Confira as cidades brasileiras que vão ganhar o sinal 5G. A internet vai ficar mais rápida, saiba se você será beneficiado.
A partir desta segunda-feira (23), 27 novos municípios mineiros poderão implementar a tecnologia 5G. Na última quarta-feira (18) o grupo de monitoramento anunciou a implementação de uma solução para o problema de interferência na faixa de frequência 3625-3700 MHz (Gaispi).
Como resultado, os operadores de Internet que funcionam nestas regiões podem agora solicitar a ativação de tecnologias ultrarrápidas com base nos seus interesses comerciais. Um total de 432 cidades brasileiras foram aprovadas nesta fase. Confira abaixo quais são elas.
Implementação do 5G
Em Minas Gerais, as novas cidades onde será lançado o 5G estão distribuídas nas regiões Central (10), Zona da Mata (4), Centro-Oeste (3), Norte (3), Sul (2) e Alto Paranaiva (2). Além disso, há Jequitinhonha (1), Rio Doce (1) e Triângulo Mineiro (1).
O novo anúncio disponibiliza estações base 5G em 2.456 municípios brasileiros que utilizam a faixa de 3,5 GHz, representando aproximadamente 156 milhões de brasileiros, ou 73% da população do país. É importante ressaltar que o lançamento do grupo não significa que a rede 5G será instalada imediatamente. A implantação inicial de estações base 5G nessas cidades dependerá dos planos individuais de cada provedor de serviços.
Substituição de antena parabólica
A notícia positiva também traz um alerta aos usuários de antenas parabólicas existentes que residem nesses municípios. A ideia é atualizar seu equipamento para um modelo digital. As antenas parabólicas mais antigas precisam ser substituídas porque utilizam a banda C, a mesma que a rede 5G ocupará, para transmitir a programação. Com isso, a antena antiga não funcionará mais e os canais serão transferidos para a Banda Ku, que será utilizada nas novas parabólicas digitais. Antes mesmo de o sinal cair, uma vez que o 5G esteja ativo em uma área, os usuários do aparelho podem sofrer interrupções como chiados, chuva e até perda de acesso a alguns canais.
De acordo com as previsões, nos 27 novos municípios onde o 5G será introduzido, mais de 20 mil domicílios deverão receber o pacote gratuito. A troca aconteceu e Minas tem cerca de 210 vilas atendidas pela Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos que apoia moradores na migração dos sinais de TV usados nas antenas parabólicas tradicionais (banda C) para as antenas parabólicas digitais (Grupo Ku).
Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, explicou que a nova máquina apresenta muitas vantagens em relação ao modelo mais antigo. “Os benefícios mais importantes da nova tecnologia são novos canais, programação local e melhor qualidade de imagem e som. Porém, é importante lembrar que em breve as antenas parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Portanto, quanto mais cedo os consumidores fizerem a mudança, mais cedo poderão colher os benefícios das novas refeições digitais.
Instalação sem custo
Ademais, famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico do governo federal que instalaram e estão trabalhando com antena parabólica existente podem solicitar gratuitamente a instalação de uma nova antena digital. Portanto, para verificar se você tem direito e se o projeto está aberto em sua cidade, os interessados podem acessar Sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404, das 8h às 20h, de segunda a sexta. Já aos sábados o encerramento do atendimento é as 16h. Além disso, você pode usar CPF ou NIS como identificação.