É VERDADE que seu celular ESCUTA SUAS CONVERSAS ou não?

 

 

 

 

 

Veja se o seu telefone está ouvindo suas conversas privadas. Saiba como proteger seus dados.

Quando se entra nas redes sociais, sites ou mecanismos de pesquisa, você pode ter se deparado com um anúncio misterioso. Não é surpresa que venha propagandas de um produto sobre o qual você tem falado em voz alta para alguém.  

Por esse motivo, provavelmente você já se perguntou se o seu celular está espionando suas conversas e desejos. Mas será que o seu telefone está realmente ouvindo suas conversas? Leia mais e descubra.

Anúncio
É VERDADE que seu celular ESCUTA SUAS CONVERSAS ou não?
Saiba se o seu telefone está ouvindo suas conversas. (Créditos: Reprodução).

O telefone te grava?  

Yasodara Cordova, chefe de pesquisa de privacidade, e Caio Gomez, diretor de dados da Unico, empresa especializada em identidade digital, resumem a resposta: “Não, nosso telefone não nos grava.”  

Na verdade, isso inclui estatísticas e muita coleta de dados, mas não gravações de áudio de conversas. Yasodara explica que esses dados não são coletados sem o consentimento do usuário. Ao clicar para aceitar os Termos de Uso e a Política de Privacidade, você está concedendo ao aplicativo e aos demais serviços conectados acesso a diversos sensores que coletam dados como sua localização e lista de contatos.   

Essas são informações necessárias para fornecer serviços na Internet. Além disso, os especialistas acrescentam que não faz sentido do ponto de vista financeiro recolher todos os dados de voz dos usuários. Se o processamento de voz for feito, o consumo de dados móveis aumentaria muito, ou seja, os usuários notariam. Além disso, todo esse processo faria com que a bateria descarregasse mais rápido.  

Anúncio

Como as empresas coletam dados?    

Eles se concentram em metadados e padrões comportamentais. Se você visitar a casa de um amigo e falar sobre a marca de um celular, por exemplo. A empresa vê pela sua localização onde você foi, assim, se este seu amigo procurar essa marca depois, isso mostra que você também é alvo desse anúncio, explica o diretor Caio Gomez. Ao analisar essas conexões, as empresas de tecnologia criam cenários publicitários.     

Como melhorar sua privacidade    

Muitos aplicativos e sites, como WhatsApp e Facebook, exigem determinadas informações para manter seus serviços. Eles exigem acesso à sua câmera e microfone para realizar algumas funções. No entanto, isso não é obrigatório em todas as plataformas. Em caso de dúvida, permita apenas o acesso aos dados de que necessita. Comprar um produto, registar-se num site, gostar ou comentar uma fotografia nas redes sociais, ou mesmo conduzir um carro equipado com GPS, todas estas ações permitem as empresas prestar-lhe um serviço. Mas esta são as nossas informações. Por isso, verifique regularmente as permissões dos aplicativos instalados.    

Por exemplo, você precisa estar atento à sua privacidade ao usar aplicativos desenvolvidos por empresas desconhecidas ou com termos de uso questionáveis, explicam os pesquisadores. Algumas dicas básicas de segurança a serem sempre seguidas incluem não compartilhar contas, não usar senhas padrão ou muito simples e usar VPN se necessário. Outro ponto que Yasodara enfatiza é que a internet está cheia de teorias da conspiração, então na dúvida consulte um especialista. Em caso de dúvida, vale a pena ler os seus termos e condições e perguntar diretamente ao prestador do serviço quais dados pessoais são utilizados.  

Você está aqui: