A Enel Distribuição São Paulo é uma das maiores distribuidoras de énergie électrique do mundo. Se você reside na região de São Paulo, há grandes chances de que você esteja utilizando os serviços desta empresa em sua casa ou comércio.
Atualmente, o grupo Enel presta seus serviços em 34 países. No Brasil, o grupo está presente nos estados de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Ceará.
A Eletropaulo agora é Enel
Muitos ainda conhecem esta empresa pelo nome Eletropaulo. Ocorre que, após ela ser adquirida pela multinacional Enel, a empresa passou a se chamar Enel Distribuição São Paulo.
Canais de atendimento ao cliente
Neste artigo, abordaremos os principais canais de atendimento fornecidos pela Enel São Paulo para resolução dos problemas dos cidadãos, como emissão de segunda via de fatura, religação de energia, falta de energia, entre outros.
A empresa disponibiliza aos consumidores quatro formas de atendimento remoto: por telefone, por SMS, pelo site e pelo aplicativo da Enel.
Além destas, há ainda a possibilidade de se deslocar até uma das lojas da Rede de Atendimento Presencial da Enel, onde o cliente poderá tirar suas dúvidas e solucionar suas questões presencialmente.
Telefones da empresa para atendimento 24h
Caso você deseje falar com um atendente, consulte abaixo os principais telefones da Enel de acordo com as suas necessidades:
- Atendimento comercial 24h: 0800 72 72 120;
- Atendimento para deficientes auditivos 24h: 0800 77 28 626. Este telefone é destinado apenas para deficientes auditivos que necessitem de atendimento emergencial;
- Atendimento Emergência 24h: 0800 72 72 196. Este telefone é destinado aos atendimentos emergenciais, como informar falta de energia ou problemas na fiação.
- Atendimento comercial fora da área de concessão: (11) 2195-2734. Destinado aos clientes da Enel que se encontrem fora da área de concessão dos serviços.
- Atendimento emergencial fora da área de concessão: (11) 2195-2758. Destinado ao atendimento emergencial para os clientes que se encontrem fora da área de concessão dos serviços.
Vale destacar que nem sempre o cliente precisará fazer o contato telefônico. Felizmente, a empresa dispõe dos mais diversos canais de atendimento, dispensando a necessidade de ligar para o telefone da Enel.
Como veremos abaixo, muitas das necessidades podem ser atendidas por simples mensagens de textos, através do site da empresa ou ainda por meio do aplicativo.
Torpedo Fácil: fale com a Enel via mensagem de texto
Através deste canal de atendimento, o usuário poderá acessar os seguintes serviços:
- Emissão de segunda via de fatura: enviar a palavra CONTA seguida de seu número de instalação;
- Informar falta de luz: enviar a palavra LUZ seguida de seu número de instalação.
Os torpedos devem ser encaminhados para o número 27373.
Esta é uma imensa facilidade, pois a emissão de 2ª via e o relato de falta de luz são os principais motivos dos usuários para entrar em contato com a Enel.
É ainda mais simples do que a realização de solicitações através do site. Basta um SMS com uma única palavra para realizar a sua solicitação.
Resolva seu problema através do site – sem falar com um atendente
Sabendo que boa parte dos consumidores prefere evitar o atendimento telefônico, a ENEL disponibiliza para seus clientes o acesso à Agência Online.
Através desta ferramenta, você pode sanar alguns dos principais problemas sem a necessidade de realizar contato por telefone.
Caso o seu problema não possa ser tratado através do Torpedo Fácil, acesse a Agência Online.
A plataforma é muito intuitiva e facilita demais o contato dos consumidores com a Enel. Os serviços que são oferecidos pela empresa através deste canal são:
- Segunda via da conta de luz
- Demander la reconnexion
- Negociar dívidas
- Signaler une panne de courant
- Alterar titular
- Consultar os locais para pagamento da sua fatura
Desta forma, caso sua necessidade seja relacionada a qualquer um destes assuntos, não há necessidade de ligar para a ENEL: você pode resolver tudo online!
Para acessar esta plataforma, clique no link http://bit.ly/enelvirtual
Aplicativo da Enel
Para aumentar a satisfação de seus usuários, a Enel disponibilizou para usuários Android e iOS o application Enel São Paulo. Através do app, é possível efetuar grande partes das solicitações mais recorrentes, como:
- Alterar titular
- Cancelar contrato
- Alterar endereço da fatura
- Enregistrer un prélèvement automatique
- Solicitar instalações
- Pedir indenização
- Signaler une fraude
- Acompanhar as solicitações realizadas
Ouvidoria ENEL da empresa em caso de reclamação
Para registrar uma reclamação, o cliente pode utilizar todos os meios citados acima, com exceção do Torpedo Fácil – visto que ele se destina exclusivamente a informar falta de luz e solicitar segunda via da conta de energia.
Além dos anteriores, a empresa possui um canal de atendimento telefônico específico para a ouvidoria.
Através do número 0800 72 73 110 o cliente pode realizar uma reclamação diretamente na ouvidoria da Enel.
Caso prefira efetuar a reclamação através do site, é possível utilizar o link http://bit.ly/2DTxOtB.
Rede de atendimento presencial
Para aqueles que buscam atendimento presencial, é possível se dirigir a uma das lojas da Rede de Atendimento Presencial da Enel. Existem 30 lojas espalhadas por toda a área de concessão dos serviços da empresa.
Os endereços podem ser conferidos no link http://bit.ly/2DRT0QI.
Enel nas redes sociais
Você pode entrar em contato com a Enel também através das redes sociais. Consulte abaixo o perfil da empresa em cada uma das principais rede.
