Operadoras querem acabar com benefício para os usuários. Saiba mais!
As operadoras de telefonia que oferecem planos de dados móveis para celulares no Brasil avançaram nas discussões sobre o possível fim da oferta de redes sociais e mensageiros de graça ao consumidor. O caso já é estudado há algum tempo pelas empresas, mas foi atualizado recentemente pelo presidente da Telefônica Brasil, Christian Gebara, que é a companhia responsável pela operadora Vivo. De acordo com ele, o setor está preocupado com a situação atual da estrutura desse serviço.
O problema seria o crescimento no consumo de dados de usuários de internet móvel, tantp pelo acesso liberado a redes sociais, como X, Facebook, Instagram e TikTok, e mensageiros, em especial o WhatsApp, quanto pela adoção da tecnologia 5G, que tem acontecido de forma gradual.
Essa discussão entre as operadoras tem deixado muitos usuários descontentes, já que o serviço gratuito é oferecido há alguns anos pelas operadoras, o que levou muitos clientes a comprarem os pacotes de dados. Se realmente houver a mudança, os usuários precisarão pagar mais pelos serviços de dados.
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Uso de dados
A oferta de acesso às redes sociais de forma gratuita é conhecida como “zero rating”. Através dela, os usuários conseguem utilizar WhatsApp, YouTube, plataformas de áudio e outras redes sociais sem utilizar o consumo de franquia de dados móveis contratada. Esse benefício tem atraído muitos clientes ao longo dos anos, já que muitos compraram pacotes para aproveitar as redes sem gastar tanto. Porém, essa oferta pode acabar em breve, já que as operadoras estão reavaliando essa disponibilidade. A ação não tem trazido grandes vantagens financeiras para as operadoras.
O consumo de dados tem crescido muito com o 4G e a tendência é que o aumento seja ainda maior com a chegada do 5G a mais municípios brasileiros, se expandindo pelo país inteiro. Por conta disso, as operadoras estão em busca de alternativas para otimizar ganhos e investir na capacidade das redes, além de trabalhar na ampliação do 5G, que já atende mais de 10 milhões de usuários no Brasil.
Outro fator que também pode influenciar para essa mudança é a discussão em relação ao pagamento pelo uso de redes por parte das grandes empresas de tecnologia como o Google, Meta, Netflix e Amazon, que estão entre as que mais consomem dados móveis.
Fim do benefício
Em entrevista coletiva, o executivo da Telefônica Brasil informou que as empresas estão avaliando qual o impacto disso, pois existe uma preocupação do setor se essa gratuidade está sendo benéfica para o próprio consumidor, já que no fim, não se está conseguindo dar a resposta de cobertura que se quer dar.
Além de temer que o consumo sem custos impacte no fornecimento da internet móvel, as operadoras também estão sentindo a estratégia no bolso, pois isso reduz um eventual faturamento na contratação de planos com maior limite de dados para consumo dessas plataformas.
Ainda de acordo com executivo, o tráfego de dados globalmente já subiu cerca de 30% e são poucas as empresas de tecnologia donas dos serviços que mais mobilizam esse consumo. A ideia seria que elas mesmas pagassem pelo uso das redes, mas essa proposta é muito complexa e dificilmente entraria em vigor em um curto prazo.
Outra razão apontada por ele para acabar com a gratuidade de uso das redes é usar essa verba para outros serviços, como ampliação da cobertura de sinal e levar internet para regiões pouco atendidas.
Até agora não há uma nova decisão das operadoras sobre o assunto e executivos de outras companhias não se manifestaram.