Como funciona o setor de TI de uma empresa?
Quando falamos no setor de TI de uma empresa, rapidamente vem na nossa cabeça a imagem de profissionais que trabalham com computadores e sistemas.
Mas você sabe o que faz um profissional de TI e como funciona esse setor?
Neste artigo, iremos conversar sobre as principais características desta área de atuação e te apresentar um pouco mais dos benefícios de ter esses profissionais na empresa, confira abaixo!
O que é o suporte de TI?
A área de suporte de TI, oferece serviços de tecnologia para uma empresa.
Ou seja, todo o suporte tecnológico que uma companhia precisa, seja no dia a dia para questões simples (como fazer a manutenção de máquinas, atualizar softwares, lidar com problemas, entre outras coisas) ou até mesmo em questões mais complexas da parte de software e de hardware, passam pelos profissionais de TI.
Por esse motivo, um setor de TI em pleno funcionamento é muito importante para manter a integridade da empresa e o bom funcionamento de todos os setores.
Isso porque, tendo em vista que hoje em dia todas as tarefas estão cada vez mais informatizadas, ter acesso à internet, conseguir acessar os softwares necessários para as atividades diárias e para o planejamento estratégico são essenciais.
Sendo assim, até mesmo empresas de pequeno porte precisam ter uma equipe de suporte de TI.
No entanto, diferentemente do que acontece em grandes corporações, essa equipe não precisa necessariamente trabalhar dentro da empresa: hoje em dia, existem profissionais terceirizados que podem fazer esse serviço por demanda ou então de forma remota como freelancer.
O que faz um profissional de TI?
Como dito anteriormente, o profissional de TI, atua na parte de assistência tecnológica de uma empresa.
Sendo assim, em outras palavras, ele trabalha em diversos setores, por exemplo, auxiliando no uso de softwares, corrigindo problemas que possam vir acontecer em computadores, oferecendo suporte para o dia a dia da empresa, desenvolvendo novas estratégias para promover a produtividade da empresa na atuação determinada, entre outras coisas.
Sendo assim, um profissional de TI é uma figura de extrema importância, seja uma empresa multinacional ou composta por poucas unidades de funcionários.
Dentro de uma empresa, como funciona esse setor?
O setor de TI de uma empresa funciona com base em dois conceitos muito importantes: service desk e help desk.
Dessa maneira, apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos pela literatura e até mesmo por profissionais da área, service e help não são iguais e possuem funções diferentes.
E é com base nesses conceitos que são feitos e organizados todos os serviços que a empresa oferece.
De forma resumida, service desk é o serviço que realmente exige profissionais qualificados.
A implementação de estratégias de serviços de TI, coisas relacionadas a manutenção de software, hardware e maquinaria mais específica, além de diversas outras coisas que exigem um conhecimento mais aprofundado por parte do profissional da área de TI para que seja resolvido.
Já no que diz respeito ao help desk, ele é o serviço requisitado com mais frequência e é um pouco mais “simples” de ser resolvido.
Por esse motivo, o serviço de help desk pode ser feito por profissionais não tão bem capacitados e que muitas vezes não possuem formação específica para tal.
Dessa maneira, pode-se dizer que help desk é aquele problema do dia a dia que o técnico pode resolver de forma fácil.
Além da diferenciação entre help desk e service desk, o setor de TI de uma empresa também pode ser diferenciado entre trabalhos que podem ser resolvidos de forma remota e trabalhos que precisam da presença do profissional da área. Por exemplo, grande parte dos serviços de help desk podem ser terceirizados para resolução de forma remota; já no que diz respeito ao service desk, é mais interessante que os profissionais estejam trabalhando dentro da empresa.
O que é melhor: trabalhadores de TI trabalhando de forma remota ou presencial?
Graças à internet e ao avanço cada vez maior da tecnologia, hoje em dia é possível trabalhar de forma remota, ou seja, a partir da própria casa.
Nesse contexto, no que diz respeito aos profissionais da área de TI, existem vantagens e desvantagens para esse tipo de suporte e, abaixo, separamos algumas delas:
- Vantagens de ter suporte presencial:
- Existem coisas que só podem ser resolvidas presencialmente, especialmente as da área de service desk;
- O profissional ficará em contato com o problema diretamente na fonte;
- Maior chance do profissional identificar qual é o problema que está acontecendo;
- Maior rapidez na resolução do problema;
- Desvantagens de ter suporte presencial:
- Diminuição da produtividade, pois, presencialmente, a resolução de alguns problemas podem levar mais tempo;
- O custo pode ser mais caro, pois será preciso contratar uma pessoa para fazer esse trabalho na empresa (via online costuma ser mais barato);
- Vantagens de ter suporte remoto:
- É bem mais rápido para o técnico de TI fazer o suporte de forma remota, seja por telefone ou pessoalmente;
- É mais barato para a empresa manter um profissional da área de TI de forma remota do que presencialmente;
- A produtividade da empresa aumenta;
- Possibilita que até mesmo empresas pequenas sejam capazes de ter esse tipo de profissional no seu quadro de funcionários;
- Desvantagens de ter suporte remoto:
- Infelizmente, apesar do grande avanço da tecnologia, ainda existem algumas limitações para que seja oferecido o suporte de forma remota;
- A conectividade pode ser um problema;
- Às vezes, há um problema de comunicação entre o profissional da área de TI e a empresa, pois, tendo em vista que o profissional não está vendo presencialmente o que deu errado, alguém precisa descrever para ele;
- Talvez seja preciso mais tempo para resolver de forma remota;
- Não é uma boa ideia para empresas de grande porte e com muita demanda;
Por que contratar um funcionário de TI?
Como visto anteriormente, um funcionário da área de TI possui diversas funções e a sua presença em uma empresa é capaz de trazer inúmeras vantagens.
Sendo assim, se você tem interesse em aumentar a produtividade dos seus funcionários, descobrir novas estratégias para posicionar a sua marca perante as tecnologias, além de diversas outras coisas, então um profissional de TI pode te ajudar.