Com a indústria de beleza brasileira crescendo rapidamente, é importante que os salões se destaquem da multidão. Analisamos sete técnicas de marketing eficazes para atrair novos clientes.
O número de novos negócios no Brasil está crescendo a uma taxa quase sem precedentes. De fato, no ano passado, o número de organizações comerciais ativamente em todo o país subiu para 2,3 milhões; quase um aumento de 3,5 por cento em relação ao ano anterior. E embora tenha havido crescimento em uma ampla gama de indústrias, o setor de beleza é aquele em que níveis significativos de crescimento foram relatados.
Há pouca dúvida de que o cenário futuro está definido para ser competitivo, destacando a necessidade de os salões gerarem técnicas de marketing altamente eficazes para atingir o público-alvo e construir bases sólidas de clientes.
O problema, no entanto, é que o salão médio pode arcar com um orçamento de apenas três a sete por cento da receita anual para fins de marketing e promoção; uma parcela que, para muitos, pode não ser suficiente para adotar todas as vias publicitárias desejadas.
Há uma necessidade urgente e crescente dos salões de garantir que estão obtendo o máximo valor de seus esforços de campanha e investimentos de marketing por meio de soluções eficazes.
Aqui estão sete das técnicas de marketing mais eficazes para ajudar a atrair novos clientes em um mundo competitivo.
1. Aumente sua presença online
Se um salão ainda não está online, agora é a hora de fazer isso acontecer. Da mesma forma, se um salão está online, mas não possui uma forte presença digital, é essencial expandir essa presença para aumentar a visibilidade e a familiaridade com a marca.
Esses dados sugerem que a presença digital pode ser um aspecto essencial de uma estratégia de marketing forte, mesmo para salões que não oferecem serviços de comércio eletrônico; nesse caso, o marketing tem menos a ver com aumentar diretamente a renda e mais com melhorar o reconhecimento da marca para atrair tráfego.
Existem muitos canais que os proprietários de salões podem utilizar para melhorar sua presença on-line e colocar sua marca na frente dos olhos certos: seu próprio site de salão, perfis de mídia social, postagens de convidados em sites relevantes associados ao setor.
O que muitos donos de salões não percebem é que criar uma forte presença online não é apenas marketing e atração de novos clientes; é também uma maneira de atender às necessidades em evolução dos clientes existentes.
70% dos clientes de hoje querem agendar consultas de beleza on-line, portanto, adotar tecnologias digitais e implementá-las no local de trabalho é uma oportunidade de desenvolvimento que vale a pena analisar.
Juntamente com os serviços de reserva, existem várias outras soluções online que podem ter um impacto positivo nas operações.
2. Ofereça incentivos
Ao determinar as técnicas de marketing mais adequadas para a captação de novos clientes, é importante levar em consideração o cenário já competitivo que deverá se tornar ainda mais acirrado no futuro.
A fidelidade à marca é uma grande preocupação aqui, com o potencial de os clientes transitarem entre os salões por vários motivos (e, talvez, em alguns casos, por nenhum motivo).
Os clientes valorizam a familiaridade, o que certamente é uma boa notícia para aqueles com uma grande base de clientes existente, mas não é uma notícia tão boa quando vista de uma perspectiva de aquisição. Então, o que pode fazer os clientes experimentarem um novo salão?
Incentivo. 80% dos clientes se sentem motivados a experimentar um novo negócio quando há um desconto ou oferta para tentá-los, então isso deve ser algo incorporado às campanhas de marketing.
Um bom lugar para começar é com programas de recompensas que não apenas fornecem incentivo, mas também ajudam a construir um relacionamento de longo prazo e aumentam o valor da vida do cliente (CLV).
3. Desenvolva uma estratégia de SEO
A otimização do mecanismo de pesquisa, ou SEO, é a pedra angular de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. Ajuda a combinar o que os clientes estão procurando com os serviços que os salões estão oferecendo, tornando mais fácil para os novos clientes encontrarem um salão certo para eles.
Ao incorporar palavras-chave e frases relevantes ao conteúdo online, os salões podem aumentar sua classificação por meio de mecanismos de busca como o Google; uma consideração essencial, uma vez que cerca de três quartos de todos os usuários de mecanismos de pesquisa nunca passam da primeira página dos resultados.
A melhor estratégia de SEO para pequenas empresas é aquela em que as palavras-chave foram minuciosamente pesquisadas.
Um dos melhores lugares para realizar pesquisas de palavras-chave é por meio de uma ferramenta online, como o Google Ads, que mostra quais palavras e frases o público-alvo está pesquisando.
Mas lembre-se sempre de que o SEO não é algo único: para melhor efeito, as palavras-chave devem ser adaptadas usando variantes sazonais, principalmente em um setor como beleza, onde as épocas do ano e os eventos do calendário podem afetar significativamente o público ativo, como casamentos temporada e temporada de festas de Natal, por exemplo.
Essas palavras-chave devem ser incorporadas naturalmente em uma estratégia de criação de conteúdo e usadas em um blog regular e em guest posts.
4. Conheça seu público
Muito simplesmente, não importa quanto esforço um dono de salão coloque em sua estratégia de marketing, ele acabará falhando em atingir seus objetivos se não atingir seu público-alvo… qual é o público-alvo? Isso é algo que todos os donos de salões devem saber.
Uma base de clientes existente pode fornecer informações úteis sobre quem usa os serviços oferecidos, mas também é importante observar as tendências do setor.
Uma vez que os proprietários de salões saibam para quem estão fazendo marketing, eles podem começar a considerar onde devem concentrar seus esforços. Existem algumas diferenças de gênero bastante notáveis no uso de mídia social , com plataformas como o Pinterest tendo significativamente mais titulares de contas femininas do que titulares de contas masculinas.
Mas não é apenas sobre quem e onde, é também sobre o quê. Se um salão realmente determinar que seu público-alvo são mulheres com 36 anos ou mais, que tipo de conteúdo e que tipo de serviços seria estatisticamente mais provável de atrair?
Por exemplo, se for assumido que esse grupo demográfico tem crianças, os salões podem considerar expandir as ofertas para incluir serviços infantis e até festas; trata-se de estar em posição de identificar seu público-alvo e dar a eles o que eles estão procurando.
5. Trabalhe com influenciadores
Dado que 83% dos clientes afirmam estar motivados a agir por meio do boca a boca, o marketing de influenciadores pode ser um método extremamente eficaz para os proprietários de salões que desejam atrair novos públicos e alcançar novos dados demográficos.
O marketing de influenciadores oferece acesso a um conjunto pronto de clientes em potencial e associa a organização a uma figura respeitável e respeitada que inspira confiança em seus seguidores.
O marketing de influenciadores pode ser útil em muitos setores, mas o setor de beleza é aquele em que esse método tem um efeito significativo. Por quê? Porque o sucesso na indústria da beleza depende muito de avaliações de pares.
Ao contrário das empresas que vendem produtos, não há um padrão definido para serviços de beleza; o resultado geral depende do profissional, sejam suas qualificações, sua experiência e conhecimento, ou sua visão, então um ‘polegar para cima’ de um colega pode ser uma grande motivação.
Alcançar influenciadores pode ser desafiador, mas com uma estratégia de divulgação forte e bem pesquisada, pode ser muito mais fácil identificar influenciadores que podem ajudar sua marca e sua base de público a crescer.
Também é importante medir o retorno do investimento de um influenciador e acompanhar as referências diretas e o tráfego dessa fonte para garantir que os esforços de marketing do influenciador estejam alcançando o que se propõem a alcançar.
6. Priorize o marketing local
A importância das palavras-chave e do SEO foi abordada anteriormente, mas há uma camada extra de otimização de mecanismos de pesquisa que é vital para empresas físicas, como salões de beleza: SEO local.
O marketing local não é uma preocupação tão grande para as empresas de comércio eletrônico que podem entregar em todo o Brasil ou mesmo em todo o mundo. Mas, para organizações como salões que dependem do tráfego de pedestres, o marketing local é essencial, pois ajuda a segmentar públicos em potencial na região.
LE Google Meu Negócio é uma ferramenta fantástica para isso, com uma grande proporção de pesquisas de descoberta.
As pesquisas de descoberta são aquelas usadas quando um cliente em potencial está procurando opções. Por exemplo, ‘salão de unhas em Melbourne’. As buscas diretas são menos importantes para atrair novos clientes; são pesquisas relacionadas a um negócio específico.
Mas qual é a melhor abordagem?
Para tirar o máximo proveito do Google Meu Negócio, os proprietários de salões devem se aprofundar nas palavras-chave de cauda longa com SEO geográfico. Por exemplo, em vez de segmentar ‘extensões de cílios’, segmente ‘extensões de cílios em Curitiba’ e variações.
Para determinar as melhores palavras-chave de cauda longa e geográficas, os proprietários de salões devem conduzir uma análise de concorrentes, analisando mais de perto quais palavras-chave outros salões estão segmentando.
Palavras-chave de nicho que não são usadas extensivamente por rivais locais podem ajudar a dar aos salões de beleza uma vantagem competitiva.
7. Concentre-se em recursos visuais
O marketing visual é essencial por dois motivos. A primeira é que os humanos são, por natureza, aprendizes visuais. Estima-se que cerca de 65% das pessoas retêm melhor as informações quando apresentadas em forma visual.
A segunda razão é que a beleza é uma indústria altamente estética que se baseia na aparência do design ou estilo acabado. Portanto, os recursos visuais devem desempenhar um papel importante nas estratégias de marketing para salões.
Considere usar plataformas de mídia social baseadas em imagens, como Instagram e Pinterest.
A realidade virtual pode parecer um aspecto incomum de uma estratégia de marketing para salões, mas já está sendo usada na indústria da beleza.
A marca de beleza L’Oreal adquiriu recentemente a empresa de realidade aumentada e inteligência artificial ModiFace, enquanto Bellacures, um salão em Beverly Hills, Califórnia, começou a usar fones de ouvido VR para permitir que os clientes experimentem locais relaxantes durante todo o tratamento.
Gerando uma estratégia de marketing eficaz
O marketing para salões é definitivamente muito diferente do marketing de comércio eletrônico, mas existem algumas lições que podem ser emprestadas desses tipos de estratégias.
Embora existam muitas opções promocionais diferentes, é importante escolher métodos eficazes que realmente obtenham o maior valor do orçamento disponível.
A indústria de beleza no Brasil está se tornando cada vez mais competitiva, então agora é essencial que os salões garantam que seu público-alvo saiba quem eles são, aumentando a conscientização, aumentando a visibilidade online e aumentando a familiaridade com a marca para atrair novos clientes e gerar crescimento.