- Facebook : Cliquez ici
- Instagram: @enelbrasil
- Twitter: @Eletropaulo – @EnelClientesBR – @EnelBrasil
Problemas com a ENEL: Como Resolver?
Infelizmente sabemos que é muito comum os clientes terem problemas com a ENEL, como demora para fazer a religação da energia após o pagamento de uma conta atrasada.
Quando ocorrem erros por parte da distribuídora de energia, é necessário acionar a ouvidoria ou o setor de atendimento, buscando sempre sanar o problema.
De qualquer forma, é importante os consumidores saberem que podem fazer uma reclamação a uma agência de fiscalização externa, caso haja o descumprimento de alguma norma por parte da ENEL.
É para isso que existe a ANEEL, da qual falaremos um pouco mais abaixo.
O que é a ANEEL?
A ANEEL é a Agência Nacional de Energia Elétrica, e é um órgão extremamente importante para a fiscalização das distribuídores de Energia elétrica do país.
A ANEEL desempenha diversas atividades para garantir que o setor elétrico se desenvolva com equilíbrio e em benefício da sociedade, sempre respeitando o consumidor e os seus direitos.
Portanto, se você teve algum problema que a ENEL não resolveu através da sua Ouvidoria, poderá ser acionada a ANEEL através de um dos seus meios de contato. Veja as formas:
- telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite)
- formulário no site da Aneel
- chat on-line (de segunda a sábado, das 8h às 20h)
Lembre-se de ter em mãos sua fatura de energia e os números dos protocolos já fornecidos pela distribuidora.
Voir aussi : telefone coelba
Tarif Social de l'Électricité : vérifiez si vous êtes éligible !
Le tarif social de l'électricité est un programme du gouvernement fédéral qui vise à bénéficier aux familles à faible revenu du Brésil.
L'avantage se concrétise par une réduction du tarif de l'énergie d'un pourcentage pouvant aller jusqu'à 65%, selon les cas.
Ce programme a été établi par la loi n° 12 212/2010.
Si vous souhaitez savoir si votre famille a ce droit ou non, nous vous avons préparé un article complet sur ce programme. Découvrez tout sur Tarif Social de l’Energie en cliquant sur le lien.
Que faire en cas de remboursement des appareils en panne de courant ?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a ENEL é justamente sobre o remboursement des appareils brûlés en cas de panne de courant.
Malheureusement, les pannes de courant sont très fréquentes et lorsqu'elles surviennent, elles endommagent et brûlent divers appareils électroniques, notamment les plus chers, comme les réfrigérateurs et les téléviseurs.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a ENEL com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
Mais après tout, savez-vous quels sont vos droits dans ces cas-là et comment agir ?
Selon l'article 22 du Code de protection de la consommation, les distributeurs d'énergie ont le devoir de fournir des services adéquats et sûrs aux consommateurs.
Dans les cas où les entreprises ne respectent pas les règles, provoquant par exemple un incendie d'appareils, elles sont obligées de payer le consommateur pour les dommages causés.
Le consommateur a un délai de 90 jours pour demander le paiement et l'entreprise doit inspecter le matériel endommagé dans un délai de dix jours.
Après le contrôle, le distributeur d'énergie dispose d'un délai supplémentaire de 15 jours pour informer le consommateur du résultat du contrôle.
Après le résultat de l'inspection, si vous confirmez le problème, dans les 20 jours, l'entreprise doit réparer, payer comptant ou remplacer l'appareil brûlé.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a ENEL por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
Si votre problème n'est pas correctement résolu, vous pouvez toujours solliciter PROCON ou ANEEL. Ne perdez pas de temps, faites valoir vos droits !
Quel est le délai en cas de coupure d'électricité pour non-paiement ?
Nous savons que le Brésil traverse actuellement une période délicate. Avec une crise économique qui ne finit jamais et un chômage en hausse, les gens sont confrontés à des difficultés financières.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da ENEL.
Lorsque cela se produit, il est courant que les consommateurs s’inquiètent d’une éventuelle réduction de l’approvisionnement en énergie, ce qui est très probable.
Pour cette raison, il est important que vous sachiez que la loi n'existe pas de nombre spécifique de factures ou de jours de retard permettant la suspension de la fourniture d'énergie.
De cette manière, le distributeur d'énergie peut même comptabiliser l'électricité d'un consommateur avec une seule facture en souffrance.
Toutefois, pour que cela se produise efficacement, une communication préalable est nécessaire. d'au moins 15 jours.
Sendo assim, se a ENEL ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Même si le Compte est en retard, l'obligation dans ce cas est la communication préalable.
Comment déposer une plainte auprès de Procon
Esperamos que a sua situação com a ENEL não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Malheureusement, au Brésil, les entreprises persistent à ne pas respecter les droits des consommateurs, et lorsque cela se produit, il n'y a pas d'autre choix que de faire valoir leurs droits.
PROCON est l'acronyme de Programme de protection et de défense des consommateurs. C'est une fondation créée pour résoudre les problèmes entre les consommateurs et les entreprises.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a ENEL, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
Cette fondation a un lien direct avec le Secrétariat de Justice, c'est donc une institution très appréciée au sein de l'État brésilien, capable de résoudre les problèmes les plus divers impliquant les distributeurs d'énergie.
Il est important que vous sachiez que PROCON est présent dans tous les États brésiliens, précisément pour mieux répondre aux exigences liées au respect des normes gouvernementales. Code de la protection du consommateur.
L'objectif premier de cet organisme est précisément de prévenir les abus des entreprises dans leurs relations avec leurs clients, en intervenant toujours lorsque cela est nécessaire.
Conformément au Code de protection des consommateurs, PROCON et d'autres entités créées pour la protection des consommateurs constituent le système national de protection des consommateurs.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON em São Paulo, accéder ici.