A produção de dinheiro novo precisa ser meticulosamente pensada. Não apenas é necessário ter um controle de segurança muito alto, com diversas estratégias para evitar fraudes, como a quantidade de notas e moedas em circulação precisa manter a economia equilibrada.
Descubra mais sobre a produção de dinheiro no Brasil, quem são os responsáveis por esse processo e o que acontece com as notas e moedas que saem de circulação neste post.
Quem produz dinheiro no Brasil?
A Casa da Moeda do Brasil (CMB) é a “fábrica” oficial de todo o dinheiro que circula aqui no país. É uma empresa estatal localizada na cidade do Rio de Janeiro, que existe desde 1694. Ou seja, há mais de 300 anos.
Além da produção dos reais e dos centavos, a Casa da Moeda também faz outros documentos que precisam conter sistema anti-fraude, como passaportes. E, surpreendentemente, de tempos em tempos ela é contratada para efetuar serviços para outros países da América Latina, como:
- Argentina;
- Bolívia;
- Costa Rica;
- Haiti;
- Paraguay ;
- Pérou;
- Uruguay;
- Venezuela;
- Suriname.
Quantas moedas e notas de dinheiro novas são produzidas diariamente?
O responsável por manter uma estimativa de quantas notas estão em circulação e definir a necessidade de produção de mais dinheiro é o Banco Central (Bacen).
O objetivo principal desta instituição é controlar a inflação. Ou seja, manter em circulação apenas a quantidade de dinheiro que corresponda a quantidade de bens à disposição do consumidor, evitando que as indústrias aumentem os preços.
Por esta razão, não há um número específico de notas e moedas que são colocadas em circulação todo dia. O valor varia em relação à saúde financeira do país e à quantidade de cédulas que são avariadas e perdem o uso.
Como as moedas e notas de dinheiro são fabricadas?
Como foi explicado, o Bacen mantém a checagem do dinheiro em circulação e solicita à Casa da Moeda a produção de novas cédulas e moedas. Veja, abaixo, como a Casa da Moeda faz o dinheiro que circula no Brasil.
Moedas
No caso dos centavos, o aço inoxidável ou o aço de baixo carbono, dependendo de qual moeda está sendo produzida, é transformado em discos em um molde. Elas passam por prensas que colocam o relevo que identifica os valores e outras especificidades do dinheiro brasileiro.
Em seguida, elas podem receber um banho de bronze (moedas de 5 centavos) ou de cobre (moedas de 10 e 25 centavos). As moedas de 50 centavos não recebem banho de nenhum outro metal. Já as de 1 real são feitas de aço inoxidável sem banho e são envoltas por um disco de aço banhado a bronze.
Cédulas
A confecção das notas acontece em três camadas: um centro de algodão envolto por dois revestimentos de pasta de madeira, um em cada lado da cédula. As ferramentas que evitam a clonagem das notas, são impressas no miolo de algodão. O processo passa por:
- Criação da marca-d’água, que é a figura da efígie da República, que só pode ser vista à contraluz;
- Impressão das figuras, como o animal representativo e o valor da nota;
- Realização da calcografia, que é a criação de relevos.
Todos os passos são realizados com constante fiscalização, sob um microscópio. Além disso, em algumas etapas, a tinta pode demorar até dois dias para secar. Por isso, o processo completo dura 12 dias.
Após esse período, ainda são realizados testes para saber se o peso e a resistência estão dentro do padrão. Tudo isso dificulta muito que o real seja clonado com perfeição.
Conseil: Confira como declarar dinheiro em espécie no Imposto de Renda
O que acontece quando uma moeda ou uma nota sai de circulação?
Se uma nota sai de circulação por estar rasgada, o Bacen as utiliza para alimentar fornos na fabricação de materiais da construção civil. Já as moedas desgastadas são derretidas e refeitas.
No caso de dinheiro que foi substituído por outro modelo ou deixou de existir, não é feito nenhum recolhimento. O Bacen aguarda as cédulas e as moedas ficarem naturalmente desgastadas antes de retirá-las de circulação e reutilizar o seu material.
Agora, cada vez que precisar usar o seu dinheiro, você pode se lembrar deste post e de como o processo para manter a economia do país é complexo. Deixe nos comentários se você já sabia de tudo o que acontece com as suas notas e moedas antes e depois de passarem por você.