Como está o avanço do 5G no Brasil? Veja a EVOLUÇÃO da tecnologia

 

 

 

 

 

O 5G chegou ao Brasil em 2022 e alcançou um grande número de usuários em pouco tempo.

A internet de quinta geração, o 5G, vem sendo desenvolvida desde os anos 2000, mas só chegou a alguns países em meados de 2020. No Brasil, a tecnologia foi lançada em 2022. O 5G é uma rede mais potente e veloz que as suas antecessoras, e também alcança um número maior de aparelhos, permitindo mais pessoas conectadas ao mesmo tempo, o que é ótimo, já que estamos cada vez mais conectados aos nossos celulares, usando redes sociais, buscando informações e até mesmo trabalhando.

A chegada do 5G ao Brasil é vista como um marco para o setor das telecomunicações, porém, ainda caminha a passos curtos, já que poucas cidades são cobertas pelo 5G e a tecnologia não chegou para um grande número de brasileiros, que esperam ansiosamente pelo momento. Entretanto, dia após dia o número vem aumentando e, em breve, a internet de quinta geração deve chegar a mais usuários.

Anúncio

Saiba agora como anda a evolução do 5G no Brasil e quantas pessoas já estão conectadas a essa tecnologia no país!

FOTO: DIVULGAÇÃO

5G no Brasil

O 5G chegou ao Brasil em julho do ano passado, 2022, em Brasília, e em maio de 2023, 11 meses depois, já contava com mais de 10,1 milhões de usuário no país. Esse número é visto como uma grande conquista para o Brasil, já que o 4G precisou de 26 meses para alcançar esse mesmo número de acessos.

Apesar de ser um número ainda pequeno, após o lançamento do 5G no país, aproximadamente 150 municípios passaram a desfrutar dos benefícios dessa tecnologia. Isso possibilita aos usuários uma internet mais rápida, além de maior capacidade de rede e uma menor latência, que é o tempo que leva entre o envio de uma informação e a resposta correspondente.

Anúncio

Além de ser ótimo para quem usa o celular para o lazer, esses avanços também são essenciais para alguns setores, como saúde, agricultura, transportes inteligentes e outros, que também dependem da tecnologia para se desenvolverem cada vez mais.

Segundo a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, até setembro de 2022, todas as capitais já haviam recebido o sinal do 5G e algumas metas fixadas para os próximos anos também foram cumpridas, atendendo cidades com mais de 500 mil habitantes e parte das cidades que contam com mais de 200 mil habitantes.

A chegada do 5G e sua melhor capacidade de conexão tem trazido outros avanços e também muitas oportunidades para inovações no mundo inteiro. Entre os principais exemplos estão as cidades inteligentes, carros autônomos e realidade virtual e aumentada, que dependem de conexões para funcionarem. No Brasil, aos poucos, diversas empresas também estão investindo no potencial do 5G para criar produtos e serviços.

Além disso, o 5G também está ligado à inclusão digital, pois permite que um número maior de pessoas possam ter acesso à internet para serviços essenciais, como educação, informação e até mesmo oportunidades.

No Brasil, as principais operadoras de telefonia já oferecem diferentes pacotes com a conexão para os consumidores. Os pacotes contam com o acesso aos dados, a serviços de streamings, a músicas, frete grátis em compras e mais. Os preços variam de acordo com o pacote escolhido e estão disponíveis entre R$52,99 e R$142,00 por mês.

Desafios

Apesar de todos os avanços, ainda falta muita coisa para que o 5G chegue a um número maior de brasileiros. Segundo dados de um levantamento realizado pelo projeto Conecte 5G, 78 das 115 cidades com mais de 200 mil habitantes ainda não estão preparadas para receber a internet de quinta geração. Entre essas 155 cidades, 53 possuem legislação preparada para receber a conexão, e 24 delas, apesar de terem lei específica para antenas, exigem revisões para se adequarem melhor à lei.

Porém, é esperado que nesse segundo ano de implementação do 5G no país, a conexão avance cada vez mais e um número maior de brasileiros tenha acesso à rede.

Você está aqui: