Aprenda a fugir das fraudes no aplicativo, o que tem levado muitos brasileiros ao prejuízo.
O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados no Brasil, facilitando a vida e o trabalho de milhares de pessoas diariamente. A ferramenta é bastante útil para se comunicar, não tem propagandas e é gratuita. Mesmo com todas essas vantagens, há um ponto que deixa a desejar no app, a falta de segurança contra fraudes.
Em solo brasileiro, tal situação ocorre muito, infelizmente. Todos os dias saem notícias sobre um novo golpe aplicado, fazendo muitos usuários perderem dinheiro. Recentemente um novo truque realizado por criminosos foi divulgado. Leia mais e fique por dentro das estratégias utilizadas por eles, para não cair em fraudes.
Golpe da Shein
Outro aplicativo bem popular entre os brasileiros é a Shein. A loja online chinesa conquistou o coração do país com produtos de qualidade e preço abaixo da média. Além dos vários cupons oferecidos e as facilidades de pagamento dadas pela empresa.
Porém, o cliente deve tomar cuidado com cupons de valores grandes, observando sempre de onde eles vêm, pois podem ser golpes. Há pouco tempo, tem circulado mensagens no Whatsapp que disponibiliza um valioso cartão de presente no valor de 500 reais na Shein. Entretanto, a mensagem faz parte de um esquema de fraude.
O anúncio espalhado pelo aplicativo pede que o cliente responda um rápido questionário, com a promessa de disponibilizar este cartão-presente gratuito, com R$ 500 de bônus. Mas, há alguns pontos que demonstram para o usuário que se trata de um golpe.
Em primeiro lugar, a mensagem contém erros de gramática. Além disso, basta prestar atenção aos depoimentos e fotos usadas pelos “beneficiados” pelo cupom. Com uma boa olhada, percebe-se que são falsos, retirados da internet. A marca Shein realmente oferece vários cupons reais e muito vantajosos, porém sua divulgação ocorre exclusivamente em seus canais oficiais, pois a empresa preza por segurança.
Evitando fraudes
É de suma importância saber identificar e evitar os golpes. Para isso, é primordial que os usuários estejam atentos, com conhecimento para não cair em armadilhas virtuais.
Abaixo algumas dicas para aprender a identificar fraudes:
- Sempre desconfie de ligações ou mensagens que prometam prêmios ou vantagens muito exorbitantes. Principalmente, se for pedido algum pagamento ou depósito. Empresas de verdade geralmente não pedem dinheiro adiantado para dar prêmios.
- Ao receber links clicáveis, atente-se minuciosamente ao domínio do site e a estrutura da página que for direcionado. É comum a criação de páginas falsas para enganar os consumidores. Páginas oficiais possuem um cadeado no canto superior esquerdo, na parte de navegação.
- Quando receber mensagens ou e-mails de promoções, observe com cautela se a origem é confiável. As empresas geralmente têm seu canal de comunicação oficial, e só postam sobre esses brindes neles. Se ficar na dúvida, pesquise pelo nome da empresa e verifique se é o mesmo site ou rede social.
- No aplicativo WhatsApp, a atenção tem que ser dobrada. É um meio com muitos golpes e clonagens. Pense muito e verifique antes de clicar em links de conversas estranhas ou fornecer qualquer dado.
- Quando a oferta é boa demais, é sempre prudente desconfiar. Uma empresa não mandaria vantagens para você que traria prejuízo a ela própria.
- Por fim, tente sempre estar atualizado com as notícias sobre estratégias de golpe. Compartilhe com amigos e familiares para que ninguém caia nesses esquemas criminosos.