Conheça melhor o One Plus Open. Veja as especificações desse dobrável incrível.
Lançado globalmente na quinta-feira, o novo OnePlus Open é um smartphone dobrável que entrou no mercado com a missão de derrubar seus concorrentes diretos como o Galaxy Z Fold 5 e outros smartphones chineses como o Honor Magic V2. Para dar conta dessa difícil tarefa, a OnePlus anunciou seu primeiro dispositivo dobrável com Snapdragon 8 Gen 2, 16 GB de RAM, um poderoso conjunto de câmeras e uma boa bateria com carregamento rápido de 67W.
Mas vale a pena pagar o preço que o fabricante está pedindo? Para responder a esta pergunta, leia a analise completa do aparelho abaixo.
Design e Acessórios
O OnePlus Open é um belo smartphone dobrável que pesa cerca de 240g e, levando em consideração o módulo da câmera, tem 12mm de espessura quando fechado. Resumindo, é um smartphone grosso, mas já se tornou o padrão na indústria de telefones dobráveis.
Os recursos de design também incluem um grande módulo de câmera que ocupa quase toda a parte superior da parte traseira. Possui uma tela de tamanho “decente” quase sem engastes na parte externa, adequada para o uso diário. Esta tela faz você se sentir como se estivesse usando um “smartphone normal”. Dito isto, não possui a abordagem mais restrita que a Samsung e outras empresas oferecem.
Enquanto falamos de smartphones OnePlus, o Open aqui também possui um controle deslizante para ativar o modo silencioso ou vibratório. O OnePlus Open possui bordas planas para uma pegada confortável e uma dobradiça suave, portanto, segurá-lo não será um problema. Não é tão severo como vimos em alguns telefones concorrentes e também não é muito suave. A estrutura é em metal, a versão preta tem fundo em couro sintético e a versão verde tem fundo em vidro.
No que diz respeito ao áudio, ele oferece um som poderoso e rico no nível de um tablet. Há um total de 4 alto-falantes.
O que está incluído no novo pacote OnePlus Open?
Há smartphone, cabo USB, manual, chave para retirar o chip SIM, carregador rápido, adaptador USB e até capinha na cor do smartphone. Em outras palavras, é um pacote muito completo.
Tela e hardware
O OnePlus Open possui telas AMOLED LTPO internas e externas com resolução 2K e suporta taxas de atualização de até 120Hz. A única diferença é que o display externo tem 6,31 polegadas e o interno tem 7,82 polegadas. Em ambos os casos, o brilho máximo é de 2.800 nits, o que faz uma grande diferença em ambientes externos.
O chipset é Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 e é alimentado por 16 GB de RAM LPDDR5X e 512 GB de armazenamento interno UFS 4.0. Como esperado, este pacote roda tudo da Play Store, incluindo os jogos de peso mais recentes. Você também pode expandir a RAM em mais 12 GB, oferecendo 28 GB de RAM abertos. Em termos de conectividade, o OnePlus Open possui slot dual SIM, conectividade 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.3, NFC para pagamentos sem contato e leitor de impressão digital na lateral.
O OnePlus Open está equipado com uma bateria de 4.805mAh e suporta carregamento rápido com fio de 67W. Testes anteriores mostraram que esta bateria dura bem e permite terminar o dia com cerca de 15% restantes. Claro, se você usá-lo para coisas mais simples como navegar na Internet ou nas redes sociais ou responder mensagens.
Performance
Quanto ao software, o OnePlus Open sai da caixa rodando Android 13 via OxygenOS. Aqui é mais parecido com o ColorOS do Find N3, mas sem nenhum aplicativo pré-instalado. A interface é bem projetada e possui uma abordagem orientada para desktop. Por exemplo, multitarefa. Você pode abrir três aplicativos simultaneamente na tela interna e alternar entre eles com apenas um toque lateral. O celular funciona bem tanto horizontal quanto verticalmente.
Outra vantagem é que possui uma espécie de barra de tarefas semelhante ao Windows, onde você pode fixar alguns aplicativos para facilitar o acesso. Caso você não goste desse recurso, o fabricante também permite ocultar a barra tocando no canto inferior. Se você mover um aplicativo para o centro, poderá abri-lo no modo de janela. Claro, ainda existem alguns pequenos problemas com esta barra de tarefas que precisam ser resolvidos, mas eles certamente aparecerão em atualizações futuras.
Por último, o OnePlus promete quatro anos de atualizações do Android e cinco anos de atualizações de segurança. Ou seja, está ao nível da Samsung e é algo muito positivo.
Câmeras
O OnePlus Open tem uma câmera com certificação Hasselblad, o sensor principal é de 48 megapixels com estabilização ótica. Há também uma telefoto de 64 megapixels com zoom ótico sem perdas de 3x ou 6x, estabilização ótica e eletrônica e zoom digital de até 120x. Completando o conjunto traseiro está uma lente ultra grande angular de 48 megapixels.
Para selfies, o OnePlus Open possui duas câmeras frontais. 32MP na parte externa e 20MP na parte interna. Em ambos os casos, você consegue ótimas fotos, e o sensor interno garante a qualidade que você precisa para videochamadas no trabalho, por exemplo. Quando se trata de gravação de vídeo, a estabilização óptica do OnePlus Open funciona bem, permitindo gravar vídeo a 60fps 4K na parte traseira e 30fps 4K na frente.