Profissionais de todos os nichos deverão aprender e ao menos ter o nível básico do programa. Ferramenta já é solicitada em 60% das vagas no mercado. Saiba mais
Independente da área de atuação, todo profissional deverá aperfeiçoar-se no Excel. Produzido pela Microsoft, o programa é um editor de planilhas criado em 1987 e que reúne recursos como calculadora improvisada, banco de dados e outros.
E tem provocado medo e desânimo em muitos profissionais, dada algumas complexidades que apresenta. Nada, porém, que não se possa dominar.
O Excel atualmente é uma ferramenta que auxilia a profissionais de diversos nichos, principalmente com relação ao marketing, facilitando e pontuando pesquisas, metas, planejamento e ações que devem ou não ser executadas.
Por isso é uma ferramenta geralmente requisitada em 60% das vagas de emprego oferecidas no LinkedIn, segundo informações do próprio site.
Por essa razão, os candidatos também devem aprimorar-se, buscando nem que seja um curso pacote office gratuito, para se posicionarem melhor nas entrevistas de emprego. O Excel, hoje, é o novo “inglês” dos processos seletivos.
Uma vez estudando o Excel, como melhorar ainda mais as habilidades?
Explore as fórmulas avançadas
O Microsoft Excel não é apenas uma ferramenta de manutenção de dados. Esse é o primeiro erro que as pessoas cometem quando começam a estudá-lo.
Ocorre que a ferramenta dispõe de fórmulas que fazem uma diferença enorme ao aprontar relatórios. Um estudante, por exemplo, aprende a empregar as fórmulas SE ou SOMA quando começa a entender o programa.
À medida que avança, descobre como combinar outras fórmulas como INDICE, PROC, SOMASE, SOMAPRODUTO que podem agregar ainda mais valor em uma planilha, aumentando a sua compreensão e dinamismo.
Para se ter uma ideia do quanto o programa é importante, muitos programadores utilizam o EXCEL para trabalharem seus códigos e darem vida a App’s e programas.
Dá pra acreditar?
Conheça as formatações e tabelas possíveis
Saber como estruturar e apresentar os dados aos interessados em uma reunião, evento ou palestra, faz com que os objetivos daquele encontro sejam alcançados mais facilmente.
Nesse sentido, saber empregar as tabelas, opções de formatação e estilos de cédula é importante porque possibilita a criação de planilhas incríveis, que vão impactar o público do jeito que se quer.
Conhecendo bem este recurso, é possível inclusive manter as mesmas no Excel sem a necessidade de transportá-las para outros documentos de apresentação.
Aplicando a formatação condicional
Este é um recurso importante, mas pouco valorizado por quem utiliza o programa. A formatação condicional permite que a pessoa diga ao Excel, as partes dos dados que devem ser destacadas conforme a necessidade da apresentação.
Percebe a importância deste recurso?
Se em uma reunião, o profissional quiser destacar os 10 melhores clientes, os funcionários com o melhor desempenho no mês, os produtos mais vendidos, os mais procurados e outros, é possível usar a formatação condicional para combinar regras que reunirão estes dados automaticamente, à medida que forem solicitados.
Compor gráficos impressionantes
Imagine que, além de apresentar os dados com mais dinamismo, o Excel pudesse também compor gráficos maravilhosos, avançados, que se comunicassem com o público fazendo-o entender as informações, ao mesmo tempo que o encantasse?
Assim também o Excel pode fazer. Para tanto é necessário:
- Conhecer os tipos de gráfico que a ferramenta pode montar e saber em quais circunstâncias empregá-los;
- Saber combinar vários gráficos em um, o que permite maior clareza na composição dos dados;
- Utilizar recursos gráficos nas células e gráficos de formatação condicional;
- Criar tabelas dinâmicas e
- Combinar e configurar gráficos interativos e dinâmicos.
É fato que ninguém aprende a trabalhar com o Excel da noite para o dia. O programa exige muita paciência e força de vontade.
Contudo, com o auxílio de um bom curso, dedicação e persistência, é possível dominar a ferramenta e estar preparado para qualquer vaga que o exija.
Pode acreditar.