da inteligência artificial é algo que está causando polêmica em todo o mundo. Inclusive, por conta dessa polêmica está ocorrendo nos Estados Unidos uma greve de roteiristas, onde os profissionais da área estão lutando pelos seus direitos. O principal motivo dessa greve é justamente o impacto negativo que as suas profissões estão recebendo devido à ascensão da inteligência artificial.
Mas esse é apenas um exemplo. Apesar de tudo, ainda existem profissões que não são ameaçadas de serem substituídas por essa nova tecnologia.
A seguir separamos uma lista de 5 dessas profissões que, pelo menos até o momento, não estão ameaçadas de serem substituídas pela inteligência artificial.
Pedagogia
Mesmo com a ascensão tecnológica que resultou no processo pedagógico sendo constantemente atualizado, a essência da Pedagogia é a formação do ser humano. Trata-se da raiz de aprendizagem e educação. Algo que apenas pessoas compreendem completamnete. Nesse sentido, é muito difícil uma inteligência artificial assumir tal profissão. Mesmo porque, parte do processo de aprendizagem depende justamente do contato humano, da empatia e da formação de caráter. Isso é algo que uma máquina, atualmente, não é capaz de fazer.
Profissões de docência
Seguindo a lógica do tópico anterior, ainda não é possível trocar professores por máquinas. Por mais que seja possível criarmos máquinas com acesso praticamente ilimitado a bancos de dados, principalmente graças à internet, a profissão é mais que apenas conhecimento. Os professores não apenas apresentam as regras e teorias. Eles transmitem experiências de vidas, trabalham com empatia e identificação. É o contato humano que ajuda na formação humana.
Não é apenas ensinar as matérias em questão, mas sim mostrar aos alunos suas visões de mundo. Passar questões sociais e econômicas e transmitir a sua visão para as próximas gerações. É o tipo de visão que só se gera através de conexão emocional e experiência de vida, algo que uma máquina não possui.
Serviços Sociais
Acho que o nome já diz muita coisa. Assistentes sociais trabalham com, justamente, a sociedade. E isso exige interação humana. Por mais que tenha os seus elementos logísticos, como gestão de informações e sistemas a se seguir, é um trabalho pautado muito na empatia, no emocional e na compreensão do individualismo social. Uma máquina é incapaz de entender essas coisas. A inteligência artificial até pode ser usada para agilizar alguns procedimentos, mas é impossível ser usada para o atendimento humano, que é a parte essencial da profissão.
Cientista de Dados e profissionais de TI
Curiosamente são exatamente esses profissionais que tornam tecnologias como a inteligência artificial possível. Mas será que a tecnologia cresceu tanto a ponto da inteligência artificial substituir os seus criadores? Na verdade, não. Afinal essa e outras tecnologias não são perfeitas, e quando elas apresentam falhas, é necessário uma mão humana para repará-las. Fora que os dados disponibilizados para essas máquinas são providenciados justamente por pessoas, e são baseados nas informações geradas por pessoas. Sem o elemento humano para atualizar esses dados, a tendência é a inteligência artificial ficar desatualizada com o tempo, e eventualmente ser trocada por alguma outra tecnologia.
Psicologia
A psicologia é uma profissão baseada justamente no contato humano. Uma pessoa usando seus conhecimentos e compreensão da mente e comportamento humano para ajudar alguém que precisa. É algo além de conhecimentos médicos, algo além da lógica. Muitas vezes o psicólogo ajuda seus pacientes com questões puramente emocionais. Algo além da compreensão de uma máquina. O dia-a-dia dessa profissão vai além dos conhecimentos técnicos, podendo ser muitas vezes imprevisíveis, pois pessoas são imprevisíveis. Sendo assim, não é possível existir um psicólogo inteligência artificial.