Caso seu aparelho não esteja fazendo chamadas é possível que seu chip tenha sido cancelado. Agora veja o que fazer nessa situação.
Antes de mais nada será necessário descobrir se realmente o Chip está apresentando problemas. É possível que na verdade o problema esteja com seu aparelho ou na conexão.
Ainda que fique confirmado que há um problema no chip, isso não significa porém, que ele foi cancelado. Por isso, precisamos ver o que provocou o problema.
Assim, leia nosso artigo e aprenda como você pode verificar seu chip e resolver problemas. Também trataremos do que fazer quando ele foi cancelado. Confira!
Conferindo se houve cancelamento
Quando deixamos de colocar crédito em nossos aparelhos por muito tempo, as operadoras podem cancelar o chip. O período exato varia um pouco, mas costuma ser 180 dias.
A fim de descobrir se foi o que aconteceu, você pode começar refletindo por quanto tempo ficou sem crédito. Caso não se recorde, existem algumas formas de verificar.
Por exemplo, caso pague pelas suas recargas com o carte de crédit, verifique o seu extrato bancário. Também existe a opção de checar a caixa de mensagens do seu aparelho.
Em geral, as operadoras mandam uma mensagem cerca de 30 dias antes de cancelar a conta de um cliente.
Assim, caso tenha recebido mensagem informando do cancelamento, foi o que ocorreu. Então será necessário entrar em contato com a operadora para recuperar a conta.
Apenas lembre-se que você não deve ficar um período superior a 180 dias sem recarregar seu crédito, entendido? Ou seja, pelo menos a cada 6 meses.
Nesse sentido, procure nas suas mensagens se fez recarga do crédito há menos de seis meses. Caso não tenha feito, aí está a causa do problema.
Agora, já sabe o que ocorreu e como resolver. A partir daí recarregue com mais frequência e não terá esse mesmo problema.
Porém, se descobrir que recarregou o celular e não há mensagem de cancelamento, então o problema é outro.
Assim, vejamos a seguir o que pode estar acontecendo com o seu aparelho e como solucionar esse problema. Siga conosco e confira!
Testando seu aparelho
Antes de mais nada, pode ficar tranquilo pois o seu aparelho não está, necessariamente, com um defeito. Na verdade, pode ser algo bastante simples, como veremos a seguir.
Além do chip, é possível que seu dispositivo esteja tendo um simples problema em se conectar. Então será necessário testar para confirmar o que está acontecendo.
Primeiramente, vejamos algumas situações comuns que levam às dificuldades de realizar suas chamadas ou se comunicar com o celular:
- Falha na sua conexão;
- Falta de cobertura pela operadora em determinada área;
- Erro na configuração da Rede;
- Chip mal posicionado na entrada do dispositivo.
Assim, existem várias possibilidades, então comecemos pelas configurações. Em seu dispositivo, confirme se ele está configurado corretamente e conectado à Rede certa.
Além disso, tente ligar e desligar o seu celular. Apesar de parecer óbvio, é algo que pode ser esquecido e alguns problemas de conexão podem ser resolvidos dessa maneira.
Caso reiniciar também não resolva, retire o seu chip e verifique se ele não está sujo ou quebrado. No primeiro caso, limpe-o com muito cuidado e use um pano seco.
Porém, se estiver quebrado, não há o que fazer, você precisará trocá-lo por outro.
Nesse sentido, você pode testar seu chip em outro aparelho. Também pode colocar um outro chip em seu aparelho. Assim, poderá ver em qual deles está o problema.
Finalmente, caso não tenha visto nenhum problema no chip ou aparelho, nem nada de errado na conexão, peça ajuda. É hora de entrar em contato com sua operadora.
Entrando em contato com a operadora
A fim de entrar em contato com sua operadora, precisará usar o número de telefone apropriado. Evidentemente cada uma disponibiliza o seu próprio, então precisará pesquisar.
Para ajudar, aqui está uma lista com números para entrar em contato com algumas operadoras:
Então, caso o número da sua operadora esteja acima, anote-o e faça sua ligação. Então você poderá se informar sobre o status de seu chip.
Porém se sua operadora não for uma delas, você não deverá ter dificuldade em encontrar o número. Apenas pesquise-o e poderá entrar em contato.
Por fim, você saberá o que está acontecendo e conseguirá resolver o problema de seu Chip.