Conheça o LADO OCULTO dos aplicativos do seu celular: É SURPREENDENTE

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Veja o que os aplicativos do seu celular estão fazendo com os seus dados. A resposta vai te deixar chocado!

Uma pesquisa global realizada pela especialista em segurança cibernética Nord VPN descobriu que a maioria dos aplicativos instalados em telefones celulares solicitam acesso a mais dados do que o necessário para o funcionamento do sistema.

O mais surpreendente para os brasileiros, é que junto com Hong Kong, Taiwan, Singapura e Japão, o Brasil é um dos países com maior número de licenças desnecessárias. O estudo foi realizado em 18 países. Confira mais informações abaixo.

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Conheça o LADO OCULTO dos aplicativos do seu celular: É SURPREENDENTE
Saiba uma verdade inacreditável sobre os aplicativos do seu celular. (Créditos: Reprodução).

Autorizações desnecessárias

Segundo o estudo, 42% dos apps exigem autorizações fora do necessário, dos quais 37% desejam acessar localização, 35% câmera, 22% álbum de fotos e 16% microfone em smartphones. Os cinco apps mais populares verificados no estudo solicitaram 1.808 permissões no Android, das quais 433 eram desnecessárias.

No celular da Apple, o app requer permissões para 421 atividades e 73 não são necessárias para que o aplicativo funcione.

Aplicativos que coletam mais dados

Segundo estudo realizado em 2021, Instagram e Facebook são os aplicativos populares que mais compartilham dados de usuários com terceiros para exibir anúncios personalizados. A pesquisa da empresa de armazenamento em nuvem pCloud é baseada nos rótulos de privacidade da App Store da Apple. Esse é um recurso do iOS 14 que informa sobre as práticas de privacidade do serviço ao aceitar seus termos de uso. Essa ferramenta do iPhone também mostram como os aplicativos usam essas informações pessoais.

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A análise do pCloud mostrou que 52% dos aplicativos disponíveis na App Store coletam dados pessoais para compartilhar com empresas e anunciantes. Entre eles, o Instagram é o “campeão”, compartilhando 79% dos dados. Depois vem o Facebook, com taxa de transmissão de 53%, seguido do LinkedIn e o finado Uber Eats, ambos com taxa de transmissão de 50%. As principais informações coletadas estão relacionadas a compras, localização e histórico de navegação. Porém também são compartilhados identificadores e dados de uso de aplicativos. A pesquisa do pCloud analisou apenas as seções “Publicidade de terceiros” e “Publicidade ou marketing para desenvolvedores” do rótulo de privacidade da App Store para descobrir o que acontece com suas informações pessoais quando você usa uma plataforma específica.

Por que os apps fazem isso?

De fato, os aplicativos podem coletar dados para melhorar seus serviços. Mas, essas informações também podem ser vendidas a outras empresas para exibir anúncios personalizados com base na sua atividade. É por isso que muitas vezes aparecem anúncios em produtos sobre interesses pessoais depois de fazer uma pesquisa no Instagram, por exemplo.

As plataformas também tem a opção de não vender esses dados e utilizá-los em benefício próprio no “marketing interno”. É o caso de um aplicativo de streaming que monitora a atividade do usuário para que os anúncios possam ser vinculados no momento mais ideal possível. No caso do compartilhamento de dados pessoais com outras empresas, a liderança do ranking pertence a dois aplicativos da empresa de Mark Zuckerberg: Instagram e Facebook.

Outros aplicativos notáveis ​​são YouTube, Duolingo e eBay, que compartilham 42% e 36% das informações com os anunciantes, respectivamente. Além disso, o TikTok, que tem sido amplamente criticado por seu escândalo de privacidade, aparece em 12º lugar na lista, com taxa de transferência de informações de usuários de 36%. A plataforma chinesa coleta dados de localização, informações de contato, histórico de navegação, identificadores e dados de uso.

Publicidade própria

Segundo o estudo, 80% dos aplicativos estudados utilizaram dados para comercializar seus próprios produtos. Esta prática pode ser utilizada para criar sua própria publicidade, fornecer promoções personalizadas ou transmitir informações a empresas de cobrança.

Instagram e Facebook também lideram esta classificação, utilizando 86% dos dados dos usuários para se beneficiar. Uber, Uber Eats, LinkedIn, Twitter, YouTube e eBay usam 50% das informações para veicular anúncios relevantes em nome de terceiros. A Amazon aparece apenas no número 22 da lista, coletando 36% dos dados dos usuários.

Ademais, o pCloud também quantifica quais aplicativos compartilham menos dados do usuário para benefício próprio ou vendem informações a terceiros. Alguns aplicativos menos invasivos incluem Signal, Clubhouse, Netflix, Microsoft Teams e Google Classroom. Telegram, Skype e Zoom também estão na lista.

Vale lembrar que esses aplicativos ainda coletam dados do usuário para melhorar a plataforma, como diagnosticar erros, mas transmitem menos informações do que os serviços líderes nas paradas.

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