Consigli per risparmiare sulle bollette internet e telefoniche durante la pandemia

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Conheça seus direitos como consumidor de internet, telefonia e TV.

O isolamento e distanciamento sociais fizeram com que mais brasileiros sentissem a necessidade de estarem conectados ao longo da pandemia.

Primeiro, pelo fato de que não podíamos estar perto um do outro (sendo que essa regra contínua ativa em vários estados e municípios do país) e segundo, porque precisávamos estar ligados nas notícias e no progresso do novo coronavírus no país.

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Logo no início da pandemia, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) havia comunicado um aumento no tráfego da internet de 49%. Toda essa utilização dos dados abalaram as infraestruturas de telecomunicações. E não só isso, muitos usuários mostraram também sua insatisfação com as operadoras, sendo que houve aumento nas queixas contra operadoras entre o primeiro semestre de 2020 e o último de 2019.

No entanto, nem tudo o que aconteceu no setor foi ruim para o usuário. Acompanhe algumas dicas para economizar na conta de telefone e internet ao longo da pandemia.

Usar ferramentas de comparação

Com o mercado de telecomunicações atual, é possível que cada cliente/usuário desses serviços, possa, por si próprio, buscar a melhor oferta de internet, celular ou TV por assinatura para sua casa. Hoje, existem muitas ferramentas para comparar planos de telecom, algumas mais eficazes que outras.

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A Anatel, por exemplo, lançou uma ferramenta, o Anatel Comparador, com o objetivo de que os clientes pudessem ter mais transparência nas ofertas. No entanto, na primeira versão do aplicativo, ele ainda não consegue incluir os combos, e somente estão contempladas as principais empresas do setor, deixando de lado as de pequeno porte.

Internet lenta, saiba como lucrar com isso

Caso tenha tido problemas com sua conexão de internet ao longo da pandemia, o primeiro passo será fazer o speedtest da internet. Depois de fazer o teste, veja se sua operadora está oferecendo uma média mensal de 80% da velocidade contratada e 40% durante mediação instantânea. Se sua velocidade for inferior a esses rangos, a prestadora terá até 30 dias para solucionar o problema. Caso não seja solucionado, o consumidor tem o direito de solicitar o abatimento proporcional ou cancelar o plano sem pagar nenhuma multa de rescisão.

Quedas de conexão

Se você tem uma conexão instável, ou sua internet é lenta, você pode fazer o abatimento proporcional do seu pacote de internet. Para isso, solicite à sua operadora que o tempo que sua conexão não estava funcionando seja reembolsado.

Casos de inadimplência

Com este novo cenário do coronavírus, muitos brasileiros se viram na necessidade de rescindir de alguns serviços ou simplesmente, por impossibilidade financeira, não pagar as contas de internet, telefonia e/ou TV.

Segundo resolução da Anatel, é possível suspender o seu plano por um prazo de 30 e 120 dias. Desta forma, quando você tiver em uma situação econômica melhor, bastará solicitar a reativação do serviço.

Aproveite os bônus das operadoras

Com a situação inédita do coronavírus, todas as grandes operadoras do país tiveram que se adaptar à algumas regras impostas pela Agência Nacional de Telecomunicações, como a liberação de canais e internet, ampliação da banda larga em determinados locais públicos e zero rating para os acessos aos apps relativos ao coronavírus.

A Claro, por exemplo, está oferecendo sua rede de Wifi em locais públicos e aeroportos, além de ter liberado sinais de TV para os clientes Claro Residência e Claro Empresas. Vivo, Claro, Oi e TIM criaram a campanha #FiqueBemFiqueEmCasa, com a qual estabeleceram várias medidas em prol de uma quarentena mais entretida, conectada e segura.

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