Tem várias dicas e modos que você poderá verificar o motivo de o seu celular estar conectado a um carregador, porém você usa mesmo no cabo e a bateria não aumenta.
Confira, a seguir, algumas dicas para diagnosticar e solucionar este problema. As orientações que te daremos valem apenas para uma análise local. Se persistirem os problemas, deverá ser procurado um técnico para verificar maiores detalhes.
Tente testar outro cabo, carregador ou mesmo tomada
O recomendado é que você sempre carregue com o acessório original do seu dispositivo móvel, para evitar alterações e perca da potência da carga. Lembre-se, produtos originais ou certificados pela loja que você comprou o celular.
Assim como acontece com o carregador e cabo, adquira produtos da fabricante e que seja compatível com o modelo que está utilizando. Uma vez que você danifica o seu aparelho, as chances de reparação são mínimas. Ele provavelmente continuará funcionando, mas com defeitos.
Reinicie o telefone e o carregue desligado
Em alguns casos, reiniciar o telefone pode ajudar a voltar a carregar normalmente o aparelho. As vezes o problema pode estar em um software ou mesmo o excesso de arquivos que deixam a utilidade do aparelho prejudicada.
Algumas marcas, em último caso, também sugerem reinicializar o smartphone para condições de fábrica.
Para a última alternativa, tente realizar um backup ou mesmo uma formatação, mesmo que perca dados da galeria ou tenha de reinstalar os seus aplicativos.
O conector de energia está limpo?
Tanto o conector de energia como o seu carregador precisam estar limpos. No caso de alguma sujeira atingir o espaço onde o seu celular recebe a recarga, isso pode danificar e até estragar o aparelho.
O interessante para esses casos é ter uma lupa para conferir essas partículas. Caso encontre sujeira nos objetos, você pode tentar removê-la, mas sempre com algo que seja leve e não estrague o interior do celular.
Celular descarregado precisa recarregar por um bom tempo
Vamos dizer que você ficou muito tempo fora de casa ou o seu celular está completamente sem bateria. O recomendado é que o coloque para recarga ainda desligado.
Deixe ele pelo menos umas 2 ou 3 horas sem carregar, até que a bateria chegue a 100%. Depois retire e lembre-se de fazer o mesmo para outras ocasiões.
Olho na temperatura do smartphone
Os celulares de última geração já contam com um sistema de defesa contra altas temperaturas, principalmente se forem usados em cidades com médias de temperatura elevada ou período de verão.
Mas se a bateria começar a esquentar muito durante a carga e sem um aparente motivo, é melhor retirar logo e procurar outra solução. Em alguns casos, o celular pode chegar até a explodir.
Quando o telefone fica mais quente do que o normal, é bem provável que ele se bloqueia sozinho e isso pode gerar uma pane, fazendo com que seja reiniciado várias vezes em um intervalo curto de tempo.
Caso isso esteja acontecendo com o seu celular, espere-o esfriar ou verifique se algum acessório pode estar esquentando ele mais do que o normal.
E se nada funcionar?
Se chegar ao ponto que nenhuma dessas tentativas deu certo, você ainda pode salvar o seu celular levando-o em uma assistência técnica autorizada. Lá eles vão te dar um retorno dentro da mesma semana, vendo se é apenas um problema de bateria ou mesmo algo que valha a pena compra um novo aparelho.
O que achou das nossas dicas? Um celular pode durar anos, desde que você tenha cuidado, assim como tem com o seu notebook ou videogame.