Como fotografar a SUPERLUA de hoje com o celular?

 

 

 

 

 

A última Superlua do ano acontece hoje e você pode registrar o momento com o seu celular. Saiba como!

Acontece nesta sexta-feira (29), a última Superlua de 2023. Será possível observar o satélite natural da Terra em tamanho aparente acima da média. Isto acontece quanto a Lua Cheia coincide com o chamado perigeu, o ponto mais próximo com o planeta. Oficialmente, a Lua Cheia tem o seu ponto máximo às 6h30 no horário de Brasília. Com isso, as noites de quinta e sexta devem ser bons momentos para observar e tentar fotografar o astro.

Para observar o fenômeno, não são necessários acessórios, já que o céu limpo já é suficiente. Para fotografar, no entanto, é preciso ter alguns cuidados e seguir algumas dicas para configurar o seu celular e ter a foto perfeita.

Anúncio

Se você tem o interesse de fotografar a última Superlua deste ano, veja as principais dicas para isso e saiba mais sobre o fenômeno agora!

FOTO: PEXELS

SuperLua

A SuperLua é o nome popular dado quando a fase da Lua Cheia coincide com o chamado perigeu. Ao longo de cerca de 28 dias, a Lua dá uma volta em torno da Terra, movimento que leva o nome de revolução. No período, há dois pontos em que o satélite fica mais perto do planeta. Quando a Lua Cheia acontece mais ou menos no mesmo momento, acontece a Superlua. No período de um ano, algumas Superluas costumam acontecer, e a de hoje será a última de 2023.

Como fotografar a SuperLua

Tirar boas fotos da lua com o celular pode ser bem difícil, virando aquela verdadeira Expectativa x Realidade. Isso acontece pois a maior parte dos celulares não conta com grandes extensões de zoom, o que cria um grande desafio para uma boa composição, fazendo com que o satélite não apareça como um borrão de luz na foto.

Anúncio

Para obter resultados aceitáveis, é preciso seguir algumas dicas importantes. A primeira está ligada às configurações de luz da câmera. Em celulares Android e iOS é possível fazer alguns ajustes leves, mas alguns apps de terceiros podem ajudar ainda mais.

O ISO é a sensibilidade do sensor. Quanto maior o seu número, mais granulada a foto ficará. Por isso, é interessante usar uma opção bem baixa. Em relação ao diafragma, também não é necessária uma grande abertura, já que a lua reflete bem a luz do sol. Deixar em algo próximo de f/8 pode ser uma boa opção.

Em relação à velocidade do obturador, usar um número baixo pode fazer com que a foto saia tremida ou com muita luz. É interessante usar uma velocidade mais rápida, como 1/250s. Usar um tripé também pode ajudar a garantir que a foto fique mais estável.

A segunda dica é em relação ao zoom. Se o seu celular traz uma aproximação óptica acima da média, como o Galaxy S23 Ultra, tirar fotos da lua pode ser bem mais simples. Mas, se você tem um celular mais básico, sem o zoom óptico, é ideal não aproximar tanto a imagem. Neste caso, pode ser melhor compor a foto com outros elementos da paisagem.

Também pode ser interessante levar as imagens a um app de edição de fotos profissional. Uma opção é o Adobe Photoshop Lightroom CC. Por ele, é possível regular a iluminação da foto, garantindo que ela fique um pouco mais próxima do seu objetivo inicial.

Você está aqui: