Fim de serviço vai mexer com o bolso dos consumidores e mudar a forma do uso de redes. Saiba como!
Há algum tempo, as principais operadoras do Brasil estão querendo acabar com o acesso ilimitado a aplicativos sem a cobrança da franquia de dados. Geralmente, os planos oferecem acesso ilimitado ao WhatsApp e até Instagram, o que é uma grande vantagem para os consumidores, já que eles conseguem utilizar as redes de forma gratuita, sem descontar do seu plano pré ou pós-pago.
No entanto, as operadoras estão vendo o benefício, conhecido como “zero rating” como um equívoco, já que o aumento de uso de dados aumentou bastante com a popularização das redes sociais e o WhatsApp se tornou muito mais do que um app de mensagens. Hoje é possível realizar até pagamentos por meio do mensageiro, além de permitir o envio de fotos, vídeos, documentos e muito mais.
Continue a leitura e saiba como essa mudança vai impactar a sua vida, e principalmente, o seu bolso!
Uso ilimitado
A oferta de uso ilimitado de redes, como WhatsApp, que é o aplicativo mais popular do Brasil, impulsionou a venda de planos de celular, onde cerca de 62% das pessoas utilizam internet apenas através do smartphone. O principal uso é para a troca de mensagens via WhatsApp, segundo uma pesquisa do NIC.br.
Com a oferta de dados ilimitados, mesmos que os GBs do plano se esgotem, os serviços de rede permanecem funcionando, sem que o cliente pague nada mais por isso. Assim, eles são conhecidos como “apps ilimitados” nas ofertas das operadoras.
A estratégia, antes vista como uma forma de atrair clientes para as operadoras, hoje é vista como um equívoco, segundo o presidente do grupo Claro Brasil, José Félix, que afirmou em um evento de inovação em telecomunicações, que o zero rating é um “equívoco”, mas ainda segundo ele, ainda há tempo de reverter a estratégia da companhia. A Claro oferta o uso ilimitado do aplicativos WhatsApp, Instagram, Waze, Facebook e TikTok, dependendo do plano escolhido pelo cliente.
Ainda segundo ele, a empresa gasta milhões de reais para manter o consumo de dados em plataformas das grandes empresas de tecnologia. Para manter os planos, as operadoras arcam com os custos, ou cobram das empresas de aplicativos.
A vivo oferta o WhatsApp e o Waze sem descontar da franquia. A empresa busca reduzir a oferta, para compensar os investimentos na rede. A TIM oferece acesso gratuito ao WhatsApp e ao Deezer, além de Instagram, Facebook e Twitter. Em entrevista ao Estadão, o diretor de receitas da TIM disse que o tráfego não remunerado sempre resulta em prejuízo.
Aumento do uso
Com o 4G, o consumo de dados cresceu bastante, e a tendência é que cresça ainda mais com a popularização do 5G no país. Com isso, as operadoras estão buscando formas de otimizar os ganhos e investir na rede, além de trabalhar na ampliação da infraestrutura do 5G, o que pode atrair ainda mais clientes. O 5G chegou ao Brasil há um ano e já está presente em todas as capitais.
Outro fato que pode estar contribuindo para essa mudanças nos planos é uma discussão em relação ao pagamento pelo uso das redes por parte de grandes empresas de tecnologia, como a Google, the Goal, a Netflix e a Amazon, que gastam muitos dados móveis.