Siga alguns passos simples e proteja os seus arquivos. Saiba como!
Se você tem um dispositivo da Apple, sabe que os aparelhos contam com várias funcionalidades e com um bom armazenamento para salvar muitos vídeos, documentos, aplicativos e fotos.
Porém, você deve ficar atento a um serviço importante da marca, que será encerrado nesta quarta-feira (26), que pode excluir alguns dos seus arquivos. Por isso, é importante se atentar e proteger esses dados, já que eles podem ser perdidos para sempre, sem chance de recuperação. Essa decisão da fabricante afetará usuários de Iphone, iPad e Mac.
Saiba agora todos os detalhes dessa decisão da Apple e veja como você pode proteger os seus arquivos.
Serviço de Nuvem
Apple decidiu encerrar nesta quarta-feira (26), o serviço “Meu Compartilhamento de Fotos”, que funciona como uma pasta temporária na nuvem. A ferramenta mantém até mil fotos salvas pelo período de um mês, mesmo que a conta do iCloud do usuário não tenha mais espaço para armazenamento.
Com a decisão da empresa, as imagens que estiverem salvas no recurso serão excluídas. Se as fotos estiverem também salvas na memória do aparelho, elas não serão perdidas. Entretanto, se as imagens estiverem apenas nessa nuvem, elas não poderão ser recuperadas e os usuários não terão mais acesso a elas.
E comunicado a Apple informou que se existe uma foto que o usuário deseja ter e ela não estiver na biblioteca de um iPhone, iPad ou Mac específico, é importante salvá-la na biblioteca desse dispositivo.
A empresa não está aceitando novos uploads para a ferramenta há um mês e informou que será possível utilizar o serviço “Fotos do iCloud”, que apenas permite salvar fotos e vídeos se o iCloud tiver espaço suficiente.
Como salvar as fotos
Para salvar as imagens do “Meu Compartilhamento de Fotos” em iPhone, iPad ou iPode touch, basta seguir esses passos:
- Vá no aplicativo “Fotos” e clique em “Álbuns”;
- Clique em “Meu Compartilhamento de Fotos”;
- Selecione as imagens que você quer salvar;
- Clique em “Compartilhar”;
- E em seguida, selecione a opção “Salvar Imagem”.
Se você possui um Mac e quer salvar as fotos, siga esses passos:
- Entre no aplicativo “Fotos” do dispositivo;
- Selecione as imagens que você quer ter, mas não estão salvas no seu dispositivo;
- Arraste-as do álbum para a sua biblioteca e pronto.
Como funcionava o serviço
O “Meu Compartilhamento de Fotos” da Apple funciona desde 2011 e permitia que as imagens capturadas pelos aparelhos ficassem guardados na nuvem, sem utilizar a memória do iCloud. Anos depois, em 2015, a empresa lançou a Biblioteca de Fotos do iCloud, que possui a mesma função, porém, as imagens guardadas nessa ferramenta utilizam o armazenamento do iCloud do aparelho.
A empresa vai descontinuar o serviço, pois ele é visto como antigo e teoricamente não precisa mais ser utilizado por causa do iCloud. Porém, a medida da empresa pode deixar alguns usuários que preferem o “Meu Compartilhamento de Fotos” descontentes, já que ele consegue armazenar até 1.000 imagens dos últimos 30 dias e pode ser facilmente acessado em outros aparelhos da marca.
O serviço será descontinuado hoje, mas as imagens presentes nele ficarão disponíveis por 30 dias. Após esse período, os usuários que não salvaram esses arquivos, não conseguirão mais ter acesso a eles.